5 conteúdos fundamentais na Black Friday para e-commerce

Uma boa descrição de seu e-commerce para vender mais na Black Friday é fundamental. Saiba quais são os conteúdos que não podem faltar.

O que mais se espera de um e-commerce quando o assunto é Marketing de Conteúdo é que ele forneça informações confiáveis a respeito dos produtos que comercializa. Conheça os conteúdos fundamentais para vender mais na Black Friday.

Estas informações são desde características técnicas de produtos até aplicabilidade. Mas isso é o básico e não um diferencial. Podemos dizer que é um pré-requisito.

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que a cada ano que passa se torna mais importante para lojas virtuais e sites de outros segmentos.

E, quando se aproxima o Black Friday, ele pode ser um aliado poderoso para um aumento significativo nas vendas.

Mas para tornar isso realidade, é preciso ser estratégico, pois a internet é repleta de conteúdo e somente os melhores chamarão à atenção dos consumidores.

Existem alguns tipos de conteúdos que são mais recomendados para a época da Black Friday e você pode criar para sua loja sem a necessidade de contratar uma Agência de Marketing Digital.

#1 – Reviews de Produtos e Serviços

Algo bem natural em época de Black Friday é consumidores terem objeções com relação a produtos que desejam fazer aquisição.

E quando isso ocorre, é natural procurarem por informação a respeito, especialmente reviews que tratem a respeito do mesmo.

Nestes reviews, é importante retratar a experiência de consumir o produto, relatando pontos fortes e pontos fracos e características que podem ajudar o usuário a toma a decisão.

Uma vantagem deste tipo de conteúdo é que se pretende trabalhar com anúncios, os valores são consideravelmente menor do que os valores por termos de pesquisa direto dos produtos.

#2 – Comparativos de marcas e produtos

Um outro tipo de conteúdo que atrai muitos potenciais consumidores no Black Friday são comparativos de marcas e produtos.

É natural que consumidores fiquem indecisos entre comprar de uma determinada marca e de outra.

Este tipo de conteúdo difere dos reviews, pois os reviews tratam de todas as características de um produto individualmente enquanto os comparativos traçam uma comparação entre dois produtos que concorrem pelo mesmo consumidor.

Mas para realizar este tipo de conteúdo, o site precisa conhecer a fundo todas as vantagens e desvantagens de cada produto.

É fundamental que estes artigos exprimam a realidade a respeito do produto ou serviço e não desconsiderem nenhum fator importante que influencia na decisão de compra.

#3 – Conteúdos que ajudam o consumidor a utilizar o produto

Embora este tipo de conteúdo, em alguns casos, remeta a consumidores que já compraram um produto, o fato é que ele pode ajudar e-#commerces por duas razões:

·         Oferta: Consumidores que já comparam o produto em questão e estão em busca de informação para utilização, pode voltar a comprar se o produto for de uso recorrente e ele se interessar pela oferta do Black Friday;

·         Consumidores em dúvida: Existem vários casos de potenciais clientes que tem dúvidas quanto a utilização e querem saber mais mesmo antes de efetuar a compra.

São potenciais clientes que possuem as clássicas objeções do tipo: Será que serve para mim? Será que vou conseguir me adaptar? Será que vai ser simples de usar?

E por se tratar de tipo de conteúdo onde muitos consumidores buscam após efetuar a compra, a tendência é ter menos concorrência para ter visibilidade nos principais canais digitais (Google, Youtube e Redes Sociais);

#4 – Conteúdos que resolvem problemas e o título não se refere ao produto

Este talvez seja o tipo de conteúdo mais poderoso para geração de vendas, em especial na época do Black Friday.

Muitos dos potenciais clientes ainda não estão buscando por um produto ou serviço, mas sim pela solução de um problema.

Imagine o exemplo da Mônica, uma mulher que possui problema de cabelos oleosos e esta a procura de uma solução, pois já tentou diversos shampoos e não resolveu o problema.

Muito provavelmente a Mônica irá realizar pesquisas do tipo: Como resolver problema de cabelos oleosos, e não pesquisas por um produto específico.

Se sua empresa criar um conteúdo ensinando ela a resolver o problema dela e parte da solução é a compra do produto ABCD, possivelmente a Mônica irá efetuar a compra.

Imagine ainda o José, que é profissional de TI e teve problemas lentidão no site da empresa e está sendo cobrado por seu supervisor para a solução do problema.

Antes mesmo de buscar por um produto, José provavelmente irá pesquisar Como resolver problema de lentidão no site.

E se sua empresa criar um conteúdo que ensina o José a resolver e lentidão, onde parte do problema é resolvido contratando uma boa Hospedagem de Sites, provavelmente José irá efetuar a compra.

Note que neste caso o conteúdo é sobre a solução de um problema e não sobre um produto.

Para ter êxito neste tipo de ação, sua empresa precisa:

·         Conhecer o público-alvo / persona: O primeiro passo para criar este tipo de conteúdo é conhecer a fundo o público-alvo de um determinado produto.

Principalmente aspectos emocionais, como medos, frustrações anteriores, sonhos e etc.

São estes aspectos que levam as pessoas a tomarem decisão de compra.

·         Conhecer os problemas que seus produtos resolvem: O outro ponto importante é ser profundo conhecedor das características de seus produtos e principalmente quais problemas ele pode resolver com maestria.

A partir do momento que você entende os problemas da persona e quais problemas seu produto está disposto a resolver, criar o conteúdo fica muito mais fácil.

#5 – Pesquisas

Muitos usuários gostam de interatividade e poderem se expressar na internet.

E nada mais interessante que abrir espaço em conteúdos para que os usuários se manifestem e deixem sua opinião.

Além disso, este “mural” de opiniões de consumidores terá um peso muito grande para quem está em dúvida e precisa tomar uma decisão de compra.

As pesquisas podem ir além, sua empesa pode trabalhar enquetes e colocar em votação marcas e tipos de produtos.

Trabalhe com enquetes ao longo do site e deixe um espaço para a publicação de resultados parciais e resultados finais.

Temos certeza que se sua empresa aplicar estes 5 tipos de conteúdo, os resultados serão impactantes nas vendas nesta Black Friday.

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