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Antecipação de recebíveis: as vantagens para o fluxo de caixa do seu e-commerce

Um fluxo de caixa saudável é aquele que permite olhar para o futuro do seu negócio e planejar sempre os passos seguintes do seu crescimento. Em alguns casos, é necessário reequilibrar as finanças e, aí, empréstimos e financiamentos são recursos muito acionados pelos empreendedores. Porém, outra opção pode ser ainda mais oportuna para o seu negócio: a antecipação de recebíveis.

O que é antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis é uma operação de crédito que transforma as vendas a prazo em recursos líquidos imediatos para a empresa. Em outras palavras, os valores que o e-commerce receberia ao longo de um determinado período podem ser convertidos em caixa imediatamente. 

Para ficar mais claro, imagine, por exemplo, que a sua loja online fez diversas vendas a prazo com as ofertas promovidas durante o Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro, uma data importante para o comércio eletrônico brasileiro. Até aí tudo bem, é um ótimo resultado para a sua empresa! 

O problema é que, analisando o seu fluxo de caixa, você notou que o dinheiro que a sua loja tem no momento não é muito, considerando as despesas que você terá para entregar todos os itens vendidos. Além disso, a Black Friday ocorre em dois meses e você ainda precisa preparar a sua loja, comprar mais produtos, investir em marketing, entre outras ações específicas.

Sem recursos para pagar todas as despesas e ainda se preparar para a data mais importante para o e-commerce, uma opção, neste caso, é antecipar o recebimento dos valores relacionados às suas vendas parceladas. Isto é, solicitar a uma instituição financeira que ofereça esse tipo de procedimento, como a Wirecard, o recebimento dos valores à vista das vendas que você fez a prazo. 

Com isso, você recebe os valores imediatamente e pode utilizá-los para cobrir as suas despesas urgentes. Já os seus clientes continuam tendo um bom prazo para pagar e, quando quitarem as parcelas, o dinheiro de cada uma delas é repassado diretamente à instituição financeira que concedeu a antecipação de recebíveis à sua loja.

Esse procedimento é muito semelhante à antecipação da restituição do Imposto de Renda ou do 13º salário que algumas pessoas físicas solicitam, por exemplo. A diferença, aqui, é que são as pessoas jurídicas as envolvidas.

Assim, em resumo, a antecipação de recebíveis é uma operação de crédito que permite que você receba o seu próprio dinheiro de forma mais rápida, o que contribui para aquelas situações em que é necessário reequilibrar as finanças da empresa. 

Vale ressaltar que, da mesma forma que ocorre com outras operações de crédito, como empréstimos e financiamentos, na antecipação de recebíveis também há custos para o e-commerce, que variam em porcentagem e quantidade, dependendo da instituição que adianta os valores e de forma compatível com o tempo necessário para haver a compensação dos créditos recebíveis.

Vantagens da antecipação de recebíveis

Antes de falar das vantagens da antecipação de recebíveis, é preciso salientar que essa operação de crédito, assim como as outras disponíveis no mercado, não deve se tornar rotineira no seu e-commerce. Ela pode ser muito vantajosa, é claro, mas o uso contínuo demonstra que você está com um problema no controle do fluxo de caixa do seu negócio. Por isso, tenha atenção!

O fato de a antecipação de recebíveis ser relacionada a um valor que é do próprio e-commerce, isto é, que ele receberia de qualquer forma, mas em um prazo maior, traz vários benefícios. O primeiro deles são as taxas de juros menores em relação a outras operações de crédito. Isso acontece porque o banco considera o risco de inadimplência menor nesses casos.

Vamos pensar, por exemplo, na diferença entre pedir um empréstimo e solicitar a antecipação de recebíveis. No primeiro caso, você precisa de um dinheiro que não é seu. Nesta situação, a instituição financeira avalia a sua nota de crédito e, de acordo com o risco de inadimplência, com a forma de pagamento e com o prazo para a devolução dos valores, estipula as taxas de juros relacionadas ao empréstimo.

