Entenda como funciona o Google Ads para e-commerce

Aumentar as vendas é o desejo de todo lojista, mas em um setor tão concorrido isso só é possível quando a loja tem boa visibilidade! É por isso que o Google Ads para e-commerce é uma ótima opção. Saiba como funciona!

Quem tem uma loja online sabe bem que vender na internet representa estar visível para um público muito grande, mas, ao mesmo tempo, competir com uma diversidade enorme de outros negócios. Diante dessa concorrência, além de oferecer bons produtos e serviços, é fundamental investir para ganhar ainda mais visibilidade. E aí o Google Ads para e-commerce se torna uma ótima opção!

O que é o Google Adwords

O Google você já conhece: trata-se do buscador mais utilizado no mundo, permitindo pesquisas ágeis e eficientes com diversos recursos para que o usuário encontre tudo o que precisa na internet. E quando dizemos tudo, falamos sobre textos, imagens, vídeos e, é claro, produtos! Afinal, pesquisas sobre marcas, serviços e produtos já representam de 60% a 70% das buscas online.

E se os consumidores aproveitam essa plataforma para conhecer e-commerces e ter mais segurança na compra de mercadorias, essa também é uma ótima oportunidade para que as lojas online divulguem seus itens e seus benefícios e atraiam mais clientes. É justamente aí que entra o Google Ads, o gerenciador de anúncios do Google.

Vamos explicar: como você bem sabe, a concorrência na internet é gigantesca e ter a sua marca ou o seu produto nos primeiros resultados das buscas do Google de forma orgânica, isto é, sem criar um anúncio, é uma tarefa quase impossível. Por isso, para se destacar e colocar a sua loja em uma boa posição no ranqueamento, é preciso investir em mídia paga. Neste caso, no Google Ads.

Criando anúncios no Google, você fica muito mais perto de ser visto pelo seu público-alvo, pois eles destacam o seu negócio entre os resultados. A plataforma ainda tem diversas vantagens: possibilita a segmentação para que você crie anúncios para a sua persona, tem investimento e formatos flexíveis, facilita a mensuração de resultados, gera tráfego para o site e aumenta a visibilidade da sua marca.

De acordo com a pesquisa E-commerce Trends 2018, gerenciar anúncios em mídias pagas é a terceira principal função das equipes de marketing no comércio eletrônico, citada por 66,2% dos profissionais entrevistados. Além disso, os anúncios no Google são o segundo maior canal de aquisição de clientes, com 48,2% das respostas, atrás apenas das redes sociais.

As possibilidades do Google Ads para e-commerce

O Google Ads disponibiliza vários espaços para a publicação de anúncios, que podem ser produzidos em diversos formatos diferentes. Todas as opções são valiosas para uma estratégia de campanha para e-commerce, mas é importante conhecer as suas características para acertar na escolha ao criar cada anúncio. Por isso, vamos detalhar cada opção:

Rede de Pesquisa

A Rede de Pesquisa do Google consiste nos links patrocinados que ficam em destaque no início e no fim das páginas de resultados de busca. Essa é uma das opções mais utilizadas por empresas de vários segmentos, já que não é preciso divulgar um produto necessariamente, o que abre margem para a divulgação de sites em geral. 

Os links patrocinados são muito parecidos com os links orgânicos, diferenciando-se apenas por uma marcação em verde que indica que são anúncios. Veja como eles aparecem na busca:

Busca Google

Ao criar um anúncio, você deve segmentá-lo utilizando palavras-chave que tenham relação com os produtos que você oferece. Se você tem uma loja online de artigos para pets, o termo “ração para cachorro” é uma opção, por exemplo. Porém, como é uma palavra-chave genérica e que tem muita concorrência, vale apostar em termos mais específicos, como “ração para pitbull”, entre outros.

