Vendas omnichannel: uma boa solução para gerenciar lojas física e online

Veja como implementar uma estratégia de vendas omnichannel para gerenciar um negócio que já tem lojas física e online.

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O coronavírus chegou e, de um dia para o outro, você teve que fechar as portas da sua loja física. Para não parar de vez, resolveu investir nas vendas online, afinal, era melhor vender pouco do que nada. No entanto, as coisas deram bastante certo no mundo virtual, fazendo surgir uma dúvida: como manter os dois negócios de forma organizada após a crise? Uma boa solução é a estratégia de vendas omnichannel. 

Mas o que significa isso? Quer dizer que ao implementar esse método, os dois canais de venda da empresa passam a trabalhar de forma integrada. Atendimento, preço, políticas de compra e venda, entre outros aspectos ficam iguais em qualquer um deles. Ou seja, o cliente ou a cliente tem a mesma experiência independentemente do local que escolher para comprar, podendo optar pelo que melhor atender suas necessidades. 

Dessa forma, a pessoa dona do negócio consegue manter as lojas física e online abertas, ampliando sua clientela e seus ganhos. Porém, é importante saber como implementar essa estratégia da maneira correta para que tudo dê certo e a empresa continue evoluindo.

Como implementar as vendas omnichannel no seu negócio 

Bom, você já tem os seus canais de venda, que são as suas lojas física e online. Esse é um grande passo para começar a implementar as vendas omnichannel no seu negócio, pois você já sabe onde quer investir e também tem a experiência de que as duas lojas dão certo. No futuro, é possível pensar em expandir os canais, mas agora o objetivo é buscar a organização e a consolidação do que já existe. 

O primeiro passo é enxergar as duas lojas como uma única empresa e não como duas separadas. O ideal, inclusive, é concentrar tudo em um mesmo espaço. Digamos que você venda roupas e acessórios. Faça um estoque único, com apenas um controle de entrada e saída. Assim, quando um cliente solicitar, não é necessário verificar em dois lugares diferentes, o que agiliza o atendimento.   

Neste mesmo caminho, o próximo passo é unificar as formas de pagamento e os preços. O que significa isso? Quer dizer que tanto na loja física quanto na online os valores dos produtos e as formas de pagamento devem ser os mesmos. É claro que você pode cobrar frete para entregas e isentar para retirada na loja. Porém, essa ação é muito diferente de oferecer um parcelamento em 10 vezes sem juros pelas compras online e apenas 3 vezes pelas físicas, certo? 

Por esse motivo, é fundamental padronizar todas as políticas comerciais. Isto é, garantir que as condições de preço, formas e prazo de pagamento, entrega, troca e atendimento sejam as mesmas para quem comprar nas duas lojas da sua marca.  

Seguindo na estratégia de vendas omnichannel, é preciso olhar também para a questão do marketing. Com certeza, ao abrir a loja online, você deve ter conquistado clientes que não conheciam sua loja física. E a clientela antiga precisa saber que agora tem mais uma opção para adquirir seus produtos.  

Faça uma análise de todo esse público para entender quais são as melhores formas de chegar até eles. É importante saber quais são seus hábitos, necessidades e preferências para que você identifique quais mídias esse grupo costuma ter contato e, assim, ser mais eficiente na sua estratégia de divulgação. 

O último passo da implementação é fazer a gestão de maneira integrada. Porém, se você já unificou as políticas comerciais, o marketing, o estoque e entendeu que não se trata de duas empresas, mas da sua marca que está sendo vendida por diferentes canais, administrar tudo de forma conjunta não será difícil. A dica aqui é usar um software de gestão, como ERP, que pode facilitar ainda mais todos os processos.  

Conte com uma solução de pagamento omnichannel 

Para contribuir com a implementação de uma estratégia de vendas omnichannel, é interessante que você conte com uma solução que integre os pagamentos da sua loja física e online em um mesmo lugar. Ou seja, uma solução de pagamentos omnichannel, como a Wirecard, que oferece, em uma mesma plataforma, meios de pagamento online e offline. 

Com a Wirecard, você pode adquirir uma maquininha de cartão para a sua loja física, ter um sistema de pagamento com cartão e também gerar boletos para a sua loja online e, se precisar, pode usar ainda o link de pagamento. E tudo isso unificado, sem a necessidade de acessar vários sistemas ou preencher diversas planilhas.  

Não faltam motivos para você aproveitar essa oportunidade que surgiu e implementar agora mesmo uma estratégia de vendas omnichannel no seu negócio. Reforçamos nosso compromisso com os clientes e deixamos nosso time à disposição para ajudar você nesse momento. Confira a campanha “Conte com a Wirecard” e, como ela bem indica, conte com a gente!

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