Saiba como fidelizar o consumidor após a Black Friday

Se você tem dúvidas sobre como fidelizar o consumidor, saiba que aproveitar as vendas feitas na Black Friday é uma excelente estratégia de fidelização. Veja como fazer!

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A Black Friday passou, sua loja teve um número de vendas incrível e agora é só esperar o Natal para fechar um ano de sucesso, certo? Não exatamente! Esse é o momento ideal para fidelizar os novos consumidores que descobriram o seu e-commerce por meio dos preços atrativos que você ofereceu durante a data mais aguardada do ano. E essa estratégia tem que começar o quanto antes!

Prepare tudo antes mesmo da Black Friday

Para saber como fidelizar o consumidor após a Black Friday, você precisa analisar o que os dados da sua loja dizem. Aliás, esse é um cuidado necessário antes mesmo de a data chegar para deixar tudo preparado para o grande número de informações que deve ser organizado e armazenado durante esse período de aumento de vendas.

Nós explicamos: imagine que você queira desenvolver uma campanha de e-mail marketing depois da Black Friday para agradecer aos seus clientes pelas compras. Essa, de fato, é uma ótima estratégia, mas onde estão os contatos de todos os seus consumidores? Você terá que ir pedido a pedido para pegar cada um deles? 

O indicado é que você tenha uma plataforma de gerenciamento que agrupe e organize os dados dos consumidores e que permita filtrá-los de acordo com aspectos como região, valor da compra, itens adquiridos, entre outros fatores. Com isso, você pode dividir os seus novos clientes em grupos e ser mais assertivo em cada ação pós-Black Friday.

E vale lembrar: de nada adianta querer um bom relacionamento com o consumidor depois da venda se a experiência dele não foi satisfatória durante a compra. Por isso, garanta que todas as operações, desde o layout do site até a entrega, funcionem com eficiência para que o consumidor esteja aberto a comprar no seu e-commerce novamente.

Ofereça um ótimo atendimento pós-venda

O ideal é que aconteça assim: o cliente faz a compra, você envia o produto, ele recebe, gosta do item comprado e tudo ocorre com perfeição. No entanto, quem trabalha em loja online sabe bem que isso nem sempre ocorre de forma tão tranquila. Pode haver atraso, envio incorreto, necessidade de troca, entre outras situações inesperadas, ou nem tanto, mas comuns no dia a dia.

Quando isso acontece, o consumidor logo procura um canal para se comunicar com o e-commerce e é aí que começa a importância de um bom atendimento pós-venda. Nesse sentido, o primeiro passo é justamente disponibilizar canais de atendimento que sejam acessíveis para o comprador, pelos quais ele possa esclarecer o seu caso.

Aliás, em se tratando da entrega, é importante que o cliente consiga rastrear seus produtos da loja à casa dele, o que garante mais tranquilidade nessa etapa e evita que os seus canais de atendimento fiquem sobrecarregados com algo fácil de resolver. De todo modo, é preciso estar disponível para tirar dúvidas, oferecer esclarecimentos e atender bem o seu cliente.

Assim, é importante tratá-lo como uma pessoa única, mostrando que você se importa com a situação e que está fazendo o possível para ajudar. Nos casos em que o atendimento é feito apenas pelo site, sem contato com o atendente, é fundamental que a plataforma de suporte funcione com eficiência para que o cliente tenha uma boa experiência.

Agradeça o seu cliente por comprar com você

Um cuidado importante sobre como fidelizar o consumidor diz respeito ao tempo certo para oferecer novos produtos a ele. É claro que o que você quer é promover as suas ofertas para conquistá-lo mais uma vez e fazer novas vendas. Mas é preciso aguardar um tempo para fazer isso novamente, já que é comum que os clientes se preparem para comprar especificamente na Black Friday.

