Se você é um lojista virtual, com certeza já se pegou pensando em como aumentar a conversão de vendas do seu negócio. Pois saiba que aumentar a conversão é o desafio de qualquer e-commerce. E, nesse sentido, há várias práticas que podem ajudar seu negócio. Uma delas é a retentativa multiadquirente.

A retentativa multiadquirente é uma ferramenta que permite uma nova tentativa de cobrança quando algum erro em relação à adquirente do cartão impede a finalização da venda. Saiba mais sobre o que é e como ela pode ajudar a aumentar a conversão de vendas do seu e-commerce neste post!

Quer receber conteúdo personalizado para você? Escolha seus interesses

O desafio de aumentar a conversão de vendas

Apesar do cenário positivo para o e-commerce no país com previsão de faturamento de R$ 69 bilhões em 2018 —, fazer com que os visitantes se tornem compradores ainda é uma tarefa difícil para os lojistas, independentemente do segmento ou porte do negócio.

Prova disso é que, segundo a pesquisa E-commerce Radar 2017, publicada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a taxa de conversão de vendas média no Brasil é de 1,4%, o que significa que a cada 100 visitas, apenas 1,4 resulta em venda no e-commerce brasileiro.

A taxa pode variar de acordo com a localização e o segmento do e-commerce. Santa Catarina, por exemplo, é o estado com a maior taxa de conversão, com 1,7%, enquanto Pernambuco e Paraíba dividem a lanterna, com taxa de 0,7%. Já o setor de alimentos tem a melhor taxa de conversão, com 4,7%, enquanto a pior fica com o segmento de óticas e acessórios, com 0,9%.

Assim, fazer com que o visitante se torne um cliente é o objetivo de qualquer lojista virtual e, nesse sentido, há várias ações que podem ajudar a aumentar a taxa de conversão de vendas, como melhorar a segurança da plataforma, oferecer diversas formas de pagamento no e-commerce, boas condições de preço e entrega e contar com a retentativa multiadquirente, como veremos a seguir.

O que é retentativa multiadquirente

O nome parece difícil, mas a retentativa multiadquirente pode ajudar e muito a aumentar a sua conversão de vendas, então vamos explicar: as adquirentes são as empresas responsáveis por fazer a ponte entre a loja, as bandeiras de cartão e os bancos ou outras instituições financeiras emissoras dos cartões para que a venda a um cliente possa ser aprovada.

Na prática, funciona assim: o cliente escolhe os produtos, cadastra os dados do cartão e, então, finaliza a compra. A partir desse ponto, a adquirente entra em contato com as bandeiras que, por sua vez, verificam com o banco se há saldo ou limite disponível para que a transação seja aprovada. Se tudo estiver correto, a adquirente libera a compra.

O problema é que algumas falhas podem ocorrer durante este processo, impossibilitando a aprovação da compra. Alguns casos são, por exemplo:

  • inserção de dados errados sobre o cartão pelo cliente
  • demora na comunicação entre adquirente e banco ou bandeira (timeout)
  • indisponibilidade no sistema da adquirente.

Nesta situação, quando o lojista conta com o serviço de uma única adquirente, a falha pode persistir, fazendo com que seja impossível viabilizar a compra naquele momento, o que também traz o risco de o cliente desistir de concluir a compra mais tarde. E se aumentar a conversão de vendas é o objetivo de todo lojista, perder uma venda dessa forma não pode acontecer, não é mesmo?

Assim, a retentativa multiadquirente é uma maneira de realizar uma nova tentativa de cobrança a partir de outra adquirente, a fim de possibilitar a venda ao cliente caso a falha esteja acontecendo com a primeira adquirente e não tenha relação com a aprovação do banco, por exemplo.

Com esta possibilidade, a nova tentativa ocorre em segundos, sem que o cliente precise executar nenhuma ação e nem mesmo perceba que esse fluxo ocorreu. Entenda melhor como isso ocorre na prática com a imagem abaixo:

Retentativa multiadquirente: Loja online > Gateway > Adquirente 1 > Adquirente 2 > Gateway > Loja Online

como colocar retentativa multiadquirente em prática na sua loja?

É necessário que a loja virtual utilize um intermediador de pagamento, que é o sistema responsável por processar os pagamentos, fazendo a ponte entre loja e adquirente. É o intermediador o responsável por enviar o comando para fazer uma nova tentativa na segunda adquirente caso o contato com a primeira não tenha dado certo.

Além de oferecer o serviço da retentativa, é importante ressaltar que o intermediador também pode te garantir mais segurança à loja e ao consumidor. Quando a loja opta por uma adquirente, sem a contratação de um intermediador, as taxas pelo serviço costumam ser mais baixas, principalmente para vendas realizadas no débito ou crédito à vista.

O problema é que as adquirentes não oferecem serviços antifraude, e isso torna a loja mais vulnerável a fraudes e à possibilidade de chargeback. Assim, ou o e-commerce fica desprotegido ou o lojista acaba contratando serviços paralelos, que aumentam o custo da operação.

Por isso, ao definir qual intermediador de pagamento será utilizado, procure soluções que, além de oferecerem a possibilidade de retentativa multiadquirente, também possam garantir segurança às transações. Outra boa dica é estudar as tarifas das adquirentes e verificar qual é o melhor preço para cada operação.

Assim, o lojista pode escolher qual adquirente será “tentada” primeiro conforme as condições da compra, como a bandeira do cartão ou o número de parcelas definidas pelo cliente, por exemplo, garantindo as melhores taxas para cada venda.

Aumente a conversão de vendas em seu e-commerce!

Depois dessas explicações, a retentativa multiadquirente já não parece mais um termo tão difícil assim, certo? É uma ferramenta simples que pode ajudá-lo a aumentar a conversão de vendas e ter mais sucesso em seu e-commerce!

Falando nisso, para ter mais eficiência nesta tarefa, você também pode acessar o nosso e-book Como Vender Mais em seu E-commerce. Nele, reunimos boas práticas para alavancar as vendas na sua loja! Clique no botão abaixo e faça o download gratuito:

E-book: Como vender mais em seu E-commerce. Baixar agora!

E na sua loja, o que você já tem feito para aumentar a conversão e conquistar clientes? Conte pra gente aqui nos comentários!

Facebook Comments