Mais uma data especial está chegando e nós temos uma pergunta para você: o seu e-commerce está preparado para vender mais no Dia dos Namorados? Esta é uma data que apresenta crescimento nas vendas nos meios digitais, por isso, pode ser muito bem aproveitada pelo seu negócio.

Em 2017, de acordo com a Ebit, o faturamento referente ao Dia dos Namorados foi de R$ 1,71 bilhão, o que representou uma alta de 5,1% em relação a 2016. Ainda segundo a Ebit, o número de pedidos online cresceu 7,2% e o gasto médio foi de R$ 420,00.

Para ajudar a organizar a sua loja virtual para esta comemoração, preparamos dicas essenciais relacionadas a estoque, logística, promoção, diversidade de produtos e marketing. E, então, vamos aproveitar essa perspectiva de crescimento para alavancar as vendas do seu e-commerce na data mais romântica do ano?

Junte-se a milhares de empreendedores. Assine nossa newsletter!



#1 Controle o estoque e não perca a chance de vender mais no Dia dos Namorados:

Um dos principais motivos para o cancelamento de pedidos em lojas virtuais é o atraso nas entregas. Em muitos casos, isso acontece em decorrência de problemas com o estoque. E o que era ruim fica ainda pior se falarmos de datas especiais, como o Dia dos Namorados. Neste caso, a compra perde o sentido se a entrega não é realizada na data correta.

Para que seu e-commerce não sofra com este problema, em primeiro lugar é necessário conhecer bem seu ramo de atuação. Pesquisas de mercado, feiras de negócios e a própria vivência na área são indispensáveis para não embarcar em modismos ou promessas de ganhos fáceis.

A partir deste conhecimento, é possível decidir sobre o tipo de estoque que melhor se encaixa no seu negócio. De todo modo, é bom lembrar que, independentemente de qual você escolher, o controle deve ser feito diariamente, para que sejam identificados os produtos mais vendidos e aqueles que têm menos saída.

Existem dois principais modelos de controle de estoque estratégico: o tradicional e o dropshipping. No primeiro, o empreendedor vai lidar com solicitações e demandas maiores, por isso a necessidade de manter um estoque físico com grande capacidade de armazenamento. Para o Dia dos Namorados, seguindo este modelo, é interessante saber os produtos que vendem mais e reforçar o estoque, garantindo, assim, disponibilidade para a venda e para a entrega.

O dropshipping, por outro lado, consiste em não manter um estoque físico. Assim, a compra de produtos é feita conforme os pedidos vão aparecendo. Porém, apesar deste modelo funcionar para lojas virtuais, pode ser um risco em datas comemorativas. Qualquer erro entre o fornecedor e o e-commerce pode ocasionar o atraso na entrega e, como consequência, a insatisfação do cliente.

E falando em fornecedor, é bom lembrar que manter um bom relacionamento com ele é fundamental. Isso se torna possível por meio do contato constante e da construção de um relacionamento de confiança. Manter uma linha de comunicação direta com quem fornece os produtos a você pode ser um diferencial em épocas de muito movimento, como costuma ser o Dia dos Namorados.

#2 Use a logística como ferramenta de fidelização de clientes:

Vimos anteriormente que o prazo de entrega está diretamente ligado à satisfação e à fidelização dos clientes, características essenciais que devem ser buscadas por quem quer vender mais no Dia dos Namorados. Por isso que, além do estoque, é preciso também uma atenção especial com a logística. Afinal, ninguém quer correr o risco de entregar um pedido fora do prazo. E para que seu e-commerce não passe por isso, elencamos mais algumas dicas que contribuirão para que você consiga atender às expectativas de seus clientes:

  • Busque profissionais qualificados para a expedição: não adianta ter um estoque bem controlado e organizado se você não tem uma boa expedição. São comuns os relatos de produtos que foram danificados por conta de embalagens malfeitas ou por terem sido manuseados de forma incorreta. Por isso, é bom ter em mente que a qualificação destes profissionais não é perda de tempo e dinheiro, mas um investimento para que você não perca vendas ou receba reclamações;
  • Utilize as embalagens corretas: existem embalagens específicas para cada tipo de produto e não adianta tentar adaptar. Faça testes e opte por aquela que tiver o melhor custo-benefício. Lembre-se que a embalagem diz muito sobre seu e-commerce;
  • Dê opções de empresas de transporte de confiança: normalmente, é mais interessante buscar por transportadoras que já estão estabelecidas no mercado, tenham experiência em e-commerce e boa reputação em relação a prazos e cuidados com o produto. Além disso, é interessante dar aos clientes mais de uma opção de transportadora, informando seu valor e tempo de entrega;
  • Respeite os prazos de entrega: lembre-se de que é melhor informar um prazo de entrega mais longo do que correr o risco de atrasar;
  • Realize um pós-venda: faça pesquisas de satisfação para descobrir em quais pontos sua empresa pode melhorar. O diálogo com os clientes no pós-venda do e-commerce é sempre um diferencial para a fidelização.

