Como gerenciar um negócio home office

Um cenário que não se imaginava para um ano que começou cheio de expectativas, projetos e muito trabalho. Trabalhar em casa, no chamado home office, é a fórmula para continuar trabalhando nesse tempo de isolamento social.

Compartilhe

Um cenário que não se imaginava para um ano que começou efervescente, cheio de projetos e muito trabalho. Trabalhar em casa, no chamado home office, é a fórmula (e muitas vezes a única alternativa) para quem pode continuar trabalhando nesse tempo de isolamento social.

A grande vantagem dos dias de hoje, é que dispomos de ferramentas online e algumas com armazenamento em nuvem que nos permite trabalhar de qualquer lugar e acompanhar nossos negócios remotamente. Porém, o home office também apresenta alguns empecilhos, como a quebra da rotina, as distrações das atividades e a falta da equipe reunida. Por isso, sugerimos algumas dicas e ideias para manter sua produtividade e gerenciar seu negócio home office.

Gerenciando múltiplas tarefas

O deslocamento para o trabalho acaba tomando bastante tempo do trabalhador brasileiro, além do desgaste em que este passa até chegar ao trabalho, seja passando pelo transporte público ou enfrentando o trânsito nos horários de pico, porém é um ritual onde o trabalhador também marca a fronteira entre a vida pessoal e a profissional, por isso, para muitos, o home office é um grande desafio e para outros um benefício.

O profissional do nosso tempo precisa dispor de tecnologia para manter a produtividade em casa, e o sistema cloud computing ou armazenamento de dados em nuvem, é um grande facilitador. Ele pode ser acessado desde documentos de texto gratuitos como o Google Docs, até os sistemas de gestão como o Bling, que centraliza o gerenciamento do seu negócio através de uma plataforma online que pode ser acessada de qualquer lugar, e atualiza de forma sincronizada com outros usuários.

Vale lembrar que a flexibilidade do trabalho remoto é realidade em diversos países e o formato ajuda diretamente com a produtividade e o crescimento do negócio. Para empresas que querem começar a trabalhar remotamente, uma dica é apostar em apps e ter a tecnologia como aliada.

Dicas para trabalhar remotamente ou home office:

Estabeleça uma rotina de trabalho

Para quem está trabalhando home office devido a reclusão temporária, a primeira dica é estabelecer uma rotina profissional. É importante também separar um local para fazer seu “ambiente de trabalho”. Com isso, a produtividade também irá aumentar. Um espaço separado para o trabalho não precisa ser uma sala ou escritório. Mas precisa ser um local organizado, com os principais recursos que irá te ajudar no dia a dia.

Invista em ferramentas online

Para se adaptar com o trabalho remoto, o profissional deve investir em soluções que o auxilie em toda essa rotina produtiva, conectando-o com o mercado. Existem programas disponíveis gratuitamente quem permitem fazer conferências e apresentações em grupo (Zoom), assim como ferramentas do Google de compartilhamento de arquivos e documentos armazenados em nuvem (Google Drive). Outras ferramentas importantes são as gerenciamento de rotina e projetos (Trello ou Asana), que colaboram para manter a produtividade da equipe mesmo trabalhando em diferentes locais.

Se for empreendedor: sistema de gestão em nuvem

Com a utilização de um sistema de gestão em nuvem, como o Bling, o empreendedor pode fazer tudo de forma online. Por meio de um ERP em nuvem, é possível ter o controle total da gestão e controle financeiro do seu negócio de qualquer lugar.

Estabeleça regras para o seu trabalho

Ter um local próprio para o trabalho é importante. Escolha um canto onde possa deixar seu material organizado, se tiver uma mesa de trabalho perfeito, caso contrário, pode ser a mesa de jantar, mas precisa ser um local tranquilo.

  • Vista-se adequadamente: saia da cama e faça todos os rituais como se fosse trabalhar na empresa, tome banho, troque de roupa para poder produzir mais e melhor e também estar apresentável em caso de reunião videochamada;
  • Estipule um horário para começar, horários de pausa e horário para finalizar o expediente. Trabalhar em casa pode te fazer trabalhar muito mais horas caso você não otimizar o seu tempo;
  • Estabeleça metas do dia, lista de tarefas da semana, para entender o que foi e o que está sendo feito;
  • Caso tiver crianças em casa, divida as tarefas e o entretenimento delas com seu parceiro (a) e também reserve um tempo livre para estar com a família;
  • Na alimentação também estipule horários de pausa para refeições e lanches. Além disso, beba água com frequência e mantenha em dia sua rotina de sono. 
  • Também é importante movimentar-se, caminhe pela casa, cuide um pouco das plantas e faça alongamentos. Isso ajudará também na sua produtividade.

Como um sistema de gestão te ajuda a gerenciar todas as tarefas sem sair de casa?

O Bling é um ERP online para micro e pequenas empresas. Sua plataforma permite que empresários possam organizar a gestão do seu negócio com segurança, facilidade, agilidade e eficiência.

São diversas ferramentas que possibilitam o controle total sobre as vendas, finanças, estoque, produtos, clientes, pedidos, comissões de vendedores e muito mais. O sistema permite ainda a emissão de notas fiscais eletrônicas, a geração de boletos bancários e de cobranças e de propostas comerciais. Além disso, é integrado com SIGEP Web dos correios e com as maiores plataformas de e-commerce do país. Tudo isso em uma plataforma 100% online, que pode ser acessada de qualquer lugar. 

Faça um teste grátis por 30 dias e confira na prática os benefícios de utilizar um sistema de gestão ERP que trabalha em favor do seu negócio e possibilita um trabalho remoto sem perder a organização da empresa.

Compartilhe