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Confira 4 dicas de marketing digital para a Black Friday para vender mais no e-commerce

Com o consumidor cada vez mais presente no e-commerce, confira neste artigo algumas dicas importantes para caprichar no marketing digital para a Black Friday e vender mais do que nunca!

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Já diz o ditado que, se a vida lhe der limões, você deve fazer deles uma bela limonada. E no comércio não é diferente: se a vida te der um ano difícil nas vendas, capriche no marketing digital para a Black Friday e venda como se não houvesse amanhã! Uma dica, aliás, que é particularmente bem-vinda para quem trabalha com e-commerce.

Afinal, com muitas lojas físicas fechadas ou com pouco movimento por conta da recente pandemia de Covid-19, muitas pessoas abraçaram as compras online de vez em 2020. Prova disso é que, de acordo com dados da 42ª edição do Webshoppers, o e-commerce brasileiro registrou um crescimento de 47% no primeiro semestre deste ano.

Isso significa que esse mercado acaba de passar pela sua maior alta em 20 anos e, para quem quer embarcar nessa onda, a hora é agora. É por isso que, neste artigo, vamos estudar algumas dicas valiosas para tirar o máximo proveito desse momento da economia e, assim, aumentar as vendas na Black Friday, garantindo um fechamento de ano com as contas no azul. Vem com a gente!

Entenda a importância da Black Friday para o e-commerce

Antes de mais nada, vale um alerta para os comerciantes que menosprezam a Black Friday no e-commerce: de acordo com a 41ª edição do Webshoppers, o faturamento da data vem em constante crescimento. Só no varejo online, os ganhos saltaram de R$ 0,87 bilhão em 2014 para R$ 3,2 bilhões em 2019, o que já faz dela uma das datas mais aguardadas pelo varejo.

E fique sabendo que, quando o assunto é ansiedade pela Black Friday, o consumidor pode até mesmo esperar mais do que o vendedor. Não é à toa que os gastos do brasileiro durante os dois dias de promoção chegam à R$ 1.126 per capita, um saldo maior do que o saldo médio estimado para o e-commerce durante o ano todo, que é de R$ 1.002.

Isso que ainda nem mencionamos o fator pandemia: há um consumo represado para o 2º semestre de 2020, esperando justamente as oportunidades pelas quais a data é conhecida. Em outras palavras, o momento de ser procurado, visto, encontrado e desejado pelo consumidor está aqui: é hora de investir em marketing digital e aumentar as vendas na Black Friday!

Conheça 4 dicas para garantir o sucesso no marketing digital para a Black Friday

Por tudo que vimos até aqui, podemos dizer que ventos estão soprando na direção dos bons negócios e, por isso, cresce entre as marcas, lojas e grandes varejos o desafio de convencer aqueles consumidores indecisos sobre comprar ou não. No e-commerce, a oportunidade é perfeita para explorar as redes sociais e as ferramentas digitais ao máximo e caprichar nas vendas. 

Então, para ajudá-lo a simplificar o seu trabalho, elencamos algumas formas bem criativas de fazer isso! Confira:

1 – Planeje seus anúncios com cuidado

Quando pensamos em uma campanha de marketing para e-commerce, é natural que o primeiro pensamento nos direcione para os anúncios pagos e impulsionados nas redes sociais e plataformas digitais. Divulgar seus produtos e serviços por intermédio dessas ferramentas costuma ser fácil, rápido e, relativamente, barato.

Nesse sentido, é muito comum que as marcas aproveitem a proximidade da Black Friday para explorar esses canais. Inclusive, esse é um dado que foi reforçado recentemente pela Socialbakers Brasil, que divulgou um estudo mostrando aumento de 26% nos investimentos em publicidade paga entre abril e junho de 2020!

Contudo, é preciso destacar que operar essas ferramentas e plataformas de anúncios pode ser uma tarefa complexa para aqueles e-commerces que não possuem uma agência ou uma estrutura de marketing para dar suporte.

Nesse caso, por exemplo, contar com o apoio de profissionais vai ajudar com o direcionamento de público, faixa etária, sexo, renda, localização e todos os outros detalhes fundamentais para fazer com que suas ofertas cheguem até o consumidor em potencial. Por isso, vale reservar um tempo para estudar esses anúncios, ver as plataformas mais eficientes para o seu produto e, assim, grantir que seu investimento dê resultados!

2 – Aposte em comunicação e atendimento online

Agora que você já planejou como pretende atrair o público, é a hora da fase dois: atendê-lo! Sabe aquele cliente que gosta de ligar e conversar com o vendedor ou com o dono da loja antes de comprar algum produto? Ou que gosta da compra “olho no olho”? Esse consumidor teve seus hábitos extremamente afetados durante a pandemia e, consequentemente, ficou ainda mais familiarizado com os meios digitais.