Seguindo estas dicas, seu e-commerce terá mais estabilidade em momentos de vendas mais intensos, como são as datas comemorativas. Tendo os pedidos e as entregas controladas, você poderá partir para outras ações que também são importantes para o melhor desempenho de seu negócio.

#3 Utilize a criatividade para fazer promoções e encantar os consumidores:

É muito comum que o comércio em geral faça promoções em datas comemorativas. E no e-commerce não é diferente. Tratando-se do Dia dos Namorados, é interessante mostrar ao consumidor que existem alternativas aos presentes tradicionais, como flores, bombons e perfumes.

Mas é preciso criatividade para mostrar as vantagens de escapar das obviedades e fazer o cliente colocar novos produtos na sua lista de presentes românticos. Alguns exemplos podem ser os kits de cervejas especiais, os utensílios de cozinha gourmet ou os acessórios fitness.

Avalie seu catálogo e pense de que forma poderia organizar seus produtos em kits de dois ou três itens, com preços promocionais. Este tipo de customização sempre é bem-vista, pois passa a ideia de que foi pensada especialmente para aquela ocasião. Então, não custa nada trabalhar dessa forma em épocas especiais e, consequentemente, conseguir vender mais no Dia dos Namorados.

#4 Invista na diversidade de produtos e atenda a todos os gostos:

Ao falarmos em estoque, também podemos destacar a importância de contar com um mix de produtos mais variado, com diferentes opções. Nesse sentido, fugir do óbvio é essencial, como citamos no item anterior.

No entanto, é interessante manter um estoque maior dos produtos que poderíamos chamar de tradicionais para a data, como flores, perfumes e bombons. Uma maneira de medir tanto a diversidade quanto o volume é fazer uma pesquisa rápida no histórico de vendas dos últimos anos, se o seu e-commerce tiver, ou nas referências do próprio mercado, para saber as últimas tendências.

#5 Crie campanhas de marketing diferenciadas para as vendas Dia dos Namorados:

Para fazer uma campanha de marketing visando vender mais no Dia dos Namorados, pensamos em um conjunto de ações que podem dar visibilidade ao seu e-commerce e impulsionar suas vendas. São elas:

  • Mudar a foto de perfil de sua loja nas redes sociais: escolha alguma imagem que remeta ao amor e à paixão. Pode parecer uma ideia simples, mas isso mostrará que seu e-commerce está de olho na data e fará os consumidores se sentirem curiosos para ver o que sua loja tem a oferecer;
  • Distribuir brindes temáticos: se a sua empresa costuma oferecer brindes pelas redes sociais, ajuste-os para refletirem o Dia dos Namorados. Doces, chocolates e até mesmo produtos eróticos podem chamar a atenção. Uma proposta é enviar dois brindes, um para o cliente e outro para seu companheiro ou companheira;
  • Criar uma hashtag: é uma ótima maneira de promover uma campanha de marketing nas redes sociais, pois permite que você acompanhe quantas pessoas estão usando o mote da sua campanha, medindo, assim, o engajamento com a sua marca;
  • Fazer um concurso de vídeo: convide seus seguidores a enviarem vídeos, por exemplo, usando os produtos que você vende. Promova um concurso para eleger os melhores e dê brindes aos vencedores.

Caso você se interesse por marketing digital e queira ir mais afundo em estratégias de marketing digital para e-commerces, faça o download gratuito do nosso E-book clicando no banner abaixo:

ebook-marketing-digital-para-empreendedores-de-ecommerce

Tendo tudo isso bem planejado e organizado, vender mais no Dia dos Namorados está praticamente garantido, pois você consegue oferecer uma boa experiência aos clientes e, ainda, dar um fôlego extra ao seu negócio. E, para finalizar, temos uma última dica: invista em um meio de pagamento online seguro e eficiente.

No Wirecard, oferecemos uma solução para receber pagamentos online por meio de cartões de crédito, débito online e boleto registrado de forma simples e rápida, além de contar com o suporte da gestão de riscos e fraudes para cada transação.

Facebook Comments