O Dia dos Pais está batendo à porta. Celebrado sempre no segundo domingo do mês de agosto, este ano a comemoração acontece no dia 12 e, é claro, muita gente já está atrás de uma boa surpresa para expressar carinho e afeição pelo seu super herói. E para aqueles que querem tornar esse dia especial para seus pais e sair do clássico “meias e cuecas”, os buscadores, como o Google, acabam se tornando fortes aliados.

Então, é a hora de aproveitar o momento para vender mais no e-commerce. Em 2017, segundo dados do Ebit, os consumidores movimentaram R$ 1,94 bilhão nas compras online para os pais, uma alta de 10,1% em relação a 2016, sendo que o ticket médio chegou a R$ 462. Para 2018, a projeção é que esse desempenho seja superior.

A tendência positiva é confirmada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), que estima que o e-commerce deve faturar R$ 37,9 bilhões no segundo semestre deste ano, principalmente por conta do Dia dos Pais, da Black Friday e do Natal, datas sazonais importantes para o varejo. Isso representa um crescimento de 15% quando comparado ao mesmo período de 2017.

Com todas essas boas previsões, é possível transformar as necessidades dos filhos em agradar os pais em oportunidades de venda para o seu e-commerce. E é sobre isso que vamos falar neste artigo: como aumentar as vendas no seu e-commerce para o Dia dos Pais. Então, siga com a gente e veja algumas formas de preparar a sua loja virtual para esta data tão especial.

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1 – Prepare o seu site

Se você tem uma equipe de desenvolvimento em sua empresa, talvez essa estratégia seja mais fácil de ser implementada. Mudar o tema do seu site para estar de acordo com o clima da celebração atrai mais o público, além de mostrar um lado mais humano do e-commerce.

Fora a “decoração”, seu site deve estar preparado para a captação de leads. Você pode usar pop-ups, call to actions (CTAs) e notificações pushing para direcionar seus visitantes às áreas de conversão, como uma landing page específica para o Dia dos Pais, com sugestões de produtos para presentear. A forma como será feita a captação de leads dependerá da sua criatividade.

Por falar nisso, em datas comemorativas suas ideias têm um papel fundamental! E usá-las em prol do crescimento do seu negócio tem um nome em específico: Growth Hacking. Essa técnica busca aplicar ideias, projetos e estratégias com o objetivo de gerar crescimento e aumentar os lucros. Com a orientação correta, você pode aproveitar o período para utilizá-la e garantir a expansão do seu negócio.

dia dos pais no e-commerce

2 – Deixe o servidor em dia

Se você já pensou além e preparou uma estratégia de marketing matadora para gerar acessos ao seu site, não se esqueça de conferir se o seu servidor pode suportar o tráfego e os acessos simultâneos gerados pelas campanhas. Como dica, avise ao seu provedor de hospedagem quando será feita a campanha e quais são os números estimados de visitas.

Afinal de contas, se sua campanha apresentar resultados além do esperado, é possível que seu e-commerce fique lento ou até mesmo fora do ar. Se isso acontecer, de nada terá adiantado fazer ações de impulsionamento. Ou seja, uma forma de aumentar as vendas no seu e-commerce para o Dia dos Pais é impedir que ele saia do ar ou fique lento.

3 – Verifique a velocidade do site

Tradicionalmente, as datas comemorativas são períodos de grande movimentação no comércio. E no e-commerce não é diferente. Inclusive, por conta das campanhas e da grande procura por presentes, esse aumento é considerável. Porém, como vimos, quanto mais acessos tem um site, maiores são as chances de ele ficar lento ou até mesmo cair.

A velocidade do site pode influenciar diretamente no sucesso do seu e-commerce, afinal, tem relação direta com ranqueamento nos motores de busca, tráfego, taxa de conversão e satisfação dos consumidores, além de ajudar na redução de custos.

Uma ferramenta que você pode usar para medir essa questão e saber em que pode melhorar é o Web Pagetest. Basta colocar sua URL no campo de busca e ele irá informar os fatores que estão deixando seu site lento no que diz respeito ao desenvolvimento e à configuração do servidor web.

Essa é apenas uma dica. Você pode avaliar outras ferramentas similares e verificar qual delas pode ajudá-lo a identificar novas possibilidades e implementar novas ideias em sua loja virtual.

