E-commerce em 2020: confira as principais datas para o setor

É época de planejar as ações para o novo ano e, para isso, nada melhor do que conhecer o calendário do e-commerce em 2020 e ficar por dentro de todas as datas comemorativas que estão por vir!

O início do ano é o momento perfeito para planejar as operações das lojas online durante todo esse novo período. E se tem algo que não pode faltar nesse planejamento é uma boa análise de todas as datas comemorativas importantes para o e-commerce em 2020. Afinal, nunca é cedo demais para começar a pensar em ações eficientes para cada uma delas, não é verdade?

Pensando nisso, reunimos neste artigo as principais datas do calendário do e-commerce em 2020 para você colocá-las no papel e iniciar os preparativos com antecedência a fim aumentar as vendas e ter resultados ainda melhores neste ano. Acompanhe!

Comece o ano com o Carnaval no e-commerce

Diz o ditado que, no Brasil, o ano só começa mesmo depois do Carnaval. No caso do e-commerce, podemos dizer que essa é a primeira data comemorativa importante para as vendas, já que é uma oportunidade de aumentá-las mesmo que o seu nicho de mercado não tenha relação específica com itens dessa época, como as fantasias.

Em 2020, o Carnaval é comemorado no dia 25 de fevereiro e você pode apostar em promoções, fazer ações de remarketing, promover ações de divulgação com temas carnavalescos, enviar campanhas de e-mail no clima da festa, entre outras iniciativas. Nessa data, tenha ainda mais cuidado com as entregas, já que ruas ficam fechadas em algumas cidades e podem comprometer a logística.

Conquiste seu cliente no Dia do Consumidor

Apelidado de Black Friday do primeiro semestre, o Dia do Consumidor, celebrado no dia 15 de março, é estratégico para o e-commerce brasileiro. Tanto é que os compradores já conhecem a data e, aliás, esperam promoções e ofertas nesse período. Em 2019, segundo relatório da Social Miner, houve um aumento de 76% nas vendas na data em comparação à média diária do ano.

Apesar desse crescimento maior ocorrer no dia 15, desde o dia 12 de março é possível perceber um aumento nas conversões, que se estende por mais alguns dias após o dia D, principalmente quando as ofertas promovidas pelos e-commerces valem por toda a semana. As categorias de beleza e saúde (35%), informática (16%) e moda (14%) foram as mais vendidas em 2019.

Dia das Mães com presentes do e-commerce

Comemorado sempre no segundo domingo do mês de maio, o Dia das Mães deste ano cai no dia 10 e é outra data fundamental para o e-commerce em 2020. Segundo levantamento da Ebit | Nielsen, em 2019, as lojas online brasileiras faturaram R$ 2,2 bilhões nessa data, 5% a mais na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Moda e acessórios, perfumaria e cosméticos e casa e decoração foram as categorias que receberam mais compras, embora o faturamento tenha sido impulsionado pelas categorias de eletrodomésticos, telefonia e casa e decoração. Pelos dados, o Dia das Mães fica somente atrás do Natal (que também compreende a Black Friday) entre as datas mais importantes do calendário do e-commerce em 2020.

Ofertas de apaixonar no Dia dos Namorados

Se o Dia das Mães é a segunda data mais importante para o e-commerce, o Dia dos Namorados fica logo atrás. Comemorada em 12 de junho, essa data teve faturamento de R$ 2,2 bilhões em 2019, o que representou um aumento de 24% em relação às vendas no mesmo período de 2018, com ticket médio de R$ 384 e crescimento de 50% nos pedidos, segundo levantamento da Ebit | Nielsen.

As categorias com mais vendas foram perfumaria e cosméticos (19,9%), moda e acessórios (18,2%), casa e decoração (10,3%) e eletrodomésticos (9,4%). Como nas outras datas comemorativas, vale personalizar o site e as ações de marketing e ter atenção com a logística para que tudo chegue aos compradores até a data especial.

Ofertas especiais para o Dia dos Pais

O Dia dos Pais vem ganhando cada vez mais espaço no e-commerce e, inclusive, teve faturamento maior que o do Dia das Mães e o do Dia dos Namorados em 2019. De acordo com a Ebit | Nielsen, as vendas chegaram a R$ 2,5 bilhões no ano passado, 17% a mais do que no mesmo período de 2018. O número de pedidos chegou a 6 milhões, com ticket médio de R$ 421.

Personalização dos canais de vendas, criação de campanhas de divulgação temáticas e promoção de ofertas com o mote da data são essenciais para aumentar as vendas. No ano passado, as categorias mais vendidas foram perfumaria e cosméticos/saúde (18%), moda e acessórios (18%), casa e decoração (11%) e eletrodomésticos (10%).

Dia do Cliente para atrair mais consumidores

No segundo semestre do ano, outra data para homenagear o consumidor: o Dia do Cliente, realizado em 15 de setembro. No ano passado, a data ganhou outro apelo, com a Semana do Brasil, uma espécie de Black Friday brasileira, celebrada entre os dias 6 e 15 do mesmo mês. Os resultados foram positivos: faturamento de R$ 2,2 bilhões, 30,3% a mais em relação ao mesmo período de 2018.

As categorias que mais venderam, segundo relatório da Social Miner, foram moda (33,3%), beleza e saúde (17,3%) e informática (16,85). De acordo com o mesmo estudo, o primeiro pico de vendas ocorreu em 20 de agosto, o que demonstra que os consumidores começam a pesquisar promoções muito antes da data em si, gerando mais oportunidades para o e-commerce em 2020.

Black Friday e os resultados mais esperados do ano

Com faturamento de R$ 3,2 bilhões em 2019, 23,6% a mais do que no ano anterior, a Black Friday segue, ao lado do Natal, como a data mais importante para o e-commerce brasileiro. Em 2019, o ticket médio chegou a R$ 602 e o mobile ficou em evidência: 55% dos pedidos feitos na data foram realizados por meio dos dispositivos móveis, segundo a Ebit | Nielsen.

Entre as categorias mais vendidas em 2018 ficaram moda (38%), bebidas (19%), eletrodomésticos (12%) e eletrônicos (9%), conforme o relatório da Social Miner. Naquele ano, o pico de vendas ocorreu no dia da Black Friday, porém, ano a ano é possível notar que os consumidores iniciam suas pesquisas muito antes disso, já no início do mês. A Black Friday 2020 ocorre em 27 de novembro.

Natal encerra datas comemorativas do e-commerce em 2020

O Natal foi responsável por promover um faturamento de R$ 14,1 bilhões para o e-commerce em 2019 ─ considerando o período de 15 de novembro a 24 de dezembro, que abrange também a Black Friday. De acordo com relatório da Social Miner, as categorias mais vendidas foram beleza (46%), eletrônicos e informática (21%) e multicategoria (20%).

Essas são as principais datas para o comércio eletrônico em geral. Porém, existem nichos de mercado para os quais outras datas comemorativas no e-commerce também são importantes. É o caso do Dia da Mulher, do Dia das Crianças e da Páscoa, celebrações que podem gerar muitas vendas de artigos específicos para públicos mais segmentados.

Agora que você já conhece o calendário do e-commerce em 2020, é só começar a planejar as ações para cada uma das datas! Nessa tarefa, não esqueça que você pode contar com a Wirecard e as nossas soluções de pagamento perfeitas para lojas online, marketplaces, lojas físicas e profissionais autônomos. Acesse o nosso site ou entre em contato para saber mais!

Além disso, aproveite e compartilhe as datas comemorativas do e-commerce em 2020 com a sua equipe para que todos fiquem focados nos bons resultados!