Como receber pagamentos online é uma das maiores preocupações dos empreendedores que atuam no e-commerce. É preciso oferecer uma boa diversidade de meios de pagamento e é essencial que todos sejam seguros e confiáveis. Afinal, atualmente as pessoas gastam bem mais tempo utilizando a internet, diferentemente de alguns anos atrás.

Essas inúmeras horas de rede têm como consequência a formação de um público pós-graduado em assuntos online, com um altíssimo nível crítico e que sempre busca as melhores ferramentas que o meio oferece. E é exatamente com isso que as diversas modalidades de e-commerce devem se preocupar, procurando se preparar para oferecer o que há de melhor e mais seguro quando o assunto é receber pagamentos online.

A verdade é que o alto grau de instrução dos consumidores virtuais de hoje em dia exige o oferecimento de bons métodos pelos e-commerces como a condição necessária para a conclusão de qualquer compra. Caso contrário, os clientes fecham sua página e, em questão de poucos minutos, compram na concorrência.

Assine nossa newsletter e junte-se a milhares de empreendedores!

Por tudo isso, a escolha das formas de pagamento é uma das mais relevantes para o e-commerce, capaz até de alavancar as vendas e melhorar a sua competitividade. Isso porque de nada adianta oferecer bons produtos e custo baixo se a loja não disponibiliza o meio de pagamento utilizado pelo cliente ou se não transmite segurança para que ele finalize a transação.

E é pensando na importância desta decisão que nós elencamos as 4 melhores formas de receber online para ajudar você nesta análise. Acompanhe!

#1 Recebimento de pagamentos e facilidade na gestão com a Wirecard:

A Wirecard é uma solução completa para receber pagamentos online, justamente porque integra várias formas de pagamento em uma única ferramenta. Com ela, você pode fazer a emissão de boletos, receber com cartões de crédito, por débito online e tudo isso de forma integrada. Isto é, você não precisa gerenciar os recebimentos de cada forma de pagamento de maneira separada.

Todas as informações sobre suas vendas e recebimentos estão em uma mesma ferramenta, na qual, além de gerir os pagamentos recebidos, você pode realizar reembolsos, acompanhar futuros lançamentos e desempenhar outras tarefas que facilitam a gestão financeira do seu negócio.

Com essa solução, você recebe os valores das vendas realizadas por boleto bancário e no débito online imediatamente, assim que o cliente concluir o pagamento. E no caso das vendas feitas nos cartões de crédito, você tem a opção de parcelar em até 12 vezes e o melhor: receber o valor integral, independentemente do número de parcelas, em até 14 dias.

E também tem outra vantagem, a antecipação de recebíveis. Funciona assim: se você vendeu de forma parcelada, mas está precisando do dinheiro das parcelas de imediato, você pode antecipar o recebimento desses valores com a Wirecard, atendendo às necessidades do seu negócio.

O melhor dessa solução é que você não precisa fazer contratos com cada adquirente, bandeira ou instituição bancária. Todos os serviços são abrangidos por um único contrato e com uma só integração. Isso quer dizer que você não precisa correr atrás desses serviços, pois a Wirecard faz tudo isso para você! E vale lembrar que a solução pode ser facilmente inserida em e-commerces, aplicativos e marketplaces.

E já que falamos neles, os marketplaces podem contar com o split de pagamento, uma ferramenta que faz a divisão automática dos pagamentos a cada loja, de acordo com as comissões e taxas estipuladas pela administração do marketplace, o que oferece mais segurança e confiança para as duas partes.

Outra facilidade da solução, tanto para e-commerce quanto para marketplace, é o checkout transparente, que permite que o consumidor finalize a transação sem sair do site da loja, o que faz com que ele se sinta mais seguro em cadastrar seus dados e concluir a compra. Outra vantagem é que essa ferramenta armazena as informações do seu cliente. Dessa forma, ele pode fazer as próximas compras com apenas alguns cliques, sem precisar cadastrar todos os dados novamente.

A análise de risco automática e manual é outro benefício, uma vez que evita as fraudes e os tão temidos chargebacks. Assim, você garante a segurança das suas transações e evita prejuízo e desgastes na relação com os clientes.