4 – Aposte no Remarketing

Sabe quando você visita a página de um produto, como uma camisa, um sapato ou um livro, por exemplo, e vê o anúncio desse mesmo item no Facebook ou em outros sites logo depois? Parece que o destino quer que você compre, mas o processo não tem nada de místico.

O nome disso é remarketing. Como já falamos por aqui, ele serve para impactar visitantes que tiveram contato com o seu site, mas não fecharam uma compra.

É bem provável que grande parte dos visitantes não esteja no momento de compra na primeira visita a seu e-commerce, principalmente em vendas grandes. Então, com o remarketing, você lembra ao consumidor que ele tem uma segunda chance para comprar o seu produto.

Uma das ferramentas de remarketing mais usadas é o Google Adwords. Para aproveitar este recurso, você precisa criar campanhas e banners e, depois, liberá-los por meio de pagamento.

5 – Invista em ações de E-mail Marketing

Se você já possui uma boa base de leads, as campanhas de e-mail marketing no e-commerce podem ser muito úteis. Assim, aproveite o período do Dia dos Pais e crie novas maneiras de atrair o público para o seu e-commerce.

dia dos pais no e-commerce

Você pode fazer envios apresentando seus produtos como ótimas opções para presentear, pode oferecer cupons de desconto ou dicas para aproveitar o domingo em família, por exemplo. Pode também trabalhar com fluxo de nutrição e segmentar os e-mails para cada perfil.

6 – Mensurar os resultados

Pense com a gente: de que adianta colocar todas essas técnicas em prática se não for possível analisar e verificar se houve algum avanço? Para não cair nesse problema, é preciso identificar quais são as métricas mais importantes para o seu e-commerce e acompanhá-las. Caso contrário, todas as suas campanhas podem virar um tiro no escuro e você vai acabar tomando decisões com base em achismos.

Uma ferramenta bastante usada para obter esses relatórios é o
Google Analytics. Com ele instalado em seu e-commerce, é possível criar diversos relatórios sobre as atividades em seu site, como a origem dos acessos, a velocidade de abertura das páginas, as páginas mais acessadas e de que regiões são feitos os acessos.

Existem várias métricas para serem analisadas. Tudo vai depender da sua estratégia de marketing. Mas alguns itens são básicos, veja:

  • Tráfego local: mensura o número de cliques em seu site, CTR (taxa de cliques médios) e posição média.
  • Envio de e-mail: mede a taxa de crescimento da lista de e-mail, a taxa de rejeição e a taxa de abertura.
  • Taxa de conversão: analisa os resultados alcançados com as campanhas e estratégias de marketing.
  • Tráfego: conta todos os visitantes do seu site.

Valor de vida do cliente (LTV): mede o valor de um cliente durante todo o seu relacionamento com a empresa (para aprender como calcular o LTV, clique neste link).

O seu e-commerce já está preparado para o Dia dos Pais?

É claro que uma loja virtual precisa estar sempre pronta para receber os visitantes. Porém, em datas comemorativas, como o Dia dos Pais, essa preparação ganha destaque, pois é um período que gera grande movimentação. Então, é preciso aproveitar esse impulso e preparar o seu site para tirar o máximo de vantagem possível.

A sua infraestrutura de hospedagem deve estar alinhada ao número de acessos do seu site, para que ele não fique lento ou fora do ar durante um momento de necessidade.

Lembre-se de criar estratégias de marketing para atração e conversão de clientes e não se esqueça de medir tudo que seja importante, para ter certeza de que seu esforços valeram a pena e, assim, adotar a mesma tática futuramente.

Se você quiser entender melhor toda essa questão de vendas, baixe gratuitamente o e-book Como Vender Mais em seu E-commerce, que fizemos especialmente para ajudar você a alavancar as vendas no mundo digital.



E, claro, junto com as ações para alavancar as vendas, é imprescindível que o seu e-commerce ofereça aos clientes uma forma de pagamento segura e transparente. Para isso, você pode contar com a Wirecard! Nossa solução cuida de toda a burocracia para receber pagamentos online. Assim, você ganha fôlego para se dedicar a alavancar continuamente seus resultados.

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