Saiba como cobrar boleto pelo WhatsApp e aumentar a conversão

O envio de boleto pelo WhatsApp é uma forma rápida e prática de fazer a cobrança no e-commerce. Veja os benefícios dessa prática e como ela pode aumentar a conversão na sua loja online!

O boleto bancário é uma das formas de pagamento mais utilizadas no e-commerce, atrás apenas dos cartões de crédito. Esse método traz benefícios para os consumidores e, por isso, disponibilizá-lo na sua loja online é fundamental para ter sucesso nas vendas. E nesse sentido, ter um meio de pagamento que permite o envio do boleto pelo WhatsApp pode aumentar ainda mais a conversão.

A importância do boleto no e-commerce

Conforme o estudo E-commerce Radar, o uso do boleto bancário tem crescido no comércio eletrônico brasileiro. Em 2017, a participação dessa forma de pagamento nos pedidos aprovados no segmento era de 22,9%. Já no ano seguinte, esse índice aumentou e 26,5% das vendas foram pagas por meio dos boletos, o que mostra a importância dessa opção para as lojas online.

Muitos consumidores preferem o boleto e isso ocorre por diversos motivos. Por exemplo, de acordo com uma estimativa do Banco Mundial, 32% da população adulta não tem conta bancária. Dessa forma, o boleto se torna uma opção prática e vantajosa para quem não tem acesso a outras alternativas, como o cartão de crédito ou o débito em conta.

Para quem compra online, o boleto bancário também é uma oportunidade de pagar à vista, sem que o planejamento e o pagamento de outras contas sejam prejudicados com parcelas futuras. Outro dos benefícios dessa opção é a facilidade de liquidar a conta. Basta ir à lotérica ou a qualquer banco ou, mais prático ainda, pagar por meio de aplicativos ou sites de instituições financeiras.

Além de ser uma alternativa vantajosa para os clientes, o boleto também traz benefícios para as lojas online. De forma geral, as taxas cobradas pelos meios de pagamento para as transações realizadas por boleto são menores se comparadas às tarifas de cartão de crédito e débito online porque são padronizadas e não têm relação com o valor da venda.

Outro benefício é que, depois da obrigatoriedade do registro dos boletos pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), é possível até mesmo abrir protesto relacionado a um título não pago, o que é importante para combater a inadimplência. Além disso, com o boleto há mais facilidade na cobrança de multas e juros pelo atraso de pagamento.

Vale lembrar que, quando a Febraban anunciou a obrigatoriedade do registro do boleto, grande parte dos lojistas teve receio de pagar as taxas de emissão. A preocupação é justa, pois a taxa de aprovação dos boletos é de 48,2%, segundo o E-commerce Radar. Isto é, os empreendedores correriam o risco de pagar a emissão de um boleto que poderia não ser pago pelo cliente, amargando prejuízo.

No entanto, essa questão também foi solucionada. Alguns meios de pagamento, como a Wirecard, cobram apenas a emissão de boletos pagos pelos compradores. Dessa forma, o lojista paga a tarifa somente quando o título for liquidado, reduzindo custos. Se você quiser saber mais sobre como funciona a Wirecard nesse sentido, conheça a nossa solução para e-commerces.

Os benefícios do envio de boleto pelo WhatsApp

Que atire a primeira pedra quem não usa o WhatsApp! Hoje, é cada vez mais difícil encontrar alguém que não utilize esse aplicativo de mensagens com frequência. E não poderia ser diferente: o app tem cerca de 1,5 bilhão de usuários em todo o mundo e a cada dez usuários, um é brasileiro, o que mostra como essa ferramenta está bastante difundida no país.

Mas além da praticidade que o aplicativo traz para o relacionamento com a família e com os amigos, ele tem sido importante para empresas de diversos ramos, entre eles o e-commerce. Aqui no blog, nós já falamos sobre como essa ferramenta pode ajudar no atendimento e até mesmo ser utilizada como mais um canal para as vendas online.

Nesse caso, você pode fazer todo o contato com o cliente, do primeiro atendimento à cobrança, por meio do aplicativo. Imagine, por exemplo, que uma pessoa entra em contato com a sua loja pelo app e pergunta sobre as ofertas de um modelo de smartphone. Imediatamente, você pode enviar para ela os links dos produtos que você tem disponíveis.

Caso a oferta interesse, o cliente deve passar os seus dados ― ou apenas confirmá-los, caso já tenha cadastro ― para efetivar a compra. Depois, basta você registrar as informações do produto e do comprador no seu site, como nome, documentos e endereço de entrega, e passar um link para que ele escolha a forma de pagamento que prefere. 

Se o cliente já houver manifestado o desejo de pagar no boleto, você pode fazer a emissão usando o seu meio de pagamento e enviar o documento ou apenas a linha digitável do título para ele por meio do aplicativo. Dessa forma, toda a comunicação, assim como o envio do boleto pelo WhatsApp, torna o processo mais rápido e personalizado, promovendo uma boa experiência para o cliente e aumentando a conversão na sua loja virtual.

Conte com a Wirecard para utilizar boleto pelo WhatsApp

Você já sabe como funciona a Wirecard e que o nosso meio de pagamentos oferece vários benefícios, como diferentes formas de pagamento, checkout transparente, compra com um clique, entre outras vantagens. Mas além disso, nós temos uma parceria com a Omnichat que permite que você envie boleto pelo Whatsapp, unindo as melhores soluções das duas empresas.
Acesse o nosso site ou entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre o nosso meio de pagamentos e sobre como podemos ajudar o seu negócio. E se você tiver alguma dúvida, deixe o seu comentário no espaço abaixo para conversamos!

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