Já ao antecipar o recebimento, como se trata de um dinheiro que já seria do e-commerce solicitante, o risco de inadimplência é reduzido. Por isso, as taxas de juros relacionadas à antecipação de recebíveis costumam ser menores se comparadas às taxas de empréstimos e financiamentos. E isso, é claro, é um grande benefício para a empresa que solicita a operação de crédito.

Outra vantagem é a redução da burocracia em comparação com outros modelos de crédito. Existem instituições, como as factorings, que exigem poucas comprovações para aprovar a operação. Os Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDCs) e os bancos também prestam o serviço de forma mais facilitada. E, além disso, você pode contar com a Wirecard, que disponibiliza esse procedimento de forma simples e rápida, como veremos em outro tópico.

Ainda falando sobre os benefícios da antecipação de recebíveis, outro ponto positivo é que as taxas pelo serviço são cobradas imediatamente, no momento em que o valor é adiantado. Esse aspecto também oferece mais controle ao gestor. Afinal, ele não será surpreendido com outras taxas que podem comprometer o seu orçamento no futuro.

Quando o empreendedor faz a antecipação de recebíveis, há um considerável aumento no fluxo de caixa, ainda que temporariamente. Imagine, por exemplo, que o seu e-commerce vendeu um refrigerador de R$ 3 mil em 10 parcelas. Dessa forma, você poderia contar apenas com R$ 300 ao mês em relação a essa venda.

Já com a antecipação, você recebe esse valor de uma só vez, o que é muito vantajoso não apenas para conseguir arcar com as despesas operacionais do e-commerce, mas também para negociar melhores condições com seus fornecedores e atender pedidos maiores feitos pelos seus clientes.

Vamos supor que a sua loja online de eletrodomésticos vai fazer um novo pedido de produtos. Com o dinheiro da antecipação de recebíveis, você tem mais recursos para negociar com seus fornecedores, pois, comprando à vista, é possível barganhar bons descontos, exigir melhor qualidade das mercadorias e ainda ter prioridade na entrega. 

O mesmo acontece em relação aos seus clientes: com a antecipação, o e-commerce pode aceitar pedidos maiores e com prazos de pagamento facilitados. Imagine que uma grande empresa queira comprar todos os ar-condicionados para a sua nova unidade na sua loja online. Com dinheiro em caixa, você pode aceitar o pedido e ainda oferecer o parcelamento, já que, caso haja necessidade, pode antecipar o recebimento.

Além disso, com esse recurso, a empresa conta ainda com um fundo para emergências. Afinal, todo negócio está sujeito a enfrentar imprevistos, seja uma demanda elevada inesperada, seja uma oportunidade sazonal ou a entrada de vários clientes novos de uma só vez. 

Com a antecipação de recebíveis na loja virtual, você tem acesso ao dinheiro de forma prática e imediata, conseguindo, assim, um fôlego extra no caixa para honrar esses novos compromissos!

O que analisar ao antecipar o recebimento

Que a antecipação de recebíveis pode trazer vantagens ao fluxo de caixa do seu e-commerce você já sabe. Porém, mesmo assim, antes de optar por esse procedimento, é importante fazer algumas análises para garantir que esse recurso seja realmente benéfico para o seu negócio.

Em primeiro lugar, o ideal é que o lojista faça uma análise criteriosa das taxas de juros e outras tarifas relacionadas à antecipação. Procure as instituições que contam com essa operação de crédito e verifique as condições que elas oferecem para a sua empresa, a fim de garantir que você escolha a alternativa mais interessante, adequada e vantajosa para o seu caso.

Aliás, antes de optar pela antecipação de recebíveis, verifique as taxas também em relação a outras operações de crédito. Normalmente, como falamos, antecipar o recebimento é um recurso que tem taxas de juros menores do que empréstimos e financiamentos. No entanto, é sempre importante verificar se, no seu caso, essa tendência se mantém e se é mais seguro escolher a antecipação.

Em seguida, avalie quais recebíveis são os melhores para se adiantar, levando em consideração, principalmente, a garantia de recebimento das quantias em questão. Isso porque sempre existe o risco do seu e-commerce precisar arcar com os valores em aberto no caso de inadimplência.

Geralmente, quem pede a antecipação continua responsável se houver inadimplência, mas há situações em que a cobrança é incorporada ao serviço. Por isso, na hora de avaliar quais modalidades de receitas antecipar, leve em consideração a reputação, o perfil e o histórico dos consumidores.

