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Como atrair parceiros para o seu marketplace

Atrair sellers para o marketplace é um dos primeiros passos para montar um negócio como esse. Veja algumas dicas neste artigo e saiba como fazer a prospecção de parceiros!

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As vendas em marketplaces tiveram aumento de 13% no primeiro semestre de 2019, número maior do que o aumento das vendas em todo o e-commerce, que cresceu 12% no mesmo período. O dado demonstra a importância desse segmento para todo o comércio eletrônico, o que abre oportunidade para empreendedores que estão pensando em investir na criação de um marketplace.

E um dos primeiros passos para a abertura de um negócio como esse é atrair os sellers, uma vez que é a partir desse processo que o marketplace pode começar, de fato, a fazer vendas, a atrair clientes e assim sucessivamente. Mas como, afinal, conquistar parceiros para o marketplace? Se essa é a sua dúvida, continue acompanhando o nosso artigo de hoje!

Como atrair sellers para marketplace

O primeiro passo para começar o processo de atração de sellers para marketplace é definir quem, de fato, você quer atrair. Ou seja, quem é a persona do seu negócio. São profissionais autônomos? Lojas em expansão? Comércios já consolidados? Estabelecer o perfil dos seus potenciais sellers é essencial para saber onde eles estão e como se comunicar corretamente e eficientemente com eles.

Essa avaliação deve ser profunda, isto é, não basta apenas ter em mente que você procura pequenos produtores de artesanato, por exemplo. É preciso detalhar mais esse perfil, pensando sobre a renda, o gênero, a idade, os hábitos, as necessidades, as preferências, entre outras características desse público que você deseja atrair.

Outra questão importante é entender onde está esse público que pode ser seu seller. Dependendo de quem são seus possíveis parceiros, você pode encontrá-los em grupos no Facebook ou em outras redes sociais. Já em outros casos, é preciso fazer uma busca em canais diferentes, como é o caso de indústrias (B2B), lojas e outros tipos de estabelecimentos. 

Ao definir essas duas coisas, você já está preparado para abordar os seus sellers. Antes disso, porém, ainda precisa definir o seu discurso de vendas. Esse discurso nada mais é que do que a união de todos os argumentos que você tem para convencer os seus possíveis sellers de que é realmente um bom negócio se associar ao seu marketplace.

Ele pode abranger diversos aspectos. O marketing, por exemplo, é um deles. Como gerenciar essas ações é uma das responsabilidades dos marketplaces, é interessante para os possíveis parceiros saber que você investe de forma adequada e eficiente em ações de comunicação para garantir ainda mais visibilidade para a sua empresa e, consequentemente, para os vendedores.

Outra coisa que pode fazer parte do seu discurso de vendas são as informações sobre a plataforma que você utiliza no seu negócio. Quanto mais segura, rápida e eficaz ela for, melhor para os sellers. Por isso, vale investir em uma boa plataforma de vendas e, além disso, evidenciar esse aspecto ao argumentar com os seus potenciais vendedores.

Nesse sentido, outra ferramenta que você pode ressaltar é o meio de pagamentos. Como os valores recebidos devem ser divididos entre os lojistas, conforme as vendas, é preciso que essa solução faça a divisão de forma correta e segura. Assim, se você conta com uma ferramenta eficiente como a da Wirecard, lembre-se de destacar isso ao falar com os seus potenciais sellers.

E por falar em pagamentos, a negociação sobre taxas e comissões também é muito importante nesse processo. Faça boas propostas e tenha cuidado para que elas não acabem deixando você no prejuízo ou não sejam atrativas o suficiente para os parceiros. Nesse caso, equilíbrio é fundamental para atrair e conquistar os seus novos sellers.

Por fim, reúna todos os dados sobre o seu marketplace que ajudem a demonstrar como ele pode ser valioso para a estratégia dos sellers. Número de visitantes e de vendas, dados sobre o tráfego no site, entre outras informações, são importantes para mostrar que o seu negócio pode ser um diferencial para a operação dos sellers. Já se você está começando agora, use suas projeções para isso.

Seja seletivo ao atrair selles para marketplace

Quanto mais sellers melhor para o seu marketplace, certo? Não necessariamente. É importante que você seja seletivo ao firmar essas parcerias. Às vezes, a busca desenfreada por vendedores para atrair clientes acaba fazendo com que você feche negócio com parceiros que não são estratégicos para o negócio, ou pior, que prejudiquem as suas operações.

Por isso, antes de fazer a prospecção com seus potenciais sellers, verifique se eles realmente se encaixam na sua persona, se são confiáveis, se mantêm operações seguras e eficientes e se vendem bons produtos ou serviços. Tudo isso faz com que o seu marketplace seja reconhecido pela qualidade, atraindo cada vez mais consumidores e vendedores.

E por falar em qualidade, você também precisa conhecer a solução de pagamentos da Wirecard para marketplaces. Ela conta com um split de pagamentos capaz de incorporar qualquer regra negociada entre o seu negócio e os lojistas, oferecendo mais facilidade, segurança e eficiência para o seu dia a dia.

Além disso, você pode gerenciar as suas vendas em um único local, o que promove praticidade na gestão financeira. O cadastro prático e rápido dos sellers e a conciliação financeira facilitada são outros benefícios dessa ferramenta que está inteiramente em acordo com a regulamentação.

Quer saber mais sobre a solução da Wirecard para marketplace? Acesse o nosso site e descubra tudo sobre esse meio de pagamentos que pode trazer ainda mais assertividade para a sua rotina!

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