E vale lembrar que, se você também tem uma loja física, pode integrar a solução para receber pagamentos online com a maquininha de cartão da Wirecard para os estabelecimentos físicos. Além de aceitar diversas bandeiras e ter a segurança que é a marca da Wirecard, você pode gerenciar todas as vendas, virtuais ou presenciais, em uma mesma ferramenta de gestão.

Ainda tem mais: você também pode fazer cobranças por e-mail. É só enviar o link para o cliente para receber os pagamentos diretamente na sua Conta Wirecard. Simples e prática, essa é uma ferramenta excelente para recuperar vendas e atender pedidos personalizados.

Outra solução vantajosa é a venda pelo Apple Pay: com ela, o consumidor pode fazer pagamentos pelo iPhone e outros dispositivos da Apple a partir da biometria ou do reconhecimento facial, uma alternativa que oferece mais segurança contra as fraudes e o chargeback.

Em nosso site, você pode conhecer a solução e todas as vantagens que ela oferece. E em caso de dúvida, é só entrar em contato! A nossa equipe está à disposição para ajudar a alavancar os resultados do seu negócio!

#2 Agilidade nas transações com os cartões de crédito:

Mais de 60% dos pedidos captados no comércio eletrônico ocorrem a partir dos cartões de crédito, conforme o estudo E-commerce Radar 2017, divulgado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm). Isso porque esse meio de pagamento traz diversos benefícios para os consumidores, entre eles a rapidez nas transações, que são feitas em poucos cliques e segundos.

Outra vantagem é a possibilidade de parcelamento: segundo a mesma pesquisa, 30% das compras em cartão são parceladas em duas e três vezes e 13% em mais de seis parcelas. Porém, para garantir os benefícios desse meio de pagamento, é importante oferecer as principais bandeiras utilizadas no país, além de segurança para que o cliente efetive a compra.

Em relação a esses aspectos, é fundamental que os lojistas do e-commerce entendam a diferença e as funcionalidades das várias partes envolvidas ao receber online. As próprias bandeiras são um exemplo. Elas são responsáveis por entrar em contato com os bancos emissores dos cartões a fim de verificar se existe limite disponível para que o cliente efetive a compra.

As bandeiras mais utilizadas no país são Visa, Mastercard, Hipercard, Dinners Club, American Express, Elo e Hiper. É indispensável oferecer o maior número de bandeiras possível ou, pelo menos, as mais usadas pelos seus clientes para aumentar a conversão de vendas.

Ao processar os pagamentos online, outro agente importante são os bancos emissores dos cartões de crédito ou débito. O papel deles é informar às bandeiras se existe limite ou saldo disponível. Assim, se há saldo, o banco emissor realiza a cobrança pela transação ou, no caso do crédito, reserva o valor na conta do cliente.

Para fazer a comunicação entre a sua loja, as bandeiras e o bancos, você também pode contratar uma adquirente, cujo papel é transmitir as informações da venda às bandeiras. As mais conhecidas no mercado brasileiro são a Cielo, a Rede, a GetNet e a Stone. Para contratá-las, é necessário pagar uma taxa por transação, que varia conforme a empresa, o plano e a forma de pagamento utilizada.

As taxas para compra no débito são as mais baixas, seguidas pelo crédito à vista e pelo crédito parcelado. Quando você contrata uma adquirente, o dinheiro das vendas é repassado à sua loja, normalmente, em até 31 dias no caso do crédito e de imediato no débito.

Outro serviço que você pode contratar para receber pagamentos online nos cartões de crédito é o gateway de pagamentos. Ele serve para processar a transação e facilitar a integração dos e-commerces com os meios de pagamento disponibilizados por eles, funcionando como uma maquininha de cartão das lojas físicas.

Ao contratar uma adquirente ou um gateway de pagamentos é importante adquirir também os serviços de gestão antifraude e de conciliação financeira, já que esses meios de pagamento costumam não contar com esse suporte importante, principalmente se considerarmos que o Brasil tem 3,6 fraudes por minuto envolvendo o pagamento com cartão de crédito e débito na internet.