Depois, é necessário montar um planejamento financeiro detalhado pensando nos meses posteriores à antecipação dos recebíveis, tanto em relação ao que fazer com o dinheiro antecipado quanto no que diz respeito a como lidar com a falta das parcelas que não serão recebidas nos meses seguintes.

Imagine, por exemplo, que você vai antecipar R$ 10 mil. Você precisa saber exatamente para qual ou quais finalidades vai utilizar esse dinheiro. Isso evita que você acabe antecipando recursos sem uma necessidade real, o que acaba sendo prejudicial para o negócio.

Além de definir como vai usar esse valor, é importante que você faça o seu planejamento financeiro considerando que as parcelas relacionadas não serão mais recebidas no futuro. Ou seja, se esse adiantamento de R$ 10 mil diz respeito a 5 parcelas de R$ 2 mil, você precisa ter consciência de que não receberá mais essas prestações nos meses seguintes e se planejar em relação a isso.

Por isso, lembre-se que é fundamental que os títulos baixados na operação de crédito também sejam baixados no seu planejamento financeiro. Esse alinhamento assegura uma melhor organização da gestão financeira empresarial, aumenta a segurança e reduz os riscos de comprometimento dos recursos que a empresa já recebeu e que, portanto, já fazem parte do fluxo de caixa.

Cuidados com a antecipação de recebíveis

Não há dúvida de que a antecipação de recebíveis pode trazer benefícios para o seu fluxo de caixa, mas é preciso ter alguns cuidados para não fazer desse recurso valioso um vilão na sua empresa. Como dissemos, o ideal é evitar que essa operação de crédito seja usada com frequência para contornar problemas que podem estar relacionados à falta de planejamento e gestão. 

A antecipação pode até salvar o seu negócio em algumas situações, mas sem um controle correto do fluxo de caixa, é possível que você sempre tenha que ficar reequilibrando as finanças, o que não é saudável para o negócio. Por isso, se você notar que a antecipação de recebíveis tem se tornado um hábito no seu e-commerce, coloque o pé no freio e analise o que está acontecendo com o seu fluxo de caixa.

Somado ao fato de analisar a necessidade da antecipação de recebíveis, outro cuidado importante é em relação ao valor a ser adiantado. Ao optar por esse modelo de crédito, você não precisa, necessariamente, adiantar toda a verba que tem a receber. Você pode estabelecer um determinado valor que resolva as suas emergências e necessidades, sem deixar o negócio no vermelho nos próximos meses. 

Além disso, o resgate total sem necessidade pode comprometer o andamento da empresa. Sendo assim, para determinar a quantia e quando fazer a antecipação, é necessário realizar uma projeção do fluxo de caixa para saber claramente se o valor que está sendo antecipado poderá comprometer as contas da empresa no futuro. 

Vamos supor que o seu saldo futuro seja de R$ 50 mil. Adiantar esse valor pode ser benéfico para colocar as contas em dia em determinado momento, mas, se não houver um bom controle de caixa, esse dinheiro pode fazer falta no futuro. Quitar a situação atual gerando inconsistências nos meses seguintes não é uma boa decisão. Por isso, a análise do fluxo de caixa é a melhor alternativa para fugir desse problema!

Também vale ressaltar outro ponto pertinente: nunca utilize a antecipação de recebíveis para pagar dívidas pessoais! Nós já tratamos aqui no blog sobre a importância de separar as finanças empresariais e pessoais e, em se tratando das operações de crédito, essa recomendação é ainda mais relevante.

Como antecipar o recebimento na Wirecard

Existem diversas instituições que oferecem a antecipação de recebíveis — e a Wirecard é uma delas! Aqui, você pode fazer a solicitação diretamente pela sua Conta Wirecard, sem precisar entrar em contato com a nossa equipe de suporte. Além disso, você também não precisa enviar as suas notas fiscais para que outra instituição avalie os documentos. O processo é automático e o valor fica disponível automaticamente e de forma imediata! 

