O abandono de carrinho é um dos problemas mais comuns enfrentados pelas lojas virtuais. Para se ter uma ideia do que isso representa, a média de abandono de carrinho em 2017 foi de 82% no Brasil, segundo dados do E-commerce Radar, estudo realizado pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Diante disso, aumentar a conversão no e-commerce é um desafio para os empreendedores.

Há várias falhas que podem causar o abandono do carrinho e elas são diferentes em relação a cada empresa e até mesmo ao seu segmento.

Ainda segundo o E-commerce Radar, por exemplo, as lojas especializadas em materiais artísticos e tabacaria foram as que mais sofreram com o abandono de carrinho no ano passado, com média de 90,3% e 91,3%, respectivamente.

No entanto, mesmo aquelas que tem uma média menor ainda têm um índice alto de abandono, como os e-commerces de eletroeletrônicos, com média de 61,9%.

Nesse contexto, reduzir o abandono de carrinho é a meta de todo lojista. Mas, afinal, como é possível aumentar a conversão no e-commerce? Confira as dicas abaixo e entenda o que a sua empresa pode melhorar para alcançar esse objetivo!

Melhorar as condições de frete:

O cliente gostou do produto, escolheu suas características, quantidade, estava finalizando a compra e, de repente, deixou a página e abandonou o carrinho. Há vários motivos que podem ter causado o problema. O descontentamento com as condições de frete oferecidas pelo e-commerce, por exemplo.

Quando o cliente escolhe os produtos que quer comprar e se depara com um frete muito alto ao inserir seu CEP na plataforma de compra, não é incomum que ele abandone o carrinho e procure opções em outras lojas virtuais e até mesmo em lojas físicas. O mesmo ocorre quando há frete grátis para um valor mínimo de compras e o cliente não consegue alcançar esse valor ao inserir os produtos no carrinho.

Aliás, quando o frete é grátis a partir da compra de um valor mínimo, também é preciso divulgar essa informação logo no início da compra, para que o cliente não fique desapontado quando chegar ao fim da operação sem ter alcançado esse valor.

Nesse sentido, se você percebe que as condições de frete oferecidas pela sua loja não são atraentes, tente encontrar alternativas para melhorar esse quesito.

Há diversas maneiras de melhorar a política de frete da sua loja, como oferecer entrega gratuita em regiões com grande volume de vendas, aumentar as parcerias com outras transportadoras e trabalhar com valores diferentes para tempos de entrega distintos.

Otimizar os prazos de entrega dos produtos:

Outro ponto que pode causar o abandono do carrinho é a demora na entrega do produto. Quando o cliente chega na parte da compra referente à entrega e se depara com um prazo muito longo para ter o produto em mãos, é possível que ele deixe de adquirir na sua loja e procure por outra com condições melhores.

Assim como no caso do preço do frete, o prazo da entrega também pode ser otimizado quando o lojista tem mais de uma opção de transportadora e o e-commerce conta com mais de uma opção de prazo e valor de entrega.

Em relação ao prazo de entrega, lembre-se de não oferecer um período menor apenas para atrair clientes sem conseguir cumpri-lo. Isso pode até fazer com que o comprador finalize a operação, porém, o descontentamento em não receber o produto no tempo combinado fará com que ele nunca mais opte pela sua loja.

Garanta a usabilidade do seu site:

Tudo o que um cliente espera de uma loja virtual é facilidade na compra. O problema é que, depois que o consumidor escolhe o produto, muitas lojas têm um processo complexo para finalizar a compra. Com isso, ele precisa navegar por várias páginas diferentes ou ainda completar um extenso cadastro para poder adquirir a mercadoria.

Por isso, outra dica para aumentar a conversão no e-commerce é conferir a usabilidade do seu site para reduzir problemas como esse. Nesse sentido, um sistema de pagamento pode ajudar muito! A Wirecard, por exemplo, oferece o Checkout Transparente.

Com essa solução, o cliente que está finalizando a compra não é redirecionado a outra página para concluí-la. Toda a operação ocorre sem que ele precise sair do site da loja, facilitando o processo.

Outra vantagem é que a partir da primeira aquisição, os clientes não precisam preencher todo o cadastro novamente, já que a Wirecard salva os seus dados, tudo de forma segura.

Falando em segurança, outro benefício do nosso Checkout Transparente é que os dados de pagamento dos clientes são direcionados diretamente aa Wirecard, sem a necessidade de passar por outros servidores, isso impede que as informações possam ser acessadas pelo caminho.

