Checkout transparente: entenda o que é e as vantagens dessa solução

O checkout transparente é a solução ideal para aumentar as vendas no e-commerce. Saiba como funciona e quais são as vantagens desse processo!

Quem empreende no e-commerce sabe que o abandono de carrinho é um grande desafio para esse segmento. Há muitos motivos que levam os consumidores a desistirem da compra na hora H e, entre os mais comuns, estão os problemas no checkout, ou seja, no processo de finalização da transação. A boa notícia é que você pode contar com uma alternativa para enfrentá-los: o checkout transparente.

Por que é importante ter atenção ao checkout

Antes de falar sobre o que é checkout transparente e explicar todos os benefícios dessa solução, vamos contextualizar por que ela é importante. Bom, conforme o estudo E-commerce Trends 2018, 70,1% dos consumidores elencaram problemas na finalização da compra como os principais motivos para abandonarem o carrinho no comércio eletrônico.

Entre os entrevistados, 29,9% informaram que se sentiram inseguros quanto ao pagamento. Já para outros 20,8%, o problema foi o checkout confuso. Por fim, para 19,4% deles, a exigência de criação de uma nova conta foi o que causou o abandono da compra. Como podemos perceber, todos esses motivos têm relação com um checkout pouco eficiente.

Agora, pense com a gente: se 97,3% das pessoas entrevistadas na pesquisa disseram já ter abandonado um carrinho no e-commerce e 70,1% delas elencaram problemas no checkout entre os motivos que levam a essa atitude, é urgente pensar em maneiras de tornar o processo de finalização mais eficaz. Afinal, de nada adianta ter bons preços e produtos se o cliente não concluir a transação.

O que é preciso fazer para ter um checkout eficiente

Talvez agora você esteja se perguntando o que, de fato, é um checkout eficiente. Podemos dizer que tudo começa pela segurança garantida e transmitida ao consumidor. Isso porque, segundo relatório do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas), apenas 20% dos entrevistados afirmam se sentir totalmente seguros para comprar online.

Ou seja, por mais que os investimentos em proteção para quem compra pela internet aumentem a cada ano, muitas pessoas ainda têm insegurança ao fazer compras no ambiente digital. Dessa forma, para aumentar as vendas no e-commerce, é fundamental não apenas garantir a segurança dos dados dos usuários, mas também transmitir essa sensação de segurança.

Para isso, ter uma página de pagamento com layout intuitivo e adequado, que dê visibilidade a todos os dados da compra do usuário, é um bom começo. Ainda sobre esse processo, o ideal é que o cliente nunca seja redirecionado a outras páginas durante o pagamento. Quando isso ocorre, ele pode se sentir inseguro, com a impressão de que algo está errado e, por consequência, cancelar a compra.

Opte, então, por um meio de pagamento online que faça toda a finalização de compra em uma mesma página, sem redirecionamentos e que, de preferência, seja personalizada com a marca do seu negócio. Com isso, os usuários se sentirão mais confiantes para finalizar a transação. Por fim, também é importante se atentar aos formulários a serem preenchidos pelos consumidores.

Quando uma loja virtual solicita muitos dados para finalizar uma transação, o cliente pode, mais uma vez, se sentir inseguro em relação à proteção das informações que registra no site. Além disso, entre as principais vantagens do e-commerce estão a praticidade e a rapidez ao comprar, outros motivos pra ninguém querer gastar muito tempo preenchendo formulários.

Como o checkout transparente pode ajudar

Como você sabe, para que as transações financeiras sejam realizadas no e-commerce é necessário contar com um meio de pagamento online, que pode ser um gateway ou um intermediador, como já vimos aqui no blog. A questão é que, no passado, quando as lojas virtuais começaram a atuar aqui no Brasil, essas ferramentas direcionavam o usuário para outra URL ao finalizar a compra.

Essa medida, como vimos no tópico anterior, pode fazer com que o cliente se sinta inseguro, ainda mais quando se trata de alguém sem experiência com as compras online. Por isso, em 2012, o Moip ― agora Wirecard ― criou o checkout transparente, uma solução que ajuda a aumentar as vendas no e-commerce promovendo facilidades na finalização das transações.

Com o checkout transparente, o meio de pagamento online continua sendo o responsável por todo o gerenciamento da transação. A diferença é que o consumidor não é mais direcionado a uma página externa. O domínio da URL permanece inalterado durante toda a finalização da compra, trazendo a tranquilidade que o usuário precisa para concluí-la.

Aliás, o checkout transparente da Wirecard, por exemplo, possibilita que você personalize o carrinho conforme as suas preferências. Assim, você pode transmitir ainda mais segurança ao cliente a partir de um layout intuitivo, com a cara da sua loja online, e da divulgação de todas as informações sobre a compra de forma simplificada.

Dessa maneira, o usuário nem mesmo percebe que é a Wirecard quem está processando a transação e você continua contando com um meio de pagamento online seguro e eficiente. Outra facilidade é que o consumidor não precisa fazer nenhum cadastro além daquele que é necessário para você e nem passa por páginas intermediárias para concluir a compra.

Inclusive, o checkout transparente da Wirecard conta com a solução Compra por 1 Clique, em que o cliente pode cadastrar os dados na primeira compra e utilizá-los nas próximas transações sem precisar preencher todas as informações novamente. Essa medida também facilita o checkout, pois torna o processo menos complexo e muito mais rápido.

Por todos os benefícios do checkout transparente, estima-se que as lojas online que usam essa ferramenta têm uma taxa de conversão até 30% maior do que aquelas que não a utilizam, já que o abandono de carrinho acaba sendo muito menor. E vale lembrar que toda a operação é segura, tanto para quem compra quanto para quem vende.

Conte com o checkout transparente da Wirecard

Agora que você conhece os benefícios do checkout transparente para aumentar as vendas no e-commerce, sabe que um meio de pagamento online é essencial para melhorar esse processo na sua loja virtual. E nada melhor do que contar com a empresa pioneira nessa solução! Na Wirecard, o checkout transparente vem acompanhado de muitas outras vantagens.

Alguns exemplos são o split de pagamento para marketplaces, a conciliação financeira, a maquininha de cartão para implementar a sua estratégia omnichannel e um sistema anti-fraude com análises automáticas e manuais. Tudo isso para que você não perca nenhuma venda e torne os resultados do seu negócio cada vez mais positivos!

Acesse o nosso site e saiba mais sobre as nossas soluções. E se você tiver alguma dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo. Nossa equipe está à disposição para ajudar!

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