Como preparar o site do e-commerce para vender mais na Black Friday

Preparar o site do e-commerce é uma tarefa essencial para quem quer vender mais na Black Friday. Confira as nossas dicas e saiba como fazer isso!

A data mais esperada do ano pelo e-commerce brasileiro está chegando e o que todo lojista deseja é aproveitar o momento para vender mais na Black Friday! E em meio a tantas tarefas que fazem parte da organização para esse período, preparar o site do e-commerce é uma das mais importantes. Afinal, se ele não estiver funcionando, nenhuma outra estratégia vai dar certo!

Mas você sabe o que observar e como garantir que esteja tudo certo na sua loja online para deixá-la pronta para a Black Friday 2019? Pensando em ajudar você nessa questão, nós fizemos este artigo com dicas e orientações relevantes sobre como preparar o site do e-commerce para essa data! Confira e comece já a se organizar para o dia 29 de novembro!

Por que é importante preparar o site do e-commerce para a Black Friday

Para entender a importância de preparar o site do e-commerce para a Black Friday, nada melhor do que um exemplo prático. Imagine que uma loja online anunciou promoções imperdíveis para a Black Friday nas suas redes sociais e em seus outros canais e atraiu um número muito maior de visitantes do que o habitual, o que deixou o lojista esperançoso. Até aí tudo certo, não é?

O problema é que o site do e-commerce não estava preparado para um fluxo tão grande de visitas, já que o seu limite de tráfego era muito menor do que o necessário para esse período. Com isso, o site caiu ao receber tantos usuários ao mesmo tempo e o que era pra ser a oportunidade perfeita para vender mais na Black Friday acabou prejudicando o faturamento e a imagem do negócio.

Esse é apenas um dos vários problemas que podem ocorrer quando o site não está preparado para uma data como essa ou mesmo quando o administrador esquece de conferir aspectos importantes, como o prazo de renovação do domínio e do servidor. Por isso, todo cuidado é pouco para evitar que a sua estratégia para vender mais na Black Friday vá por água abaixo por causa de erros no site.

Como preparar o site para vender mais na Black Friday

Agora que a importância de dar atenção ao site do e-commerce está mais do que clara, vamos falar sobre o que fazer para garantir que tudo funcione com eficiência durante a Black Friday 2019! 

#1 Confira o seu limite de tráfego:

Se você pretende vender mais na Black Friday, precisa estar preparado para receber mais usuários no site do e-commerce do que o habitual. E para isso, é indispensável conferir o limite de tráfego da sua plataforma, ou seja, quantos acessos ela é capaz de suportar ao mesmo tempo, sem que acabe ficando fora do ar.

Nesse sentido, verifique o tipo de hospedagem que você tem à disposição e analise a necessidade de aumentar o limite de tráfego, fazendo uma previsão de quantos consumidores você deve atrair na Black Friday 2019. Estima-se que às 23h59 da quinta-feira, o tráfego nos sites seja até 6 vezes maior do que em dias comuns.

#2 Verifique a necessidade de renovar o domínio e a hospedagem:

Nada pior do que descobrir que o seu plano de hospedagem expirou ou que o domínio do seu site está inválido justamente durante a Black Friday. Afinal, esse problema acabaria deixando a sua loja online fora do ar e, o pior, é que nem sempre o processo de renovação desses serviços é rápido, o que atrapalharia ainda mais a sua estratégia de vendas.

Por isso, verifique com os fornecedores do seu domínio e do pacote de hospedagem qual é o prazo de vencimento desses dois serviços. Assim, caso a data esteja prevista para a Black Friday, você pode se antecipar e evitar prejuízos com a queda do site. Caso não esteja, aproveite e coloque essa data na sua agenda a fim de evitar esses problemas também em outras épocas do ano.

#3 Tenha um suporte eficiente:

Erros no site do e-commerce podem ocorrer todos os dias e, na medida do possível, vão sendo controlados pelo administrador da loja. Porém, quando eles acontecem durante a Black Friday, fica mais difícil resolvê-los, já que a equipe tem muitas outras questões para solucionar e o próprio aumento no tráfego pode contribuir para que mais erros sejam notados.

Pensando nisso, é fundamental que os seus fornecedores ofereçam um bom suporte em momentos como esse e que você possa contar com a ajuda de mais pessoas para resolver contratempos. Habilitar mais acessos FTP (FIle Transfer Protocol), por exemplo, é uma forma de garantir que outros membros da equipe possam gerenciar o site e auxiliar na correção de problemas.

#4 Assegure a boa usabilidade do site:

Essa é uma dica que vale para todo o ano, não só para a Black Friday: a boa usabilidade é um atributo vital para um site de e-commerce, pois ela garante que o visitante possa encontrar de maneira fácil, rápida e intuitiva tudo o que procura na loja. Ou seja, garantir a boa usabilidade faz com que os usuários tenham uma experiência muito melhor no site.

Por isso, verifique questões como páginas que demoram muito para carregar, etapas confusas para a finalização da compra, excesso de espaços em branco ou com informações demais, entre outros fatores. Além disso, lembre-se de garantir que o site do e-commerce é responsivo, isto é, que permite uma navegação eficiente em qualquer dispositivo.

#5 Garanta um checkout rápido:

Os consumidores online priorizam a agilidade nas compras, ainda mais durante a Black Friday, em que é preciso rapidez para garantir as melhores ofertas. Nesse sentido, da mesma forma em que não é recomendado que haja muitas etapas para que eles encontrem o produto que desejam, o melhor é que o checkout seja ágil, sem excesso de etapas para a finalização da compra.

Para isso, é importante contar com um meio de pagamento que ofereça o checkout rápido e seguro, a fim de que o cliente possa concluir a sua compra sem ter que cadastrar muitos dados ou passar por várias páginas. A Wirecard pode ajudar você nesse sentido, já que além de disponibilizar o checkout transparente, também promove a compra com um clique.

Prepare o site do e-commerce e venda mais na Black Friday

Essas são as principais dicas para você que quer deixar o seu site preparado para vender mais na Black Friday! Além de segui-las, vale a pena fazer testes na sua loja online, percorrendo o caminho que os visitantes farão para comprar os seus produtos. Assim, você pode identificar algum erro e corrigi-lo ou mesmo aproveitar e fazer melhorias para deixar o site ainda melhor.

Nós esperamos que o artigo seja útil e estamos à disposição para ajudar você a fazer uma ótima Black Friday com a nossa solução de pagamento, que oferece ferramentas eficientes para garantir a praticidade e a segurança que você e os seus clientes precisam. Acesse o nosso site para conhecer tudo o que nós oferecemos para a sua loja online!

E se você ainda tem alguma dúvida sobre como preparar o site do e-commerce ou quer mais dicas sobre como vender mais na Black Friday, deixe seu comentário aqui embaixo para conversamos!

Quer receber mais dicas para seu e-commerce?

Inscreva-se na nossa newsletter e receba uma curadoria de conteúdos exclusiva semanalmente!