Invista em conteúdo sobre os produtos:

Nem todo abandono de carrinho é causado por problemas no site da loja, condições de frete, entrega ou pagamento. Às vezes, o que causa o abandono é simplesmente a indecisão do cliente sobre aquela compra.

Porém, não é por isso que você vai ficar sem fazer nada a respeito. Segundo uma pesquisa realizada pelo Boston Consulting Group sobre a influência do meio digital em relação ao consumo no varejo, mais de 60% dos consumidores buscam informações na internet antes de fazer a compra.

O marketing de conteúdo, do qual já falamos aqui no blog, é fundamental para levar essas informações ao cliente e ainda estreitar a relação com ele. Assim, o e-commerce se preocupa não apenas em vender o produto, mas em oferecer informações úteis e ganhar a confiança do consumidor.

Imagine, por exemplo, que o seu e-commerce venda smartphones. Logo, você pode disponibilizar conteúdo com dicas sobre como comprar um celular, técnicas para fazer boas fotos, tipos de proteção para utilizar no aparelho e outros pontos importantes que facilitem a tomada de decisão do comprador.

Assim, lendo conteúdos como esse, aquele cliente indeciso e que abandonou o carrinho pode ter mais segurança em concluir a compra. Além disso, confiará na sua loja para adquirir o produto, já que o conteúdo publicado no seu site mostra que você entende do assunto!

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Ofereça formas de pagamento diversas para aumentar a conversão no e-commerce:

O processo de finalização da compra também inclui a escolha pela forma de pagamento. E se a sua loja não oferece alternativas que atendam à necessidade do cliente esse é outro ponto negativo para quem busca aumentar a conversão no e-commerce.

Nesse sentido, é importante conhecer o perfil do seu cliente e analisar as características do seu próprio produto. Por exemplo: é claro que o uso de cartões de crédito e débito cresceu muito no país, porém, ainda há os clientes que só utilizam ou que preferem o boleto e, se não houver essa opção, eles simplesmente deixam a compra de lado.

Além disso, analise também os preços dos seus produtos. Uma loja de smartphones e outras mercadorias com um valor mais alto, por exemplo, precisam oferecer condições de pagamento diferenciadas, como o parcelamento. Caso contrário, o cliente também pode desistir e abandonar o carrinho.

Para facilitar o gerenciamento dos pagamentos, uma boa opção é contar com um sistema como a Wirecard, que em uma só plataforma reúne várias formas de pagamento, como o cartão de crédito, débito online, boleto bancário e transferência entre bancos. Assim, você pode disponibilizar mais facilidade e praticidade ao cliente de forma simples.

Faça um lembrete ao cliente:

Se a compra não é finalizada, não significa, necessariamente, que o cliente desistiu de adquirir o produto. Por isso, a loja virtual pode utilizar estratégias para lembrar o cliente sobre a compra, o que pode resultar na sua volta ao e-commerce e na conclusão da operação.

Uma forma de fazer isso é utilizando o remarketing, que pode ser realizado de duas formas. A primeira é usando anúncios no Google e nas redes sociais por meio do cookie. Funciona assim: toda vez que o cliente visita o seu site, o navegador dele é “marcado” com um cookie que acompanha as páginas visitadas em seguida.

Assim, se essas páginas tiverem anúncios do Google ou forem redes sociais, por exemplo, você pode utilizá-los para mostrar novamente o seu produto, aumentando as chances de retorno do cliente.

Já nos casos em que o comprador chegou a incluir seus dados, uma forma de lembrá-lo da compra é utilizar o e-mail marketing, falando que os seus produtos estão no carrinho e oferecendo um link para que ele chegue até lá novamente.

Aumentar a conversão no e-commerce é possível!

A pesquisa que indica a média de 82% no abandono de carrinho mostra que, mesmo com o crescimento do comércio eletrônico no Brasil, as lojas virtuais ainda têm muito o que melhorar. Porém, isso não precisa ser um desafio para o seu e-commerce!

Como vimos neste artigo, há formas simples de aumentar a conversão no e-commerce ao melhorar as condições de venda e utilizar ferramentas que proporcionem mais facilidade e comodidade, como o Wirecard.

Além disso, você pode conferir outras boas práticas para alavancar as vendas na sua loja virtual no e-book Como Vender Mais em seu E-commerce. Clique na imagem abaixo e faça o download gratuitamente:

E se restar alguma dúvida sobre este assunto, entre em contato com a gente. Nossa equipe está à disposição para ajudá-lo a aumentar a conversão no seu e-commerce!

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