Dessa forma, optar por uma adquirente ou um gateway pode até ser uma alternativa mais em conta de início. O problema é que ela se torna cara caso você deixe para trás o serviço de gestão de risco ou, por outro lado, acabe contratando-o de forma separada.

Pensando nisso, a solução para receber pagamentos online da Wirecard já conta com todos os serviços necessários: oferece as principais bandeiras de cartão, abrange proteção contra fraudes e, ainda, a conciliação financeira para você organizar e controlar mais facilmente os seus recebimentos.

Além disso, como falamos no início deste tópico, a segurança é outro fator importante. Conforme pesquisa divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), apenas 20% dos consumidores entrevistados sentem-se totalmente seguros em fazer compras pela internet. Na média, os entrevistados conferem nota 7,9 para o grau de segurança nas compras online.

Diante disso, oferecer segurança é fundamental ao vender com cartões de crédito pela internet. O primeiro passo é contar um bom serviço de gestão de fraude. Na Wirecard, por exemplo, sempre que uma transação é iniciada, os dados são avaliados automaticamente pelo nosso sistema.

Se existe alguma possibilidade de erro, fraude ou qualquer outro problema, uma equipe formada por profissionais especializados analisa manualmente o caso. Se tudo estiver certo, a venda é liberada. Caso contrário, a transação não é aprovada. Tudo isso para evitar que o seu cliente seja vítima de fraudes e para impedir que a sua loja tenha prejuízo com elas e com os chargebacks.

Ainda sobre as vendas com cartões de crédito, outra prática oferecida pela solução da Wirecard é a retentativa automática multiadquirente. Se, por algum motivo, determinada adquirente não aceitar a transação, automaticamente nós fazemos uma tentativa com outras adquirentes, medida que oferece uma maior conversão para o seu negócio.

Além disso, outra solução oferecida pela Wirecard que contribui para oferecer mais segurança e confiança ao consumidor é o checkout transparente. Com ele, o cliente não precisa sair do seu site para fazer o pagamento. A solução é personalizada e se adapta ao ambiente do seu e-commerce, fazendo com que o cliente se sinta mais seguro para concluir a compra. Essa tecnologia pode aumentar a taxa de conversão em até 30%.

#3 Popularidade e segurança com a emissão de boletos:

A emissão de boletos bancários é uma forma de receber pagamentos online muito utilizada no comércio eletrônico brasileiro por lojas online de diversos portes e segmentos. De acordo com o E-commerce Radar 2017, 35,5% dos pedidos captados são pagos por esse meio.

Desde novembro de 2018, todos os boletos emitidos devem ser registrados. Isso quer dizer que eles precisam conter dados tanto do pagador quanto do emissor, como o nome, o CPF ou o CNPJ e o endereço. E também informações sobre a própria transação, como o valor, a data de vencimento e, ocasionalmente, dados complementares, como os encargos em caso de atraso.

Essa obrigatoriedade surgiu a partir da implementação da Nova Plataforma da Cobrança, uma medida criada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para oferecer mais segurança contra fraudes e mais praticidade aos clientes. Assim, após coletar os dados do consumidor, a empresa faz a emissão de boleto e envia as informações para o banco por meio de um arquivo de remessa.

Desse modo, tanto o banco quanto o lojista tem mais facilidade em acompanhar os recebimentos, o que torna a conciliação financeira muito mais eficiente. Além disso, esse registro também traz outro benefício: na hora do pagamento, as informações do título são comparadas àquelas que estão registradas no sistema. Se estiver tudo certo, o pagamento é liberado.

Se não, o pagador é orientado a procurar o banco emissor do título para verificar a situação. Isso é importante para evitar as fraudes, como aquela que consiste na modificação dos códigos de barras por um estelionatário a partir de um vírus instalado no computador do cliente. Ao mudar o código, o pagamento acaba caindo na conta do criminoso, e não da empresa beneficiária, dando início a um processo complicado para ambas as partes.

