O que é pesquisa por imagem e como ela pode ser útil para o e-commerce

A pesquisa por imagem é uma tendência que chegou para ficar. Saiba o que é isso e como essa novidade pode impactar no seu e-commerce!

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Que o uso da tecnologia transforma os hábitos dos consumidores online de forma constante não é nenhuma novidade para quem atua no e-commerce. Primeiro, os consumidores procuravam as lojas físicas. Em seguida, passaram a buscar os produtos que precisam na internet. Depois, começaram a fazer pesquisas a partir da voz e, agora, a pesquisa por imagem é a tendência da vez.

E é claro que, se os hábitos, comportamentos e preferências dos clientes mudam, cabe às lojas online se adaptarem a essas mudanças e oferecerem uma boa experiência aos seus compradores, seja qual for o canal escolhido por eles. É por isso que, atualmente, entender o impacto da pesquisa por imagem no e-commerce é tão importante.

Mas, afinal, o que é pesquisa por imagem?

Se uma imagem vale mais que mil palavras, a pesquisa por imagem evita que o consumidor precise usar palavras para encontrar aquilo que busca. E acredite, é isso que grande parte dos usuários quer. Pelo menos esse é o resultado de um estudo em que 74% das pessoas disseram que as pesquisas tradicionais em texto não são eficientes para ajudá-las a encontrar o produto correto na internet.

A pesquisa por imagem abre a possibilidade para que os usuários façam buscas a partir de imagens ou fotos tiradas pelas próprias câmeras. Imagine que você gostou do tênis que uma pessoa está usando no ônibus e quer saber qual é a marca e quanto custa para comprá-lo. Você pode perguntar para o passageiro ou, simplesmente, fazer uma foto do tênis e buscar o produto online.

Não é necessário pensar muito para ver como esse método pode ser muito mais eficiente do que a busca tradicional por texto. Afinal, quais seriam os resultados para “tênis preto e vermelho com uma listra vertical”, por exemplo? Provavelmente, não exatamente iguais aqueles que seriam encontrados com a pesquisa por foto e nem tão precisos.

É por isso que cada vez mais pessoas têm utilizado esse tipo de pesquisa para fazer suas buscas: além de mais rápidas, elas oferecem resultados mais próximos daquilo que os usuários esperam. E é aí que surge a oportunidade para que os e-commerces aproveitem essa nova tendência para ajustar as suas operações e aumentar as vendas.

Google Lens: mais uma prova de que a pesquisa por imagem é uma tendência

Outra prova de que a pesquisa por imagem da câmera é um método que veio para ficar e que já está impactando o e-commerce é que a gigante Google investiu em uma ferramenta exclusiva para isso: o Google Lens. Trata-se de um aplicativo em que os usuários podem fazer fotos ou usar uma imagem pronta de alguma coisa para encontrar mais informações sobre ela.

É possível tirar fotos de livros, cartazes de filme ou trechos de músicas para obter comentários e mais detalhes sobre as obras ou fazer pesquisa por imagem da câmera para encontrar endereço, horário de funcionamento e outros dados sobre um edifício. Além disso, com apenas um clique você pode fazer foto de uma planta ou animal e descobrir a raça ou espécie dele.

E é claro que a ferramenta também tem vantagens para o e-commerce. Com a foto de um produto, o usuário encontra o nome dele e as lojas online que têm o item disponível para compra. Com o código de barras isso também é possível, já que o Google Lens traz mais informações sobre o artigo e indica os e-commerces em que ele está sendo vendido.

Como a pesquisa por imagem pode beneficiar o e-commerce?

Quando as lojas online se adaptam à pesquisa por imagem, oferecendo uma boa experiência para os consumidores que optam por esse tipo de busca, elas têm resultados mais positivos. Prova disso é a pesquisa divulgada pela Slyce, empresa especializada em busca e reconhecimento visual, que mostra alguns números de e-commerces já preparados para essa tendência.

De acordo com o estudo, em uma loja de departamentos com mais de 30 milhões de visitas, usuários que utilizaram a pesquisa por foto viram 48% mais produtos e passaram 51% mais tempo no site. Em outra loja, dessa vez de vestuário, os visitantes que usaram a pesquisa por imagem consultaram 37% produtos a mais, iniciaram 68% mais visitas de retorno e tiverem valor médio de pedidos 11% maior.

Só aqui já podemos observar benefícios como o aumento de tráfego e permanência no site, de páginas visitadas, de retorno ao e-commerce e de ticket médio. Quem está acostumado a avaliar KPIs no e-commerce sabe o quanto esses resultados são positivos. Assim, a pesquisa por imagem é uma oportunidade de otimizar o desempenho de toda a loja.

Como implementar a pesquisa por foto no e-commerce

A pesquisa por imagem no e-commerce demanda cuidados parecidos com aqueles que você já têm em relação ao SEO na sua loja online, uma vez que é justamente ele o responsável por ranquear também as imagens nas buscas do Google. Por isso, essas dicas vão soar parecidas com as que você viu antes quando o assunto é SEO, mas são essenciais em se tratando das imagens.

É indispensável, por exemplo, nomear as imagens com palavras-chave que o consumidor pode ter interesse em buscar. Um tênis branco e preto com listras não deve ser nomeado apenas como tênis, mas como tênis branco e preto, tênis com listras ou tênis Adidas. É necessário que a palavra-chave traga detalhes sobre o tipo de produto do qual estamos falando.

Essas informações também devem constar na descrição do produto, outro ponto essencial para obter bons resultados tanto na pesquisa por imagem como de forma geral. Escreva um texto contando as características, detalhes e diferenciais da peça na linguagem do seu cliente para encantá-lo e ainda alcançar um bom ranqueamento no Google.

Por fim, não esqueça que as imagens precisam ter uma boa qualidade, afinal, os buscadores devem conseguir identificar as características e detalhes dos produtos para indicar os resultados parecidos com aquilo que o usuário está pesquisando. Cuide apenas para que as fotos não sejam muito pesadas e comprometam a navegação e a experiência do cliente.

Utilize a pesquisa por imagem e melhore o desempenho do seu e-commerce

Deu para perceber que a pesquisa por foto já é realidade, não é? E se os seus consumidores já estão utilizando esse método, você não pode perder tempo! Saia na frente da concorrência e prepare o seu e-commerce para essa tendência. Como vimos, lojas online que estão atentas a essa novidade estão obtendo resultados ainda melhores!

E como o assunto é otimizar o desempenho do seu e-commerce, aproveite para conferir o nosso webinar sobre gestão eficiente do catálogo de produtos com ERP. Com ele, você vai ter dicas para melhorar a administração das mercadorias no seu site, desde o cadastro até a formação de preço! Assista agora mesmo o webinar Gestão eficiente do catálogo de produtos com um ERP

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