Vantagens de integrar um ERP com meio de pagamento

Seja para vendas física ou online, optar pelo uso de um meio de pagamento é uma boa estratégia para organizar o financeiro de uma empresa. Com o uso destas soluções, fica mais fácil identificar os pagamentos recebidos, tornando o dia a dia do lojista mais prático.

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Seja para vendas física ou online, optar pelo uso de um meio de pagamento é uma boa estratégia para organizar o financeiro de uma empresa. Com o uso destas soluções, fica mais fácil identificar os pagamentos recebidos, tornando o dia a dia do lojista mais prático.

Com este conteúdo, você vai aprender o que é um meio de pagamento e como sua integração com um ERP pode ajudar na rotina da empresa, tornando-a otimizada. Boa leitura.

O que é um meio de pagamento?

Para entender o que é um meio de pagamento, é preciso visualizar dois cenários:

  1. Para o lojista, um meio de pagamento corresponde a forma que ele vai receber os valores das compras realizadas pelos clientes;
  2. Para o cliente, o meio de pagamento se refere a forma com que ele vai pagar as compras que fizer. 

Entre estes meios de pagamento, podemos destacar alguns mais utilizadas, como boleto bancário, cartão de crédito e cartão de débito. 

Para facilitar a troca de informações financeiras entre o lojista e o comprador, existem empresas que fornecem soluções de pagamento, trazendo mais facilidade nas transações. Estas soluções podem ser adquirente, subadquirente ou gateway de pagamento, e permitem a integração com um ERP, para que os processos sejam facilitados. 

Adquirente

São empresas que processam as transações realizadas com cartões de crédito e débito, seja no e-commerce ou em lojas físicas. 

Quando uma compra é realizada, o adquirente verifica com o banco se há saldo, para compras no débito, ou limite no crédito, para que a compra seja aprovada. As adquirentes cobram taxas para realização do processo, e para compras parceladas, as taxas costumam ser mais altas.

Estas empresas não oferecem serviços de gateway de pagamento, sistema que processa o pagamento e nem sistema antifraude para garantir a segurança das compras. 

Subadquirente

São empresas que realizam a intermediação dos pagamentos, responsáveis por recolher todos os dados dos clientes para enviar ao adquirente para que seja realizada a liquidação dos valores. 

O serviço oferecido por um subadquirente é mais completo, com gerenciamento antifraude e gateway de pagamento, sem necessidade de envolver um banco, o que diminui a burocracia e facilita o dia a dia do lojista. Com tudo em um só lugar, os custos de contratação podem ser menores. A Wirecard é um exemplo de solução subadquirente.

Gateway

O gateway é o responsável por realizar a troca de dados (número do cartão, nome do comprador e código de verificação) entre o lojista e o adquirente, de forma criptografada e segura. 

Vantagens de integrar o meio de pagamento com um ERP

Integrar as soluções de pagamento com um ERP traz algumas vantagens para a rotina dos lojistas. Vamos citar algumas delas:

Automatização dos processos

A automatização da rotina é um dos principais benefícios desta integração. Quando o ERP está conectado ao meio de pagamento, consegue realizar a conciliação dos pagamentos, para que não seja necessário acessar a conta bancária para confirmar os pagamentos realizados.

Dessa forma, o lojista também não precisa efetuar a baixa conta por conta. A conciliação identifica as contas a receber que foram pagas e as contas ficam atualizadas e organizadas no ERP.

Se tratando de um e-commerce, sempre que um pedido de venda é importado para o ERP, é criado um vínculo com o meio de pagamento escolhido pelo clientes, e conforme o pagamento for aprovado, o status da compra muda e o lojista pode seguir com o envio das mercadorias. 

Oferta de mais opções aos clientes

Quem compra online, sabe que um dos fatores decisivos para finalizar uma compra é que o site ofereça o meio de pagamento que deseja utilizar. 

O meio de pagamento integrado permite que o lojista ofereça múltiplas formas de pagamento para os clientes, evitando a perda de vendas.

Controle sobre as vendas

Controlar todos os pagamentos recebidos de forma manual pode ser uma rotina trabalhosa. Além de tomar tempo do lojista, há possibilidade de erros na hora de dar baixa nas conta a receber.

Sem a integração do meio de pagamento com um ERP, é preciso controlar as vendas em um local e os pagamentos em outro. Além disso, a integração permite a configuração das taxas, tarifas e prazos dos meios de pagamento, facilitando o controle do lojista.

Manter estas informações centralizadas facilita a geração de relatórios financeiros, para que a empresa saiba qual a situação que se encontra.

Evita erros

O controle financeiro é uma rotina importante para qualquer empresa. Evitar os erros causados pela má administração das contas é fundamental para a saúde financeira. Quanto mais automatizado este processo estiver, melhor serão as análises das finanças.

Reduzir a intervenção humana no controle dos recebimentos é uma das formas de evitar erros. A conciliação bancária, por exemplo, é feita de maneira simples dentro de um ERP, sem depender de uma pessoa para verificar os pagamentos no banco. 

Entre alguns possíveis erros que podem ser evitados com a integração, podemos destacar: 

  • erros de digitação
  • esquecimentos na hora de baixar as contas
  • receber o pagamento por uma conta e dar baixa em outra
  • furo de caixa, ao baixar as contas com o meio de pagamento errado

Importante ressaltar que, no e-commerce, é preciso mapear corretamente o meio de pagamento, tanto no ERP quanto na plataforma escolhida. Assim, os pagamentos serão identificados da forma correta.

Reduz tempo 

Sem a necessidade de conferir o pagamento de todas as contas a receber, o lojista tem mais tempo para se dedicar em outras tarefas, como administração de pessoal e das vendas. 

A automatização é uma grande aliada na performance das lojas virtuais, pois deixando este processo mais ágil, os pedidos são aprovados com mais rapidez e já podem seguir para a separação de produtos e envio das encomendas.

Conclusão

Utilizar um meio de pagamento facilita o dia a dia da rotina financeira de uma empresa. A identificação dos pagamentos se torna mais fácil, as contas ficam organizadas e sobra mais tempo para as demais atividades.

Escolha um solução para meio de pagamento e integre a um sistema como o Tiny ERP. Você vai poder centralizar as informações de pagamentos e facilitar a conciliação bancária, para que erros financeiros não sejam cometidos.

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