Black Friday Wirecard - Transforme oportunidades em resultados

Antecipação de recebíveis melhora fluxo de caixa, mas exige planejamento

Manter o fluxo de caixa sadio é uma necessidade de todas as empresas. Mas, diante das adversidades, o fluxo de caixa pode ficar comprometido. Por isso, a antecipação de recebíveis se mostra como uma alternativa atraente para as empresas, dentro de um curtíssimo prazo, injetarem capital, permitindo que vendas a prazo se tornem recursos líquidos imediatos.

Compartilhe

Manter o fluxo de caixa sadio é uma necessidade de todas as empresas. Mas, diante das adversidades, o fluxo de caixa pode ficar comprometido. Por isso, a antecipação de recebíveis se mostra como uma alternativa atraente para as empresas, dentro de um curtíssimo prazo, injetarem capital, permitindo que vendas a prazo se tornem recursos líquidos imediatos. 

A antecipação tem sido habitual no mercado do e-commerce por se apresentar como uma maneira oportuna e menos onerosa para o negócio . Como o empreendedor recebe imediatamente o valor das vendas a prazo, ele passa a contar com recursos para arcar com suas obrigações financeiras imediatas.

Isso dá um respiro para o fluxo de caixa do e-commerce, que pode ficar comprometido quando os gastos ocorrem em prazos menores do que o recebimento das vendas a prazo. A antecipação permite acertar este desequilíbrio pontual. Mesmo com alguns custos atrelados para a empresa, que variam em porcentagem e quantidade, dependendo da instituição que adianta os valores, ela me parece a melhor alternativa. Assim, rapidamente é possível levantar quantias para as empresas honrarem seus compromissos, com taxas menores e mais facilidade de contratação do que um empréstimo. 

Contudo, qualquer movimentação dessa natureza exige planejamento. A opção de recorrer à antecipação deve fazer parte da gestão financeira das empresas como uma alternativa; e não como uma operação recorrente. É importante frisar que esse é um recurso que deve ser usado com moderação, para cobrir necessidades pontuais de caixa e com base em um plano estratégico.

Como a antecipação traz para o presente valores a serem recebidos no futuro, aportando uma liquidez imediata às empresas, o empreendedor deve contar com estratégias para repor o dinheiro antecipado, uma vez que deixará de recebê-lo nos dias ou semanas seguintes.

Definir valores que serão antecipados e analisar o impacto que eles terão no fluxo da companhia são ações fundamentais para manter o caixa sadio. Acompanhar diariamente o que entra e sai e o controle da inadimplência com a realização de cobranças também é relevante para a saudabilidade do negócio neste momento. Com planejamento, consciência e suporte, as soluções financeiras podem ser suas grandes aliadas. 

Por Marcelo D’Alfonso, CEO Wirecard Brasil.

Compartilhe