Como usar o boca a boca para vender nas redes sociais

Vender nas redes sociais é o primeiro passo de muitos negócios. Por isso, confira algumas dicas para se sair bem nessa tarefa e impulsionar a sua marca!

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Começar a vender nas redes sociais é o primeiro passo para muitos negócios. Afinal, trata-se de uma prática que, a princípio, não exige muito investimento e pode ser feita com facilidade, o que é importante para atrair os primeiros clientes e fazer a empresa crescer pouco a pouco.

Porém, engana-se quem pensa que vender nas redes sociais não exige cuidado. Apesar de ser um caminho que requer menos recursos, essa tarefa demanda muito esforço e cuidado para que a sua marca possa realmente chegar até os potenciais consumidores.

E é para ajudar você que está pensando em começar a vender por meio das redes sociais ou que já faz vendas nesses canais que nós produzimos este artigo. Nele, apresentamos dicas sobre os cuidados necessários para alavancar os resultados e ter sucesso nas vendas boca a boca. Acompanhe!

Saiba quem é o seu cliente ideal antes de vender nas redes sociais

Sempre que falamos sobre alguma estratégia de marketing ou de vendas aqui no blog, reforçamos a importância de saber quem é o público-alvo das suas ações, ou seja, quem é o cliente que você deseja conquistar. E em se tratando de vender nas redes sociais não é diferente: a primeira coisa a fazer é identificar quem é a sua persona, quer dizer, o consumidor ideal do seu negócio.

Se você já está vendendo, esse passo não deve ser difícil. Você sabe qual é o perfil das pessoas que têm comprado com você, isto é, características como idade, gênero, renda, escolaridade, entre outros aspectos. Caso você não esteja vendendo ainda, uma boa dica é consultar os perfis de alguns concorrentes nas redes sociais e avaliar quem são os clientes deles.

Saber quem é a sua persona é importante por vários motivos, desde a escolha dos produtos que você irá vender até a decisão sobre a melhor linguagem para utilizar. Se você tem um brechó voltado aos jovens, por exemplo, não vai oferecer roupas que eles não usariam e nem se comunicar de modo formal com uma audiência conhecida por ser mais descontraída, certo? É nesse sentido que conhecer o seu público-alvo é fundamental.

Promova seus produtos e serviços de forma eficiente nas redes sociais

Vender online, seja nas redes sociais, seja em um e-commerce ou marketplace, requer muita atenção em relação à maneira como os produtos e serviços são oferecidos ao cliente. Afinal, diferentemente do que ocorre nas lojas físicas, o consumidor interessado não pode experimentar as peças, o que pode deixá-lo inseguro sobre efetuar ou não a compra.

Isso quer dizer que você precisa expor os seus produtos na internet de maneira eficiente e atrativa, de forma que todas as características do item fiquem evidentes e o cliente se sinta confiante e mais seguro para comprá-lo. Para isso, fazer boas fotos da mercadoria é fundamental, já que assim os potenciais consumidores podem conferir todos os detalhes dela.

Além disso, aposte em uma boa descrição do artigo, incluindo medidas, funcionalidades, vantagens e outras características dele. Vídeos também são ótimos materiais para promover seus produtos ou serviços: invista em tutoriais, em apresentações do item, em unboxings e em outros tipos de vídeo que ajudem a engajar o seu público e a alavancar as vendas.

Produza conteúdo de qualidade para as redes sociais

Para vender nas redes sociais, é preciso muito mais do que apenas oferecer os produtos nesses canais, afinal, isso muita gente faz e os usuários têm várias marcas para escolher à sua disposição. Nesse sentido, é necessário mostrar por que as pessoas precisam da solução que você oferece, quais benefícios ela pode trazer e por que comprá-la.

Voltando ao exemplo do brechó, imagine que você tem um comércio como esse e está começando a vender pelas redes sociais. Seu negócio ainda é novo e as pessoas não o conhecem, então, como podem saber que você é confiável e oferece bons produtos? Uma maneira de conquistar essa credibilidade com o público é disponibilizar novas maneiras de interação com seus produtos, seja em um “provador online”, seja por meio de conteúdo relevante, que mostre que você é referência no assunto.

A criação de um blog é um exemplo de como isso pode ser feito. Nesse espaço, é possível produzir conteúdo que trate, por exemplo, de por que comprar em um brechó e por que isso é um diferencial atualmente. Além disso, você pode fazer posts e stories nas próprias redes sociais com conteúdo relevante para os seus potenciais clientes, basta usar a criatividade.

Para isso é importante levar em consideração o interesse do seu público, por exemplo se você possui um brechó, pode cirar stories com as peças que chegaram na semana e talvez, conseguir uma venda diretamente daí. Outra opção, para uma loja de informática, é fazer vídeos comparativos, para veicular no seu IGTV ou canal do youtube.

Gere engajamento e interação nas suas redes sociais

Quando se trata de vender boca a boca, não é só o seu argumento que importa. A opinião de quem já comprou com a sua marca e experimentou os seus produtos conta muito para que outras pessoas também se sintam confiantes e seguras para adquirir os itens que você comercializa. Dessa forma, incentivar a interação entre os consumidores e o seu negócio é sempre importante.

Para que isso ocorra, o primeiro passo é estimular que os clientes contem a experiência com as compras com a sua marca nos seus perfis nas redes sociais. Você pode fazer isso enviando um e-mail ou deixando uma mensagem junto ao produto quando entregá-lo. Isso incentiva os consumidores a comentarem a opinião deles sobre a experiência de compra que tiveram.

Também é fundamental que você responda os comentários e avaliações que os consumidores e outras pessoas fizerem nas suas redes sociais, sejam eles positivos, sejam negativos. Essa atitude mostra que você está sempre atento às opiniões, além de gerar mais interação e engajamento nesses canais.

Ofereça uma forma de pagamento segura e confiável para as redes sociais

Se você vende online, sabe que uma parte importante dessas transações é o pagamento. Aliás, essa operação ainda deixa inseguros muitos consumidores que têm medo de colocar seus dados na web e, por consequência, de comprar pela internet. Por isso, é indispensável contar com uma solução de pagamentos que seja segura tanto para quem vende quanto para quem compra.

E quando falamos do início de um negócio, burocracia é a última coisa de que precisamos, não é verdade? É pensando nisso que, para quem vende nas redes sociais, uma das alternativas mais práticas para receber o dinheiro pelas vendas é o Link de Pagamento, que além de seguro, é simples de usar para ambas as partes.

Com ele, você não precisa de maquininha de cartão, integração com meio de pagamento online e nem mesmo de um site próprio. A única coisa que precisa fazer é adquirir esse serviço com uma empresa que o ofereça, como a Wirecard. Depois, é só gerar os links para cada produto e enviá-los aos seus clientes para que façam o pagamento, tudo de forma rápida e segura. Assim, você finaliza suas vendas com chave de ouro!

E então, tudo pronto para vender nas redes sociais? Seguindo essas dicas, nós temos certeza de que você vai alavancar as vendas e impulsionar o seu negócio! E se precisar de ajuda nessa empreitada, conte com a Wirecard. Nós estamos à disposição para apoiar a sua empresa!

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