5 dicas para diminuir carrinhos abandonados e converter mais

De acordo com o Moosend, a taxa média global de abandono de carrinhos é de 69%, na América Latina de 75,3% e, segundo o E-commerce Radar, no Brasil é de 82%. Dependendo do segmento, os números ainda podem variar tanto para mais, quanto para menos. Mas por que existem tantas desistências? Quais são as principais […]

De acordo com o Moosend, a taxa média global de abandono de carrinhos é de 69%, na América Latina de 75,3% e, segundo o E-commerce Radar, no Brasil é de 82%. Dependendo do segmento, os números ainda podem variar tanto para mais, quanto para menos.

Mas por que existem tantas desistências? Quais são as principais causas? Como combatê-las e aumentar a taxa de conversão do seu negócio?

A seguir, confira cinco estratégias para diminuir os carrinhos abandonados da sua loja virtual e vender mais!

Frete

Quem nunca abandonou um carrinho de compras ao descobrir o valor do frete que atire a primeira pedra! Envios caros ou que só são revelados ao final da compra são os principais responsáveis pelas desistências.

De acordo com o Moosend, o frete é o causador de 60% dos abandonos. E custos ocultos resultam em 23%. Preocupante, não?

Portanto, para reduzir essa taxa, é essencial cuidar do frete do seu negócio online. Dentre as soluções mais viáveis, destacam-se: diminuir o valor de envio ou oferecê-lo gratuitamente.

No primeiro caso, você pode embutir parte dos gastos nos produtos ou contratar serviços de frete personalizado mais baratos – atualmente existem muitas opções disponíveis no mercado.

Já se desejar vender com envio grátis, reflita inicialmente se isso não afetará o planejamento financeiro da sua loja virtual, ok? Se não, você pode usá-lo em datas especiais ou para determinadas regiões do país.

Falando nisso, ainda é viável criar fretes com valores fixos para determinados estados, já que, dependendo da distância, ele se torna caro e faz com que os clientes desistam de comprar.

Cadastro

Preencher formulários é um trabalho bastante tedioso, especialmente quando se está ansioso para finalizar uma compra. Logo, tenha cuidado com o cadastro pessoal do consumidor na sua loja virtual, pois essa tarefa é responsável por 28% das desistências.

Nada de pedir vários dados desnecessários ao cliente. Foque nas informações básicas que são: nome completo, endereço de entrega (e cobrança), e-mail, CPF e telefone para contato.

Além disso, perceba se o layout do formulário está com o contraste ideal e se todas as informações estão legíveis, sobretudo, o botão de CTA. Ele tem a função de indicar a próxima etapa do checkout – que será a de configuração do meio de pagamento.

Pode parecer apenas um pormenor, mas a cor e a fonte de uma CTA fazem toda a diferença no momento da conversão. Por isso, realize testes A/B e veja qual alternativa traz mais resultados.

Segurança

Não se sentir seguro em uma loja virtual também é um dos principais motivos que fazem o público-alvo desistir da jornada de compra – mais especificamente, seu percentual é de 19%.

Portanto, invista no gatilho mental de prova social e no certificado SSL.

Para a primeira alternativa, solicite avaliações aos seus clientes sobre a experiência de compra e os produtos da sua marca. Se forem positivas, deixe-as visíveis na home da sua loja virtual para despertar mais confiança nos novos visitantes.

Já o certificado SSL é uma tecnologia que, por meio da criptografia, protege dados trocados em uma rede – ideal para preservar seus consumidores no momento do checkout. Hoje muitas plataformas de e-commerce já oferecerem tal atestado, caso a sua não o tenha, basta solicitá-lo em empresas especializadas como Site Blindado e GoDaddy.

Meios de pagamento

Não encontrar o meio de pagamento desejado no momento do checkout é o causador de 8% do abandono de carrinhos no comércio eletrônico. Logo, é primordial escolher um serviço que aceite todas as opções disponíveis no mercado.

Dentre os principais meios de pagamento, o favorito é o cartão de crédito – agente de 73% das compras realizadas no e-commerce.

Além dele, é importante oferecer facilidades como cartão de débito, boleto e parcelamentos flexíveis. Assim, a chance de conquistar mais consumidores será com certeza maior.

Dica extra: contrate uma solução de pagamento que tenha uma gestão de risco e proteção contra fraudes – isso evitará abandonos por conta da segurança e, até mesmo, dores de cabeça futuras em relação a suas transações.

Distração

Menos comum, porém ainda responsável por desistências, é a distração. Muitas vezes o consumidor está navegando por diversas abas e acaba se esquecendo de finalizar a compra. Contudo, fique tranquilo, pois é possível resgatá-lo e seguir aumentando a taxa de conversão e outros KPIs do seu negócio.

Para isso, invista no e-mail marketing. Envie ofertas para a sua base de clientes e motive-os a voltar a comprar. Ofereça cupons de desconto e frete gratuito para compras a partir de determinado valor ou para categorias específicas da sua loja virtual.

Desta maneira, você fará seu público-alvo se sentir lembrado pela sua marca e disposto a não perder a oportunidade de pagar menos por produtos que ele tanto deseja.E aí, pronto para diminuir carrinhos abandonados? Vender pela internet não é uma tarefa fácil, entretanto, com as cinco estratégias citadas anteriormente, você com certeza converterá um maior número de visitantes no seu e-commerce e estará mais próximo do sucesso. Mãos à obra!

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