Por isso, enquanto a oportunidade não chega, você pode agradecer o seu cliente por comprar com você. Em vez de enviar um e-mail automático apenas para confirmar o faturamento ou o envio do pedido, por que não aproveitar a ação para agradecer a preferência, oferecer desconto em uma nova compra ou parabenizar o consumidor por adquirir um novo produto?

Quando se trata de um item personalizado ou vendido especificamente pela sua loja, outra boa prática é enviar algum material que mostre ao cliente os benefícios da mercadoria, que o ajude a utilizá-la caso isso seja necessário ou que dê dicas sobre como aproveitá-la da melhor maneira possível.

Tudo isso contribui para que o seu cliente se sinta único, o que é excelente para preparar o campo para o envio, em seguida, de novas ofertas especiais. Aqui, nós demos o exemplo do e-mail marketing, mas você pode fazer isso pelas redes sociais, pelo WhatsApp, ou mesmo por outros canais, dependendo dos hábitos e preferências da sua persona.

Promova novas ofertas e condições atrativas

Entre 15 e 20 dias após a Black Friday é o momento ideal para você enviar novas ofertas para os seus clientes. Nesse período, eles já receberam as compras feitas na data e estão prontos para investir em novos produtos para o Natal. Ou seja, é a hora perfeita para você enviar promoções ou condições de frete ou entrega que sejam atrativas.

Uma boa estratégia é oferecer itens complementares à primeira compra. Se o cliente comprou uma camisa de basquete, você pode oferecer uma bola, por exemplo. Já se comprou um berço, promova ofertas de carrinho de bebê. É bem possível que o cliente fique interessado, principalmente se os descontos forem realmente atrativos.

Condições como frete grátis, pague 1 leve 2, promoções em kits, entre outras, também são eficientes para conquistar o seu cliente novamente. E vale lembrar que, nesse passo, os dados sobre a primeira compra do consumidor são fundamentais para que você envie ofertas que realmente façam sentido para ele.

E-mails ou outras formas de mensagem humanizadas são uma forma de mostrar, mais uma vez, que o comprador é alguém único para você. Então, invista nessa personalização em todos os seus canais. A ideia de ter ofertas exclusivas também estimula o consumidor a comprar e é uma boa aposta para esse momento da comunicação.

Aposte na conquista de quem abandonou um carrinho

O abandono de carrinho não é nenhuma novidade para quem administra um e-commerce. Porém, ele também pode ser visto como uma oportunidade na estratégia de como fidelizar o consumidor. Para isso, é claro, os dados novamente são muito importantes, já que é necessário ter o contato de quem abandonou o carrinho e saber quais foram os produtos que a pessoa deixou de adquirir.

É verdade que vários motivos levam ao abandono das compras, como o alto preço do frete, a falta da forma de pagamento utilizado pelo consumidor, site congestionado, entre outros problemas. O ideal é analisar o que pode ter feito com que o seu cliente desistisse das compras a fim de oferecer condições que sejam atrativas para ele.

Por exemplo, se você nota que o frete acabou ficando mais caro que o produto, é bem possível que isso tenha motivado a desistência. Logo, se você mandar um e-mail marketing ou uma mensagem via WhatsApp ao usuário informando que o frete baixou, é possível que ele volte a se interessar pela compra e que você faça uma nova conversão.

Fidelize o seu consumidor e aumente as vendas

No marketing, é comum ouvir que fidelizar um cliente é muito mais barato do que conquistar um novo e isso faz todo o sentido, principalmente quando olhamos para a Black Friday. Ao colocar no papel o quanto você gastou para atrair as pessoas para a primeira compra e o que investiu para que elas voltassem a comprar, a segunda ação, provavelmente, terá um custo mais baixo.

Por isso, aproveite as oportunidades que o pós-Black Friday traz e comece a tirar sua estratégia de fidelização do papel. Com isso, você ganha novos embaixadores, aumenta as suas vendas e ainda vê a sua marca crescer e ganhar espaço no mercado!

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