Você pode antecipar quando e quantas vezes quiser, de acordo com seu limite disponível, que é recalculado automaticamente todos os dias com base na performance da sua loja virtual. Assim, você não precisa perder tempo com avaliações manuais. A Wirecard tem as menores tarifas de antecipação de recebíveis do mercado de pagamentos online!

Veja como funciona:

Para antecipar o recebimento, é necessário ter uma Conta Wirecard e ser considerado elegível nas análises de performance realizadas pela nossa equipe de especialistas. Essas análises se baseiam em pontos como o valor total transacionado pela loja, o número de vendas e o período em que está utilizando a Conta Wirecard ― é necessário ter, no mínimo, 90 dias de operação.

A análise também leva em conta o número de reembolsos ou chargebacks relacionado ao total de transações. Além disso, para solicitar o adiantamento dos recebíveis, é preciso ter, pelo menos, 2 pedidos em lançamentos futuros. Isso é importante para que sempre haja uma reserva de contingência em sua conta.

Ao acessar a sua Conta Wirecard e clicar em “Antecipar” para solicitar essa operação de crédito, você verá qual é o limite disponível para a antecipação. Esse valor é estabelecido conforme a sua performance de vendas, que se baseia em três pontos: o valor total que sua loja transacionou, o seu número total de vendas e a incidência de reembolsos ou chargebacks.

Na estação de trabalho, você pode escolher se quer antecipar o valor total do seu limite ou escolher outro valor ― lembre-se sempre de planejar as suas finanças para não prejudicar o seu fluxo de caixa no futuro. Depois de escolher a quantia que deseja, o sistema vai calcular a taxa relacionada a esse serviço.

Para isso, o sistema sempre busca os valores dos seus recebíveis mais próximos do vencimento. O valor da taxa varia conforme a quantidade de dias entre a antecipação e a data original de recebimento. Quanto menos dias, menor a taxa! Vale ressaltar que o valor base para usar esse serviço está relacionado com a tarifa de antecipação fixa negociada em seu contrato.

A confirmação da antecipação e o recebimento dos recursos costumam ocorrer de forma imediata. Porém, em alguns casos, essas ações podem ocorrer em até duas horas. 

É possível consultar todas as antecipações de recebíveis na sua Conta Wirecard. Assim, você tem ainda mais segurança para organizar o seu fluxo de caixa!

Use a antecipação de recebíveis e otimize seu fluxo de caixa

Como vimos, a antecipação de recebíveis é uma operação de crédito que pode se tornar menos onerosa e mais vantajosa para a sua empresa se comparada a outros modelos de crédito. Porém, assim como ocorre com outras decisões gerenciais, usar os recebimentos futuros da empresa para controlar o fluxo de caixa atual precisa ser uma medida analisada e bem planejada para não causar problemas em médio e longo prazos.

Por isso, mesmo que considerada uma operação vantajosa, a antecipação de recebíveis deve ser uma alternativa nas situações em que realmente não é possível resolver a situação com os recursos que o seu e-commerce tem em mãos ou em caso de um investimento que terá retorno rápido.

Lembre-se de que, antes de antecipar o recebimento, é necessário fazer um planejamento financeiro detalhado dos próximos meses. Isso evita que o dinheiro que você vai adiantar faça falta no futuro e acabe comprometendo o pagamento das suas operações e impedindo o seu e-commerce de crescer e se consolidar nesse mercado.

Vale ressaltar que é importante ter um objetivo definido ao adiantar os recebíveis. Nunca antecipe os valores da sua loja online sem necessidade ou para pagar contas pessoais. Essa medida prejudica o seu planejamento e põe em risco a saúde financeira do seu negócio.

Por último, analise também como funcionam as outras operações de crédito disponíveis no mercado ― taxas, prazos e formas de pagamento. E ao escolher pela antecipação de recebíveis, avalie as condições de cada instituição financeira para escolher a melhor alternativa para a sua empresa. No site da Wirecard, você pode conhecer como esse processo funciona por aqui e, se tiver alguma dúvida, é só entrar em contato com a nossa equipe!

Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas sobre a antecipação de recebíveis e que auxilie você a fazer uma gestão financeira mais consciente e positiva. Se você ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar a sua opinião ou experiência, deixe seu comentário!

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