Apesar de modernizar o sistema de cobrança e ser uma medida importante contra as fraudes, a obrigatoriedade da emissão de boletos registrados também trouxe receios aos lojistas. Isso porque antes, com os boletos simples, a taxa de emissão era cobrada apenas se o título fosse pago pelo cliente. Agora, no entanto, a cobrança é realizada a cada emissão, independentemente do pagamento pelo consumidor.

O grande problema é que, conforme o estudo E-commerce Radar 2017, dos 35,5 pedidos captados por meio do boleto bancário, apenas 22,9% são aprovados, o que indica que muitos consumidores acabam não pagando os títulos. Assim, os lojistas pagariam as taxas pela emissão sem conseguir efetivar a venda, o que pode causar um prejuízo significativo conforme o volume de pedidos de cada loja.

A desistência do pagamento do boleto pelo consumidor pode ter diversos motivos e, atualmente, as empresas têm investido em estratégias de marketing para lembrar e estimular o cliente em relação à quitação do título, como os lembretes de vencimento enviados por e-mail, SMS, redes sociais ou pelos aplicativos de cada loja online.

Aliás, os próprios clientes têm facilidades com o boleto registrado. Com o registro, os títulos podem ser pagos em qualquer banco e mesmo após a data de vencimento, sem a necessidade de emitir uma segunda via. Além disso, eles também têm mais segurança em quitar um boleto emitido e pago por meio de um sistema que evita as fraudes.

Já para os lojistas, além da segurança e da praticidade na conciliação financeira, o registro também permite a possibilidade de protesto do título. Essa opção é importante nos casos em que o produto é enviado ou o serviço é prestado antes do pagamento. Com isso, caso o cliente não pague, é possível fazer o protesto do título, já que o boleto registrado conta com todos os dados do pagador.

Aqui na Wirecard, a solução de pagamentos online conta com a opção de emissão de boletos registrados. E o melhor é que nós cobramos a taxa de emissão apenas sobre os títulos pagos pelos clientes, e não sobre todas as emissões. Assim, você tem todos os benefícios dessa forma de pagamento sem pagar a mais por isso!

#4 Pagamento instantâneo com o débito em conta online:

O débito em conta online é um meio de pagamento que vem crescendo no e-commerce. Conforme as Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões no Brasil referentes a 2017, divulgadas pelo Banco Central, as transações em cartão de débito cresceram 16% ao ano, mais do que as transações em crédito, que tiveram aumento de 9,3% no mesmo período.

Nessa modalidade, quando uma transação é feita, o dinheiro é automaticamente debitado da conta corrente do comprador e, assim, não é necessário se preocupar com eventuais atrasos, idas ao banco ou qualquer tipo de multa. Essa opção traz até mesmo mais facilidade na gestão das contas pessoais, pois o cliente não tem surpresas quando chega a fatura, já que tudo é debitado em tempo real.

Para os lojistas, o débito em conta online também é uma boa forma de pagamento, pois o dinheiro é repassado ao e-commerce instantaneamente. Quer dizer, não é necessário esperar para receber o valor da venda, como ocorre com os cartões de crédito. E vale lembrar que essa também é uma opção contemplada pela solução de pagamentos online da Wirecard.

Assine nossa newsletter e junte-se a milhares de empreendedores!

Escolha a melhor forma de receber pagamentos online e melhore seus resultados

Os meios de pagamento são um fator importante na conquista de clientes. Como você viu, de nada adianta que todos os serviços do seu e-commerce funcionem bem e que você ofereça preços atrativos se, na hora de pagar, o cliente não puder efetuar o pagamento com a opção que tem disponível. Ou, pior, se não se sentir seguro em comprar na sua loja.

Por isso, para receber online, aposte na diversidade, a fim de satisfazer o cliente independentemente da forma de pagamento que ele utilize. E não esqueça da segurança: é essencial que o consumidor se sinta confiante ao inserir os dados na sua plataforma.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, deixe seu comentário ou entre em contato com a nossa equipe. E em nosso site, você também pode conferir todos os benefícios da nossa solução para que você receba pagamentos online com praticidade e segurança!

Facebook Comments