Como melhorar a estratégia de frete no seu e-commerce

Confira as dicas que reunimos para você focar nos elementos que são capazes de colocar a sua logística de frete na direção certa!

Tão importante quanto oferecer um bom meio de pagamento para seus clientes está entregar encomendas com um frete eficiente. Por isso, o envio de mercadorias é um fator tão importante na administração de um e-commerce.

Mas como encontrar o equilíbrio necessário para ter um bom custo-benefício para o seu negócio e ainda atender às expectativas do público? Com um planejamento assertivo e focado nos elementos certos isso é possível. Continue esta leitura e descubra como!

Valorize o impacto do frete na experiência de compra

Com a concorrência a cada dia mais acirrada no e-commerce, graças à adesão dos internautas pelas compras online, aumenta também o grau de exigência do público. Por isso, quem pensa que pode ficar descansado após convencer o cliente a fechar o pedido está completamente enganado!

O frete ocupa espaço de grande importância na experiência de compra. Afinal, quando o usuário efetua a compra, quer logo ter o produto em mãos. Além disso, a logística de frete é um processo complexo e que envolve vários estágios até ser concluído com sucesso. 

Você sabe que é preciso para garantir que suas entregas sempre sejam pontuais? Como evitar atrasos? O que fazer quando é necessário trocar algum produto? O item chegou em bom estado ou sofreu avarias?

 Todos esses elementos impactam diretamente na experiência do consumidor em seu negócio. E é sobre esses pontos a serem melhorados em sua estratégia que iremos falar agora!

Otimize sua logística e evite atrasos no envio

Diferentemente de uma loja física na qual o comprador passa no caixa e sai com o artigo comprado na hora, no e-commerce a expectativa é enorme. E não é para menos. O cliente navegou pelas páginas, encontrou o que desejava, pagou e pronto. Mas cadê o produto? 

Administrar o seu trabalho paralelamente à ansiedade do comprador pode ser uma tarefa implacável. Por este motivo requer um processo bem estruturado para que esta rotina seja bem-sucedida.

O primeiro passo é otimizar sua logística para evitar a perda de tempo, pois ela incidirá no prazo de entrega. Falando no fatídico, vai aqui a dica inicial deste tópico: contabilize o tempo que você leva para despachar a encomenda e adicione um ou dois dias extras à data de entrega informada ao cliente.

Inclua neste plano todas as ações necessárias para enviar a mercadoria: separação no estoque, emissão da nota fiscal (ou declaração de conteúdo), empacotamento e transporte até a unidade de postagem. 

Lembre-se também de verificar com frequência a quantidade das provisões para o transporte e garantia da integridade do objeto. Evite ser surpreendido na hora do envio com a falta de algum dos materiais essenciais para concluir o frete de um pedido.

Tenha uma política de trocas e devoluções clara

Ainda sobre a questão da experiência do cliente, não esqueça de estar bem preparado também para trocas ou devoluções. Afinal, toda a venda pela internet precisa obedecer ao direito de arrependimento, regulamentação que garante ao consumidor a desistência da compra em até sete dias após o recebimento do produto. 

Além disso, pode haver a necessidade de substituição do item, seja por apresentar algum defeito, ou a necessidade de eventuais trocas. O que é muito comum em e-commerces que comercializam roupas e calçados, por exemplo. 

É crucial para o sucesso do seu negócio demonstrar para o público que você está ciente e pronto para respeitar os direitos dele. Portanto, os vendedores devem estar aptos para operacionalizar este tipo de situação.

Então, desenvolva sua política própria de trocas e devoluções encaixando no planejamento a sua logística reversa. Este é o procedimento de retorno da encomenda que faz o caminho inverso. Ou seja, voltando do destinatário para a loja.

Se você quiser entender mais detalhes o assunto, leia também este artigo:

Logística reversa:o que é e como ter uma de qualidade

Busque condições mais favoráveis de frete

Como pode ser visto até agora, existem muitos elementos que empreendedores como você devem estar atentos. A competitividade do seu negócio é um deles e neste quesito, o frete também ocupa destaque. Sobretudo porque a entrega é um dos custos envolvidos na operação do seu e-commerce.

Dessa forma, vendedores online precisam estar constantemente em busca de condições mais competitivas para enviar suas mercadorias. E nessa hora, preço e prazos do serviço devem caber no seu bolso e agradar seu público.

A dica então é negociar a redução dos valores se você já possui contrato com alguma transportadora. Já ter um pacote acertado com uma empresa não é motivo para impedi-lo de tentar melhorar o que você possui.

O mesmo vale para quem não tem um contrato estabelecido, curar vantagens que impactem no custo-benefício de suas entregas é um direito seu. Então vá à luta para diminuir parte do seu investimento com o envio de encomendas quando perceber que isso é necessário. 

Diversifique suas opções de frete

Quer saber mais uma dica para ajudar a qualificar sua estratégia de frete? Então compreenda que sempre é interessante contar com alternativas de entregas. Esta é, inclusive, uma tática assertiva para reduzir a probabilidade de atrasos diante de algum impasse logístico.

Nos referimos aqui a situações fora do controle do lojista como interrupções nos transportes. Tenha em mente que o consumidor não quer saber que os Correios paralisaram as atividades ou os caminhoneiros entraram em greve. Isso é problema da loja que vendeu o produto que ele adquiriu. E de fato é. Mas como resolver isso?

Antecipe-se aos eventuais transtornos que possam acontecer minimizando possíveis problemas em seu planejamento. Ou seja, se você dispõe de apenas uma opção de frete, você estará à mercê dos acontecimentos. Entretanto, ao diversificar suas alternativas de envio e incluir outras opções de entrega, bastará selecionar um fornecedor de fora do impasse.

A sugestão é ter sempre uma carta na manga e, quando se fala em logística, a grande jogada é conhecer uma solução de frete. O próximo assunto que iremos tratar agora.

Conte com uma solução de frete em sua estratégia

Para quem ainda não conhece, uma solução e frete é uma plataforma online que disponibiliza uma série de serviços de logística. O principal deles é a cotação de entregas com várias transportadoras. Simultaneamente e com apenas poucos cliques. 

Nessa tecnologia, a partir dos dados de origem, destino e dimensões do pacote (altura, largura comprimento e peso) já é possível calcular envios. Nos resultados, você encontra preços e prazos de cada transportadora parceira da plataforma.

Assim fica muito mais fácil e prático diversificar as opções de frete e evitar transtornos logísticos que fujam do seu comando. Sem falar que você também pode acessar a condições de envio ainda melhores ao comparar diferentes ofertas de frete.

Coloque sua nova estratégia em prática hoje mesmo

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a compreender quais pontos investir para tornar sua estratégia de entregas mais assertiva. E sabe o que mais você pode fazer para ter um custo-benefício ainda maior? Conheça uma solução de frete completa para ajudá-lo a colocar em prática rapidamente todas essas dicas: o Melhor Envio.

Use essa tecnologia para cotar fretes com Correios e transportadoras privadas, livre de contratos individuais. Gere etiquetas de postagem com a alternativa de frete que melhor corresponder à sua expectativa e de seu público.

Visite o site e confira todas as ferramentas disponíveis para qualificar o frete do seu e-commerce!

Este conteúdo é um guest post e foi produzido por Andressa Barbosa, do Blog Melhor Envio.

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