4 KPIs para e-commerce que vão otimizar a gestão do seu negócio

Os KPIs para e-commerce são ferramentas indispensáveis para acompanhar o desempenho desse tipo de negócio e otimizar a gestão constantemente. Por isso, confira 5 indicadores para e-commerce e saiba como utilizá-los!

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Mais do que oferecer bons produtos e uma ótima experiência ao cliente, as lojas online precisam de uma gestão eficiente para crescerem e ganharem espaço no mercado. Nesse sentido, acompanhar todos os resultados do negócio é essencial e é justamente para isso que existem os KPIs para e-commerce, assunto do nosso artigo de hoje.

O que são os KPIs para e-commerce

KPI significa key-performance indicator ou, em bom português, indicador-chave de desempenho. Os KPIs combinam duas ou mais métricas para indicar como está o desempenho da empresa ou de um determinado processo dentro dela e são fundamentais para que os gestores possam identificar se suas estratégias estão ou não oferecendo os resultados esperados.

Para entender como isso funciona na prática, vamos falar sobre o KPI de entrega no prazo que, como o nome sugere, aponta o percentual de produtos entregues ao consumidor no período acordado na compra. Ele é composto de duas métricas: o número total de produtos entregues ─ no prazo ou não ─ e o número de mercadorias entregue no prazo prometido. O cálculo é esse:

KPI de entrega no prazo = produtos entregues no prazo/total de produtos entregues * 100

Dessa forma, se de 1000 produtos entregues, 450 chegaram aos consumidores no prazo estabelecido durante a compra, isso quer dizer que o índice de produtos entregues no prazo é de 45%. Esse pode ser considerado um percentual baixo para a maioria dos e-commerces. Porém, se o histórico de avaliações indicar um número ainda menor no passado, significa que as estratégias para otimizar a entrega estão dando resultados.

Com esse exemplo, reforçamos uma coisa importante sobre os KPIs: eles são diferentes das métricas. Enquanto elas falam de um índice específico, os indicadores unem duas ou mais métricas para oferecer uma representação mais abrangente sobre determinado processo.

É indispensável que os KPIs sejam mensuráveis, isto é, que apresentem valores tangíveis; periódicos, ou seja, que possam ser acompanhados com uma periodicidade definida; e verificáveis, o que significa que precisa haver um histórico de dados para a apuração dos valores. 

Os principais indicadores para e-commerce

Existem vários KPIs que podem ser utilizados no e-commerce e, para escolher, é preciso considerar a fase de cada negócio. Para lojas online em início de operação, por exemplo, indicadores relacionados à atração de leads são mais recomendados. Já se a sua empresa está estruturada há algum tempo, os KPIs que dizem respeito à retenção de clientes são os mais indicados.

Nesse sentido, vale mais focar em alguns KPIs do que avaliar todos ao mesmo tempo. Isso ajuda você a estabelecer prioridades e não perder o foco do que é realmente importante. Com isso em mente, confira os principais indicadores para e-commerce:

1 – Taxa de conversão

Esse é um indicador relevante para qualquer e-commerce, pois indica quantas visitas à loja acabaram resultando em vendas efetivamente. Para calculá-lo, basta dividir o número total de vendas pela quantidade de visitas ao site em um mesmo período e multiplicar o resultado por 100. Se a conversão estiver baixa, significa que o visitante não foi convencido a comprar, o que pode ocorrer por causa de descrições ou fotos de produtos pouco atrativas, site que não transmite segurança ou que não é intuitivo, entre outros motivos.

2 – Custo de aquisição do cliente

O CAC (custo de aquisição de cliente) é o KPI utilizado para indicar quanto você investiu para alcançar cada consumidor. Para calcular, você deve dividir o valor total do seu investimento em marketing pelo número de clientes adquiridos no mesmo período. Quanto menor o valor do CAC, mais eficiente estão sendo as suas estratégias de marketing. Porém, vale sempre comparar o preço dos produtos, já que um CAC de R$ 300 pode parecer alto a princípio, mas se ele estiver relacionado à venda de uma mercadoria de R$ 10 mil, por exemplo, pode ser um bom índice.

3 – Taxa de carrinhos abandonados

Esse KPI para e-commerce é essencial para medir um dos principais desafios desse segmento, que é o grande índice de carrinhos abandonados. O cálculo é feito pela divisão do número de abandonos pelo total de vendas iniciado com resultado multiplicado por 100. Caso o número seja alto, é sinal de que é preciso avaliar os motivos para esse fenômeno, que podem ser o frete alto, o checkout que não transmite segurança, poucas formas de pagamento, entre outros. No Brasil, o índice médio de abandono de carrinho é 82%.

4 – Ticket médio

O indicador de ticket médio serve para que você entenda a média do valor gasto pelos consumidores no seu e-commerce. Ele é calculado pela divisão do valor total de vendas pelo número de vendas em um mesmo período. Quanto mais alto, maior o faturamento da sua loja. Por isso, avaliar esse KPI com frequência é importante para otimizar as estratégias de marketing e de precificação dos itens a fim de aumentar as vendas e o valor do ticket médio também.

Utilize os KPIs para e-commerce e melhore a gestão da sua loja online

Esses são apenas 5 dos indicadores para e-commerce que você pode utilizar para otimizar a gestão do seu negócio. Eles são úteis pois ajudam a avaliar de forma simples e prática o desempenho da sua loja online, fazendo com que você possa tomar decisões com mais facilidade e assertividade para melhorar suas estratégias em diferentes processos.

É claro que, além deles, há outros KPIs que fazem esse papel. O LTV (lifetime value), por exemplo, é utilizado para indicar quanto dinheiro um cliente vai dar à sua loja enquanto comprar com você. Já o ROI (retorno sobre investimento) aponta qual é retorno que os seus investimentos estão obtendo, seja em relação a toda a loja, seja sobre um processo específico. Além disso, também há indicadores específicos para uma área, como os KPIs de logística.

O que não falta são opções para que você possa acompanhar o desempenho da sua loja online. Por isso, utilize os KPIs para e-commerce com frequência e verifique suas estratégias constantemente. E já que falamos em indicadores e estratégias, aproveite para assistir ao nosso webinar sobre esse assunto. Temos certeza que você vai tirar ótimos insights dessa conversa! Webinar Métricas e Estratégias para um E-commerce de Sucesso

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