O que esperar para o e-commerce em 2021? Confira as 5 principais tendências

Não sabe o que esperar do e-commerce em 2021? Então, confira em nosso novo artigo as cinco principais tendências desse mercado!

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Que 2020 foi um ano totalmente atípico, isso está claro. A pandemia do novo coronavírus mudou a forma como enxergamos o mundo, desde as relações pessoais até o modelo de compras. Tudo precisou ser adaptado e foi aí que o comércio eletrônico se sobressaiu, pois conseguiu suprir necessidades que nem sabíamos que tínhamos. Com isso, fica a pergunta entre os empresários do ramo: o que esperar para o e-commerce em 2021?

Em retrospectiva, 2020 marcou a consolidação das compras online, um pouco pelo que já vinha acontecendo nos últimos anos, muito pela emergência sanitária. Para ter uma ideia, segundo a 42ª edição do Webshoppers, o e-commerce cresceu 47%, o maior índice dos últimos 20 anos. Um dos motivos foi a entrada de 7,3 milhões de novos consumidores na rota das compras online. É isso mesmo: toda essa gente comprou pela primeira vez em lojas virtuais durante o ano.

Diante de um ano tão favorável, as previsões só podem ser as melhores para o e-commerce em 2021. No seu último relatório, o Fundo Monetário Internacional apontou que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro voltará a crescer no ano que vem, podendo avançar 2,8%. Apesar de baixo, esse número significa que a economia está dando sinais de melhora, o que impacta positivamente no comércio eletrônico.

Como houve uma mudança de hábitos e o consumidor passou a confiar e comprar mais pela internet, melhorando a economia e tendo mais dinheiro para gastar, a tendência é que ele continue usando essas facilidades e vantagens. Por isso é fundamental ficar de olho nas novidades do e-commerce para 2021 e preparar o seu negócio para atender os clientes da melhor forma possível.

As principais tendências do e-commerce para 2021

Como dissemos, as perspectivas do e-commerce para 2021 são as melhores. Porém, para que tudo dê realmente certo, é preciso que os comerciantes se preparem para atender e surpreender os clientes com as novidades que estão surgindo. Para ajudá-lo nesse processo de pesquisa e adequação, separamos aqui as principais tendências das vendas online para o ano que vem. Confira!

1 – Mobilidade

É imprescindível que donos de negócios online façam as adaptações necessárias para garantir que suas lojas estejam na palma das mãos de seus clientes. É isso mesmo. Para acompanhar o crescimento do mercado de e-commerce será preciso investir nas tecnologias mobile. Segundo o relatório Webshoppers, as compras por dispositivos móveis ultrapassaram as via desktop em novembro de 2019. 

Em 2019, o faturamento total via mobile foi de R$ 25,9 bilhões, aumento de 55% sobre o ano anterior, o que representou 41,8% do faturamento total (ganho de importância de 10.5 pontos percentuais em relação a 2018). Essa expansão foi promovida pelo aumento do volume de pedidos por celulares, que chegou a 68,5 milhões, 60% a mais do que em 2018.

E esses números só tendem a aumentar com a melhora tanto da tecnologia dos celulares quanto das redes de internet, especialmente com a chegada do 5G. Então, antecipe-se e deixe tudo pronto para receber os consumidores. Oferecer uma experiência realmente mobile ― e não apenas uma adaptação do desktop ― pode fazer toda a diferença para quem está comprando.

2 – Customização

Quando um tipo de negócio começa a dar certo é natural que haja uma migração para ele, o que faz a concorrência aumentar. No comércio eletrônico está acontecendo exatamente isso, por isso, uma das tendências para 2021 é apostar na customização, ou seja, oferecer ao consumidor a possibilidade de personalizar o produto que ele deseja adquirir.

Essa alternativa costuma trazer bons resultados às lojas online. Porém, é preciso ficar atento a alguns detalhes operacionais para que o tiro não saia pelo culatra e acabe comprometendo o sucesso do negócio. Um bom exemplo está no site da norte-americana Nike, que permite ao cliente personalizar praticamente todos os aspectos dos seus tênis Nike Airs.

