Seja no Facebook, no Twitter, no Instagram ou em qualquer outra rede social, hoje é difícil encontrar quem não tenha ao menos um perfil na web, não é mesmo? E não estamos falando apenas de pessoas físicas, mas também de pessoas jurídicas! Essas redes estão aí para aproximar público e marcas, trazendo uma nova dinâmica de relacionamento entre empresas e consumidores. E se o que você está buscando é justamente mais proximidade com seus leads e clientes, não pode deixar de conferir as 5 dicas de marketing em redes sociais que preparamos. Acompanhe:

Encontre seu público

Para começar a fazer marketing em redes sociais, o primeiro passo consiste em saber por onde seu público anda. E por mais que, no Brasil, as plataformas de maior sucesso sejam o Facebook, o Twitter, o LinkedIn e o Instagram, nada impede que você também avalie sua presença em outras, como Pinterest, Reddit, Snapchat, Medium e assim por diante. Tudo depende do perfil de seus consumidores e como eles preferem manter contato com sua marca.

Assuma a linguagem do canal

Cada rede social tem suas particularidades, que devem ser respeitadas para que você aproveite ao máximo tais ferramentas. No Twitter, preze por informações pontuais, que levem até o site ou o blog da sua empresa. Já no Facebook você pode ser mais eclético, mesclando informação e entretenimento, com algumas pitadas de publicidade de vez em quando. No LinkedIn, porém, sua linguagem deve ser mais formal, visando criar uma rede de conexões profissionais. Vale fazer uma pesquisa antes, além de observar a interação de outras marcas com os usuários. Mas é com o tempo e a prática que você pega o jeito, fazendo a comunicação fluir naturalmente.

Diversifique o conteúdo

Respeitando as características de cada rede social, você não só pode como deve diversificar os conteúdos publicados para alcançar um número maior de pessoas. Pode ser que parte do seu público no Twitter não goste tanto de frases lançadas ao acaso, mas se prenda a conteúdos com imagens ou vídeos. O mesmo ocorre no Facebook e no LinkedIn. Lembrando que, como as imagens são chamarizes difíceis de serem ignorados, devem ser usadas sempre que possível. Basta pensar no sucesso do Instagram para ver como elas são poderosas para conectar marcas e pessoas!

Seja sociável e participativo

Mais do que ficar publicando posts automaticamente, para fazer um bom marketing em redes sociais você precisa participar. Dialogue com sua audiência, faça enquetes, lance perguntas e peça opiniões. O segredo está em criar oportunidades para que seu público interaja com a empresa e se sinta parte dela. Lançar um concurso para nomear um novo produto, por exemplo, pode ser uma boa forma de engajar a audiência, fazendo com que as pessoas se interessem mais em saber o que seu e-commerce faz.

Acompanhe sua evolução

É preciso entender que marketing em redes sociais é uma estratégia de médio a longo prazo, afinal, as pessoas não criam confiança na marca de um dia para o outro. Antes, observam e fazem algumas interações para, aos poucos, desenvolverem empatia. Para não deixar que nada escape a seu olhar e, assim, possa continuamente melhorar sua estratégia, fique de olho nas reações. Monitore o comportamento de seus seguidores, veja o que eles falam, quando falam, como falam, se compartilham seus posts, se comentam, se mencionam a marca. Estar atento a todas as movimentações dos usuários permitirá que você entenda melhor como chegar até eles, envolvendo-os com suas ações de marketing em redes sociais.

Como anda sua estratégia de marketing em redes sociais até o momento? Que outras ações você agregaria à nossa lista? Deixe seu comentário e participe da conversa!

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