Dessa forma, quando a sua persona procurar por uma dessas palavras-chave no Google, o anúncio da sua loja pode ser um dos primeiros resultados, o que ajuda a atrair clientes e aumentar as vendas. Vale lembrar que esse posicionamento depende de alguns critérios do buscador, como a qualidade do anúncio e da página de destino e o valor que você escolheu pagar por cada clique.

Rede de Display

A Rede de Display é mais uma boa opção do Google Ads para e-commerce. Essa rede é formada pelo YouTube, pelo Gmail e por outros milhares de blogs, sites e aplicativos que exibem os anúncios feitos por meio da plataforma do Google. Nesse caso, a campanha para e-commerce deve ser produzida em forma de banner estático, gif, texto, vídeo, entre outros modelos. 

Display Google Ads

Veja um exemplo de anúncio da Rede de Display na home de um site:

A grande vantagem de fazer uma campanha para e-commerce na Rede de Display é que o anúncio aparece para o usuário sem que ele precise procurar por uma palavra-chave relacionada ao nicho em que você atua. No exemplo acima, o anúncio foi visualizado sem que a pessoa tenha procurado esse produto, bastou apenas uma visita a um site que faz parte da rede para gerar a visualização.

É possível utilizar a segmentação para tornar os resultados ainda melhores. Se você vende roupas para mulheres jovens, por exemplo, pode definir que o anúncio seja visualizado por pessoas desse gênero e dessa faixa etária. Outra opção é escolher que ele seja mostrado em sites com a mesma temática ou, ainda, estabelecer manualmente os sites em que o anúncio deve aparecer.

Google Shopping

O Google Shopping é outra alternativa do Google Ads para e-commerce muito eficaz. Aliás, a opção é praticamente feita sob medida para as lojas online, pois é possível divulgar todos os produtos do seu negócio individualmente, explorando todas as características deles e utilizando fotos para aproximar ainda mais os clientes e aumentar as vendas.

Os produtos aparecem do lado direito da página, como no exemplo abaixo, e podem ser visualizados também quando o usuário clica na aba Shopping do buscador:

Google Shopping

Ao criar uma campanha para e-commerce no Google Shopping, você também pode segmentar os anúncios por público-alvo e palavras-chave. No exemplo acima, ao buscar por “ração para pitbull”, o Google mostra justamente os itens que se relacionam com o termo, porém, com mais detalhes do que na Rede de Pesquisa, já que exibe fotos e preços de maneira direta.

Além da Rede de Pesquisa, da Rede de Display e do Google Shopping, o Google Ads também permite criar anúncios em vídeo no YouTube e em aplicativos. Com ele, você ainda pode criar campanhas de remarketing, fazendo seus anúncios aparecerem para quem já esteve no seu site, e produzir materiais para pessoas cadastradas em listas de e-mail.

Como usar o Google Ads para aumentar as vendas no e-commerce

Como vimos, não faltam ferramentas para usar o Google Ads para e-commerce. Porém, é necessário utilizá-las da maneira correta para conquistar bons resultados. O primeiro passo é saber quem é a sua persona, pois as características dela impactam na segmentação e na escolha das palavras-chave, que devem ser definidas levando em conta o perfil do seu negócio também.

Além disso, é preciso colocar os investimentos em Google Ads no orçamento para que os anúncios sejam feitos de forma constante e não apenas quando sobrar dinheiro em caixa. Assim, você garante visibilidade por mais tempo e com mais qualidade, fazendo com que os resultados sejam muito melhores do que quando se investe apenas uma vez ou outra.

Por fim, analise os resultados periodicamente. Confira a taxa de visualizações, cliques e conversões e verifique se a segmentação e as palavras-chave escolhidas estão tendo o retorno esperado. E não tenha medo de reestruturar a estratégia se isso for necessário. É melhor investir tempo na gestão dos anúncios do que dinheiro em uma ação que não traz resultados.

Gostou do artigo? Esperamos que essas informações tenham ajudado você a entender a importância do Google Ads para e-commerce. Se você ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário que a gente conversa! Estamos a postos para ajudar a sua loja online a aumentar as vendas!

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