O que é marketing de afiliados e como ele pode ajudar seu e-commerce

O marketing de afiliados é uma estratégia vantajosa para quem quer aumentar sua visibilidade sem ampliar seus custos. Conheça essa prática e veja como utilizá-la no seu negócio!

Investir em marketing é essencial para as lojas online ganharem visibilidade, atraírem clientes e, por consequência, aumentarem as suas vendas. Nesse sentido, o que não falta são estratégias poderosas e eficientes para alcançar esses objetivos! Uma delas é o marketing de afiliados, prática que promove vários benefícios para os e-commerces e tem se tornado cada vez mais comum nesse segmento.

O que é marketing de afiliados

O marketing de afiliados é um modelo de publicidade em que as empresas que vendem produtos ou serviços contratam outras pessoas para divulgá-los. Essas pessoas são chamadas de afiliados e usam os seus canais próprios, como blogs e redes sociais, para promover essas ofertas. Em troca, recebem um tipo de comissão que, como veremos, pode ser administrada de diversas formas.

Para ficar mais fácil entender essa dinâmica, imagine o caso de um e-commerce que vende produtos de beleza. Para ajudar na divulgação dos lançamentos, ele conta com a ajuda dos afiliados, que, nesse caso, poderiam ser pessoas ligadas ao segmento e com seguidores interessados nesse nicho. Esses afiliados falam sobre os produtos em seus canais e estimulam seus visitantes a comprá-los.

Quando um visitante se interessa e é redirecionado ao site do e-commerce, um link personalizado é utilizado. Dessa forma, é possível saber quantas pessoas visitaram o site ou compraram os produtos a partir da divulgação feita por cada afiliado. É com base nesses dados que a loja online paga o valor da comissão aos membros do seu programa de afiliados.

Para os e-commerces, também chamados de produtores ou vendedores no marketing de afiliados, a estratégia é uma maneira de aumentar a divulgação dos produtos sem, necessariamente, ampliar os gastos com marketing. Além disso, o pagamento só é feito quando um potencial cliente interage com a marca, visualizando o anúncio, clicando nele ou, efetivamente, comprando o produto.

Outra vantagem desse modelo de publicidade é que os consumidores estão mais atentos e exigentes em relação aos anúncios. Isto é, eles sabem quando uma publicação é paga e já não confiam tanto nesse tipo de mídia quanto confiam, por exemplo, no depoimento de uma pessoa real, que conhece o produto e todos os seus benefícios.

Nesse sentido, contar com os afiliados é uma maneira de humanizar a publicidade, o que também é feito com os influenciadores digitais, por exemplo. Ao mostrar que pessoas reais utilizam os produtos e que eles oferecem resultados positivos, consumidores em potencial tendem a confiar na marca e em suas soluções e, consequentemente, a comprá-las.

Aliás, para os afiliados essa também é uma estratégia vantajosa. Primeiro, porque qualquer pessoa pode fazer parte de um programa como esse e não é necessário fazer um grande investimento para começar a atuar nessa área. Pessoas que querem ter uma fonte de renda extra, inclusive, tem uma boa oportunidade nesse modelo de negócio.

Além disso, não há nenhum custo relacionado ao produto em si. A única tarefa do afiliado é divulgar as mercadorias, sem qualquer responsabilidade sobre o envio ou atendimento, que são feitos pelas lojas online. O importante é que os afiliados tenham boa visibilidade e que escolham promover itens relacionados ao segmento no qual atuam, o que otimiza seus resultados.

Para isso, é possível utilizar canais como sites, blogs, redes sociais e até e-mail marketing. Em todo caso, é essencial analisar quais são as plataformas mais utilizadas pelos seus visitantes, o que ajuda a atrair cada vez mais clientes em potencial. Dessa forma, tanto o afiliado quanto o e-commerce que anuncia só têm a ganhar!

Tipos de divulgação no marketing de afiliados

Os tipos de divulgação são a forma pela qual os afiliados serão pagos nesse modelo de publicidade. O ideal é que cada e-commerce analise o seu perfil de negócio a fim de escolher a estratégia que pode trazer mais vantagens para a empresa, já que cada tipo tem características diferentes. Veja:

Custo por clique:

Nesse tipo de divulgação, o afiliado recebe por clique, isto é, ele ganha a comissão sempre que um visitante clica na publicidade que está disponível no seu canal e é direcionado ao site do e-commerce. Nessa estratégia, é fundamental investir em campanhas atraentes, que chamem a atenção dos clientes em potencial;

Custo por mil impressões:

Nesse formato, o e-commerce paga um valor fixo ao afiliado sempre que a peça publicitária no canal dele alcançar mil visualizações. Por essa característica, o custo por mil impressões é vantajoso para pessoas que têm muitos acessos em seus canais, pois o pagamento será feito independentemente dos cliques;

Custo por ação:

Nessa estratégia, não basta apenas que o usuário clique no anúncio. Ele precisa clicar e, em seguida, no site do e-commerce, fazer alguma ação dentro da página, que pode ser o cadastro, a compra, entre outras medidas. Aqui, mais importante do que a visibilidade do canal é a capacidade de o afiliado fazer com que o visitante se interesse pelo produto;

Custo por venda:

nesse modelo, o afiliado é pago quando um visitante do seu canal faz a compra do produto anunciado pelo e-commerce. Por isso, esse é um bom formato para lojas online menores, que não têm muitos recursos para investir. Dessa forma, as empresas só pagam quando o resultado que desejam, que é a venda, acontece.

Como vimos, os tipos de divulgação têm características diferentes e é preciso analisar cada um para escolher o mais vantajoso para cada e-commerce. Além disso, outra etapa importante é escolher uma plataforma em que os afiliados possam encontrar os seus produtos para divulgá-los e vice-versa. Hotmart, Eduzz e Afilio são exemplos de empresas que fazem esse serviço.

Como um meio de pagamento pode ajudar você nessa estratégia

O marketing de afiliados pode aumentar as suas vendas e dar mais visibilidade ao seu negócio, como acabamos de ver. Porém, é preciso ter total controle sobre essa operação, já que ela envolve outros agentes, os afiliados, que precisam ser pagos da forma correta, de acordo com o tipo de divulgação escolhida e com os resultados que eles proporcionam.

Nesse sentido, contar com um meio de pagamento eficiente é essencial. A Wirecard, por exemplo, tem uma solução que permite que você tenha total controle sobre seus recebimentos e pagamentos, o que oferece mais facilidade ao gerir as contas do seu e-commerce. Assim, você evita transtornos relacionados ao pagamento dos afiliados e tem todo o controle na palma da mão, sempre que precisar!

Acesse o nosso site, entenda como funciona a Wirecard e conheça o nosso meio de pagamento para saber como podemos ajudar o seu negócio! Se precisar, entre em contato com a nossa equipe! Nós estamos à disposição para conversar com você.

E se restou alguma sobre o marketing de afiliados, deixe seu comentário aqui embaixo! Você também pode compartilhar a sua opinião ou experiência com o assunto para ajudar outros gestores que estão pensando em desenvolver essa estratégia! Aproveite ainda para conferir os outros artigos do nosso blog e mergulhar no universo do e-commerce!

Quer receber mais dicas para seu e-commerce?

Inscreva-se na nossa newsletter e receba uma curadoria de conteúdos exclusiva semanalmente!