Prateleira infinita: como ela pode beneficiar a sua empresa

A prateleira infinita é um método que traz o omnichannel para dentro da sua loja! Saiba o que é esse conceito e como ele pode beneficiar a sua marca!

Nós já falamos aqui no blog sobre como o omnichannel tem transformado a experiência dos clientes e exigido que as marcas adaptem suas operações a essa nova estratégia, que tem como principal foco a integração dos vários canais de uma mesma empresa. E nesse sentido, um conceito que tem se destacado é o de prateleira infinita.

O que é prateleira infinita

Se integração é palavra-chave em uma estratégia omnichannel, a prateleira infinita trata exatamente disso. Este método, também chamado de endless aisles, é utilizado para integrar os estoques da loja virtual e da loja física de uma mesma marca, agregando o controle de todos os produtos em um mesmo espaço, o que traz vários benefícios para a operação do negócio.

Para entender como isso funciona na prática, imagine que você tem uma loja física de calçados e um dos clientes está procurando por um sapato que não está mais disponível em estoque na numeração que ele precisa. Sem uma estratégia omnichannel, provavelmente o consumidor voltaria para casa frustrado ou iria a uma loja concorrente para comprar o produto. 

Já com a prateleira infinita, o estoque da loja física é ligado ao da loja online e o vendedor pode fazer uma consulta no estoque do e-commerce para conferir se o calçado está disponível. E se ele estiver, pode ajudar o cliente a fazer a compra online naquele mesmo momento, seja para que o produto vá até a casa do consumidor, seja para retirada na loja física.

O contrário também é possível: o consumidor pode fazer uma compra pela loja online e retirar o item na loja física, já que os estoques são integrados. Tudo isso traz muitas vantagens tanto para quem compra quanto para quem vende. Confira:

#1 Ampliação do mix de produtos:

Ao usar a estratégia de prateleira infinita, o lojista não precisa ter estoque de todas as mercadorias que comercializa na própria loja física. Ele pode armazená-las em outros espaços, como centros de distribuição ou galpões bem localizados e seguros. Com isso, ele pode ampliar a oferta de produtos e vender ainda mais sem perder espaço com armazenamento no próprio estabelecimento.

#2 Economia com frete:

Com esse método que garante a omnicanalidade, o consumidor pode optar por comprar os produtos online e retirá-los na loja física, o que é uma boa opção para ele e também para a própria empresa. Afinal, assim ela economiza com frete e outros custos logísticos, pois não precisa enviar a mercadoria para a casa do cliente.

#3 Aumento das vendas:

A partir do momento em que é possível comercializar o produto ao cliente mesmo que ele não esteja disponível naquele momento, a sua loja para de perder vendas pela indisponibilidade de estoque. É claro que alguns consumidores ainda vão querer o item de imediato, mas muitos vão esperar para retirá-lo na loja ou recebê-lo em casa, principalmente pela experiência diferenciada no atendimento.

#4 Melhora na satisfação do consumidor:

Já que falamos em experiência do consumidor, é importante destacar que a prateleira infinita é útil também nesse sentido, além das vantagens operacionais. Isso porque o cliente não ficará frustrado por não encontrar o item que deseja. Por outro lado, vai se sentir bem atendido já que a loja está lhe oferecendo outra maneira de adquirir o produto, o que demonstra comprometimento com ele.

#5 Tecnologia a serviço do cliente:

Além de toda a estrutura envolvida para integrar os estoques, que fica nos bastidores da operação, a prateleira infinita também deixa a tecnologia e a modernidade à mostra. Isso porque é comum que os comércios com essa estratégia contem com totens para que o consumidor acesse o e-commerce ali mesmo, na loja física, e conte com mais uma imensidão de produtos à sua disposição.

#6 Vendedores atuam como consultores:

Sem uma estratégia omnichannel, é comum que os vendedores não indiquem as compras na loja online da marca, principalmente para não perderem a comissão. Já com a omnicanalidade e os recursos da prateleira infinita, os profissionais atuam como consultores, ajudando os consumidores a comprar seja qual for o canal escolhido por eles.

Cuidados ao implementar a prateleira infinita

Existem vários cuidados importantes a serem tomados ao implementar a prateleira infinita. Um dos principais é com a plataforma de operação que você utiliza, que deve ser eficiente em integrar os estoques, dar entrada em novos produtos, registrar a saída daqueles que foram vendidos e mostrar onde cada mercadoria está localizada entre os vários locais de armazenamento.

Também é fundamental ter cuidado com a burocratização que esse método pode trazer para o dia a dia. Embora ele traga a oportunidade de ampliar o mix de produtos comercializados, é indispensável fazer uma boa gestão dos fornecedores, do catálogo de mercadorias e de tudo o que envolve essa operação.

Além disso, outro cuidado é em relação à equipe de vendas que, como já dissemos, deve atuar como uma espécie de consultora, ajudando os consumidores a comprarem por meio do canal que se sentirem mais à vontade. O importante, nesse caso, é completar a venda, independentemente do canal de origem da transação.

E já que falamos tanto em omnichannel, é primordial que essa integração não ocorra apenas no que diz respeito ao estoque da sua empresa, mas em todas as outras operações também. É nesse ponto que a Wirecard pode ajudar você com uma solução de pagamentos totalmente omnichannel, capaz de integrar os dados da sua maquininha de cartão com as informações do seu meio de pagamentos online. Acesse o nosso site para saber mais e conte com a gente para apoiar o seu negócio!

Então, o que você achou da prateleira infinita? A princípio, pode parecer que ela serve apenas para grandes lojas, mas ela é perfeita também para pequenas empresas. Aprofunde seu conhecimento sobre esse assunto e veja como utilizar esse método pode trazer benefícios para a sua marca!