Dia do Consumidor: entenda a importância dessa data para o e-commerce

O Dia do Consumidor tem se tornado cada vez mais conhecido pelos brasileiros. Por isso, aproveite o dia 15 março para aumentar as suas vendas!

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Por muito tempo, o primeiro trimestre foi pouco agitado para o varejo brasileiro. Afinal, nesta época, grande parte das pessoas ainda está pagando as compras da Black Friday e do Natal e lidando com as despesas de início de ano. Apesar disso, os últimos anos têm sido aquecidos graças ao Dia do Consumidor, que faz cada vez mais sucesso.

Conhecida como Black Friday do primeiro semestre, essa data vem ficando mais conhecida e crescendo no gosto do brasileiro. Segundo pesquisa de intenção de compra feita pela Social Miner e pela Opinion Box, em 2019, apenas 46,9% das pessoas conheciam a data. Em 2020, esse número subiu para 64,1% e só tende a aumentar nos próximos anos.

E o que deve crescer também é o número de usuários comprando no Dia do Consumidor. Essa mesma pesquisa indica que, em 2019, o volume de vendas no dia 15 de março, quando é celebrada a data, foi 76,53% maior do que a média dos demais dias do primeiro trimestre. E a boa notícia é que neste ano 54,3% dos entrevistados pretendem aproveitar a data também.

Chama a atenção que, entre as pessoas entrevistadas no estudo, 47,80% dizem que preferem pesquisar e comprar online, o que mostra a importância do Dia do Consumidor no e-commerce. Entre as categorias que devem fazer sucesso no Dia do Consumidor no e-commerce estão a de eletrônicos e informática (43,20%), eletrodomésticos e eletroportáteis (38,20%), moda e acessórios (36,20%) e beleza (26,80%). Para os clientes, o preço, as promoções e o valor do frete são aspectos cruciais para comprar nessa data.

As buscas por essa data na internet, aliás, cresceram 92% entre 2017 e 2018, segundo dados do Google. A maioria das pesquisas é feita no Google e em outros buscadores, assim como nos sites das próprias lojas online. Essas buscas começam, normalmente, 15 dias antes da data, resposta de 31,30% dos usuários entrevistados. Porém, há quem deixe para pesquisar com uma semana de antecedência (18,30%) ou mesmo na véspera da data (23,40%).

Como vender mais no Dia do Consumidor no e-commerce

Embora o Dia do Consumidor esteja consolidado como uma das principais datas para o e-commerce no primeiro semestre, é verdade que muitas pessoas ainda não conhecem ou não costumam comprar nessa data. Por isso, o primeiro esforço da sua loja online deve ser investir em divulgação eficiente para que esse dia seja reconhecido como um período de descontos.

Aqui, vale criar campanhas personalizadas e fazer dessa data realmente uma Black Friday do começo de ano. Aliás, investir em ofertas durante toda a semana de 15 de março é uma boa aposta. Segundo o Google, essa época costuma ter 11% a mais de visitas, isto é, cerca de 13 milhões de visitas adicionais ao site se comparada às semanas anteriores.

Para reforçar a divulgação, você pode investir em anúncios nos buscadores ─ lembrando que eles são a principal opção de pesquisa para os consumidores ─, nas redes sociais, na home e em outras páginas personalizadas no seu site. A ideia é que os usuários consigam identificar prontamente as ofertas que fazem parte do Dia do Consumidor na sua loja.

O preço é o principal aspecto que leva um cliente a comprar ou não no Dia do Consumidor e também o que tem feito muita gente não aderir a essa data. Segundo a pesquisa da Social Miner com a Opinion Box, 29,5% dos entrevistados não pretendem comprar nessa data porque não consideram os descontos realmente atrativos. Ou seja, se você quer ganhar consumidores, precisa de boas ofertas.

Por isso, assim como na Black Friday, pense em promoções que sejam vantajosas para os clientes ao mesmo tempo em que beneficiem as suas operações. Confira o Webinar de como vender mais na Black Friday e aproveite algumas dicas para desenvolver boas ofertas para o Dia do Consumidor no e-commerce:

Fique de olho no custo:

De nada adianta uma promoção vantajosa para o cliente, mas que ofereça prejuízo para a sua loja, não é? Por isso, um cuidado essencial ao criar ofertas é em relação a todos os custos que você tem para comercializar as mercadorias.

Por exemplo, se você sabe que o gasto que tem para vender uma bola de futebol na sua loja de esportes é de R$ 40, não pode vendê-la por um preço abaixo desse nem mesmo em uma promoção, afinal, você acabaria amargando prejuízo.

Nesse sentido, sempre coloque seus custos no papel, ou melhor, em um software de gestão, que é a ferramenta mais indicada para a administração de um e-commerce. Com isso, você garante que suas promoções serão atrativas sem penalizar o seu caixa.

Tenha atenção à concorrência:

Como acabamos de ver, fazer uma promoção com um valor muito baixo pode gerar prejuízo. Porém, é bem verdade que sem boas ofertas você pode perder toda a competitividade em relação à concorrência.

É por isso que, além de fazer uma boa gestão de custos, você deve ficar de olho nos preços que seus concorrentes estão praticando. Se você percebe que, mesmo na promoção, o seu produto ainda está com preço mais alto que o deles, é possível pensar em uma maneira de torná-lo mais competitivo.

Você não precisa fazer isso com todos os itens do seu catálogo, mas sim com aqueles que são mais estratégicos para as suas ações de vendas. Nesse caso, pode valer a pena diminuir um pouco a sua margem de lucro para conquistar o cliente.

Seja estratégico:

Você não precisa fazer promoções iguais para todos os produtos da sua loja online no Dia do Consumidor. Na verdade, é necessário e estratégico ter uma boa análise do desempenho das mercadorias para encontrar a melhor oferta para elas.

você não precisa fazer promoções iguais para todos os produtos da sua loja online no Dia do Consumidor. Na verdade, é necessário e estratégico ter uma boa análise do desempenho das mercadorias para encontrar a melhor oferta para elas.

Por exemplo, os produtos que têm maior giro ou que são mais bem avaliados pelos consumidores são bons artigos para entrar em promoção. Já aqueles que estão parados no estoque provavelmente serão vendidos se combinados a outros itens mais bem comercializados.

Tudo isso deve ser avaliado para que você escolha produtos estratégicos para as promoções e faça ofertas realmente interessantes para o seu negócio. Lembrando que os descontos não são a única possibilidade, pois você pode oferecer frete grátis, dois produtos pelo preço de um, entre outros modelos.

Dia do Consumidor no e-commerce: boa chance para aumentar as vendas

Deu para perceber que o Dia do Consumidor tem se tornado cada vez mais conhecido no Brasil, não é? Esse cenário abre possibilidade para que todo o varejo aumente suas vendas, mas principalmente o e-commerce, que vive um contexto positivo nos últimos anos.

Para aproveitar essa oportunidade, é preciso se antecipar à concorrência e investir em boas ofertas capazes de chamar a atenção do cliente. E claro, contar com uma boa solução de pagamentos também é indispensável, concorda? Para isso, conte com a Wirecard! Nós estamos à disposição para ajudá-lo a alavancar as vendas do seu e-commerce no Dia do Consumidor e durante todo o ano.

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