Em termos práticos, isso significa mais clientes pesquisando online, fazendo cotações no seu site e acionando você via WhatsApp ― para se ter uma ideia, uma pesquisa publicada pela Panorama Mobile Time em fevereiro de 2020 mostra que pelo menos 76% dos brasileiros preferem usar o WhatsApp para interagir com marcas.

Isso é ótimo, pois toda essa atualização no repertório do consumidor ajuda muito o lojista que quer vender online. Mas há uma contrapartida: você e sua loja precisam se manter constantemente atualizados, colocando ferramentas à disposição do público! Além disso, o espaço virtual precisa funcionar como uma grande vitrine do seu negócio, já que eles se tornaram ainda mais estratégicos para o sucesso das ações promocionais.

Por isso, divulgue ofertas, preços e condições com clareza, atenda os clientes com atenção e procure cultivar um bom relacionamento com eles em tempo real! Quem pode esperar envia e-mail: WhatsApp deve sempre ser sinônimo de agilidade!

3 – Explore a base de clientes

Investir no marketing digital para a Black Friday é, sim, uma forma de aumentar os lucros, mas não se trata apenas disso! Não esqueça que a data também é uma excelente oportunidade para alcançar novas pessoas e reatar o relacionamento com clientes antigos, aumentando o engajamento e a notoriedade da sua loja virtual.

Para o comércio eletrônico, uma boa estratégia é criar conteúdos personalizados e páginas especiais atreladas ao site, sempre com alguma ferramenta capaz de coletar e-mails e dados dos seus clientes em potencial, facilitando o relacionamento e ampliando o seu trabalho de divulgação.

E se você já possui uma boa base de dados, não esqueça de incluí-la nas suas estratégias: dispare e-mails criativos e chamativos com promoções, ofertas e informações transparentes sobre sua campanha de Black Friday. Tenha em mente que seus clientes precisam saber de todas as suas ações para o presente e o futuro.

Por isso, ofereça sempre clareza sobre datas e horários de início e fim do período promocional, porcentagem de descontos, formas de pagamento, novos produtos e prazos de entregas. Ah, pode explorar a sua base de e-mails, mas não esqueça de fazer isso com moderação: nada de spams e disparos para endereços aleatórios ― lembre-se que agora temos a LGPD!

4 – Divulgue e invista na variedade de meios de pagamento

Que atire a primeira pedra quem nunca desistiu de uma compra ao se deparar com uma fila imensa. Esse é um comportamento muito natural, especialmente se considerarmos que, cada vez mais, o consumidor busca praticidade. E para o e-commerce, as expectativas só aumentam: as transações online precisam ser rápidas e seguras.

Preencher longos formulários, não encontrar meios de pagamento suficientes, esperar a aprovação ou ter a compra online recusada podem ser situações ainda mais frustrante do que esperar na fila de uma loja física. No entanto, esses problemas podem ser facilmente resolvidos se o seu e-commerce contar com soluções de pagamento inteligentes, que oferecem análises de dados sofisticadas e aprovam transações em tempo real.

Por isso, se você quer tirar o máximo de proveito da Black Friday, investir em métodos de pagamento versáteis e eficientes é um passo indispensável, ainda mais se levarmos em conta o fato de que todo esse investimento pode ser facilmente transformado em marketing. Afinal, você pode aproveitar suas campanhas em redes sociais e e-mails para divulgar que sua loja virtual conta com opções de pagamento rápidas e seguras, aumentando ainda mais as chances de cativar o consumidor e garantir a satisfação dele!

Wirecard: a parceria ideal para ter sucesso na Black Friday

Respeitar o cliente e reservar tempo para montar um bom planejamento de marketing digital para a Black Friday são, basicamente, os pilares para garantir o sucesso do e-commerce durante o evento. Com isso e seguindo as nossas dicas, com certeza você vai conseguir fechar o seu novembro em grande estilo, com tudo o que é necessário para vencer os desafios desta data tão importante para o calendário comercial.

E na hora de somar tudo isso a uma poderosa solução de pagamentos, conte sempre com a Wirecard! Aqui, você conta com uma parceria estratégica que oferece todas as ferramentas que o seu e-commerce precisa para se destacar da concorrência e fidelizar a clientela! Além disso, nossa solução conta com sistema antifraude com análise automática e manual e com ferramentas de checkout transparente que vão fazer a diferença no seu faturamento. Acesse nosso site, conheça melhor os produtos da Wirecard e descubra como podemos transformar o seu e-commerce! Ah, e se você tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente! Nossa equipe está pronta para atendê-lo e responder todos os seus questionamentos.

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