É claro que, para e-commerces que apenas revendem produtos de outras marcas, oferecer algum tipo de customização fica mais complicado. No entanto, se você fabrica as mercadorias que vende na sua loja online, personalizar pode ser uma ótima alternativa de conquistar e fidelizar novos clientes.

3 – Pagamentos instantâneos

Com a entrada do Pix em funcionamento, em 16 de novembro de 2020, o Brasil se tornou o 55º país no mundo a aceitar pagamentos instantâneos (PI). Esse tipo de transação tem forte adesão na China, Índia e nos países da comunidade europeia. Por ser um método simples, acredita-se que o novo meio de pagamento tenha um grande impacto nas vendas do e-commerce.

Isso porque, como essa forma de pagamento não usa informações bancárias, pode diminuir a resistência das pessoas que ainda têm receio em fazer compras online por medo de fraudes. Isso significa que novos usuários, incluindo aqueles que não têm acesso a cartão de crédito, poderão começar a comprar no comércio eletrônico.

Para isso, consumidores e empresas devem se cadastrar nos bancos e criar as suas chaves, que podem ser o número de celular, o endereço de e-mail e/ou o CPF e o CNPJ. Seus dois grandes benefícios são que as transações ocorrem de maneira instantânea, 24 horas por dia, 7 dias por semana e não geram nenhuma cobrança de taxa.

4 – Prazos de entrega

O prazo de entrega é, hoje, um fator determinante na hora do fechamento das compras online. Então, quanto mais rápido o seu e-commerce puder entregar uma encomenda, maiores são as chances dele alcançar sucesso em uma venda. Nem todo mundo está disposto a esperar meses por um produto, nem que ele seja baratinho, não é mesmo?

O que vimos em 2020, com a migração de muitos negócios locais para o meio online como forma de sobreviver à pandemia, foi a disseminação do que podemos chamar de entregas expressas, que ocorrem no mesmo dia da compra ou, no máximo, em 24 horas. Essa prática foi muito bem vista pelos consumidores, porém, é um desafio que precisará ser bastante estudado pelos empresários do e-commerce em 2021.

Para negócios locais e regionais, a logística da entrega rápida é até benéfica, pois faz o estoque girar, agiliza o trabalho interno e abre espaço para novos pedidos todo dia. No entanto, para redes que vendem para o país inteiro, por exemplo, fica um pouco difícil estabelecer parâmetros para cumprir prazos tão estreitos.

Uma ideia é começar localmente: oferecer a opção de entrega expressa para regiões próximas do estoque da empresa. Quando a estratégia chamar a atenção e atrair novos clientes, o fluxo extra de dinheiro vai permitir que você expanda o benefício para novos mercados. Mas lembre-se que tudo isso exige planejamento e investimento, assim, sua marca pode sair mais fortalecida do processo.

5 – Re-commerce

De olho na sustentabilidade e na contenção do consumo, questões cada vez mais importantes para os consumidores, uma tendência que pode surgir com bastante força no e-commerce em 2021 é o re-commerce, que significa a revenda ou comércio de produtos de segunda mão online. Na prática, é algo que o Mercado Livre e a OLX já fazem.

Porém, a tendência é que outras plataformas de comércio eletrônico também comecem a investir na venda de itens usados para ganhar mais popularidade e aumentar as vendas. Não quer dizer que você precise desistir da sua loja de mercadorias novas somente para comercializar usados, não é isso. É possível trabalhar com os dois tipos de produtos.

Um site de câmeras fotográficas, por exemplo, pode estabelecer políticas de descontos para consumidores que derem seu equipamento antigo na compra de um novo. Esse item usado será revisado (e arrumado, caso necessário) e colocado para venda em uma sessão para produtos de segunda mão.

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Esperamos que a nossa lista de tendências para o e-commerce em 2021 possa ajudar você e seu e-commerce a terem ainda mais sucesso no próximo ano. E, claro, conte sempre com a Wirecard na hora de escolher a sua solução de pagamento. Aqui, você tem uma parceria estratégica que oferece todas as ferramentas que o seu negócio precisa para se destacar e fidelizar a clientela!

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