Enquanto a decoração natalina vai tomando conta das ruas e das vitrines, os e-commerces tomam fôlego após a Black Friday e começam a se preparar para vender mais no Natal! Segundo pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), a estimativa é de que a data injete R$ 53,5 bilhões na economia brasileira.

E o melhor: pelo menos 40% dos consumidores pretendem comprar os presentes no e-commerce! A data costuma ser sinônimo de boas vendas, mas algumas estratégias podem tornar os resultados ainda melhores. Por isso, separamos algumas dicas para você atrair e conquistar clientes e aumentar as vendas online durante o Natal.

#1 Invista em criação de conteúdo:

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O marketing de conteúdo é essencial para a estratégia de atração de potenciais clientes em qualquer época do ano, mas durante o Natal ele se torna ainda mais importante. Para aproveitar a data, vale investir em materiais para o blog e para as redes sociais, pensando em assuntos que podem chamar a atenção do consumidor.

As pesquisas feitas no Google e em outros buscadores podem ajudar. Faça uma análise sobre quais são as buscas frequentes durante essa época, como “presente de Natal para bebês” ou “presente de Natal para namorado” e produza conteúdos atrativos que respondam a essas perguntas. E, é claro, não esqueça de incluir essas palavras-chave no texto.

Se o seu e-commerce oferece produtos que podem ser ótimos presentes para um namorado, por exemplo, coloque alguns deles como dicas no post do blog, no vídeo ou em qualquer que seja o material produzido. Mas faça isso sem oferecer diretamente os itens, para que a dica não soe como uma propaganda agressiva.

#2 Traga o Natal para a sua loja:

Além de abordar o Natal nos conteúdos produzidos pela sua loja virtual, traga esse tema para as descrições e para as fotos dos produtos. É claro que você não precisa atualizar todas as mercadorias do seu portfólio, mas ter alguns itens como iscas pode atrair consumidores para toda a loja.

A descrição deve ser reescrita utilizando palavras-chave atrativas, que tenham relação com a data. As fotos também podem ganhar um toque natalino e os produtos com essa temática devem ser colocados na home do site e patrocinados nas redes sociais e no Google. Dessa forma, o cliente acessa o seu site a partir deles, mas acaba conhecendo todo o seu e-commerce.

Outra boa pedida pode ser trazer o tema natalino para o site, com cores e enfeites típicos da data em anúncios e com a criação de abas específicas sobre o assunto.

#3 Aposte em campanhas de marketing digital:

Campanhas personalizadas de marketing digital são excelentes para essa época. Você pode, inclusive, utilizar os contatos gerados com a Black Friday e o histórico de cada consumidor para oferecer produtos e descontos que interessem especificamente a eles. Se algum deles comprou uma chuteira recentemente, talvez possa se interessar por uma bola, por exemplo.

O e-mail marketing é uma ótima ferramenta que você pode utilizar para divulgar suas ofertas, assim como os links patrocinados em redes sociais. E ao usar essas técnicas, não deixe de incluir o clima natalino nos textos e tenha atenção ao SEO.

Ao promover ofertas, uma boa opção é criar um senso de urgência, lembrando o consumidor de que o Natal está chegando e que para que os produtos cheguem até o feriado é necessário comprar com antecedência. Tudo isso sem ser agressivo, mas, sim, falando como amigo do cliente.

#4 Prepare o estoque e a logística:

Já que falamos sobre a importância de o produto chegar ao cliente a tempo do Natal, vale lembrar que não basta apenas que ele faça a compra com antecedência. É seu papel garantir a eficiência no estoque e na logística para que nada dê errado.

Presentear é uma tradição natalina e nada mais chato do que deixar de entregar o presente para um familiar ou um amigo porque ele não chegou a tempo. Essa é uma falha que pode custar caro à imagem do seu e-commerce.

Por isso, prepare-se com antecedência, confira o seu estoque e o prazo de entrega das transportadoras que você utiliza. E, caso a compra do cliente não possa ser entregue até o Natal, deixe isso bem claro no momento da venda.

#5 Garanta um bom atendimento:

Alguns clientes ainda têm insegurança em comprar no e-commerce. Ela costuma ser causada pela falta de um atendimento mais pessoal e personalizado, por não ter uma forma de experimentar ou ver o produto ou, ainda, pela incerteza em colocar seus dados bancários em um site que considera inseguro.

Por isso, para vender mais no Natal, é importante garantir que o cliente tenha confiança em comprar na sua loja online. Em se tratando do atendimento, ofereça canais de comunicação direta para que o cliente possa tirar dúvidas de forma rápida. O WhatsApp é uma boa opção, assim como outras redes sociais. Porém, é essencial que o suporte seja eficiente, unindo agilidade e educação.

Também é fundamental que as formas de contato com a empresa estejam bem visíveis, a fim de que o cliente tenha mais facilidade em encontrá-las. Você também pode desenvolver algumas respostas padrões para perguntas frequentes, o que economiza tempo em uma época tão agitada.

Já sobre a insegurança em não poder experimentar o produto antes de adquiri-lo, a melhor solução é apostar em fotos com ótima qualidade, de vários ângulos e com a possibilidade de zoom, além de descrições minuciosas sobre cada item. Isso não só garante mais confiança ao consumidor, como também ajuda a reduzir as dúvidas e os pedidos de troca.

Por último, para garantir segurança a quem visita o seu site, é importante contar com um bom meio de pagamentos online, que evite fraudes, ofereça um checkout transparente e, além disso, facilite a compra com diversas formas de pagamento, aumentando a aprovação de vendas.

Prepare o seu e-commerce para vender mais no Natal!

O Natal é sempre uma grande oportunidade de aumentar as vendas online, mas só isso não garante o sucesso da sua loja virtual nesta data. Como vimos, é fundamental preparar o e-commerce, investir em marketing, garantir boas ofertas e um ótimo atendimento para atrair e conquistar os clientes.

E aí no seu negócio, como estão os preparativos para vender mais no Natal? Deixe seu comentário e compartilhe este artigo com a sua equipe!

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