Black Friday Wirecard - Transforme oportunidades em resultados

Entenda os benefícios do vídeo de produto no e-commerce

O vídeo de produto no e-commerce é um recurso valioso para gerar mais confiança e aumentar as vendas online. Saiba mais sobre esse assunto e comece a produzir!

Compartilhe

Entenda os benefícios do vídeo de produto no e-commerce

Entre 2014 e 2018, o consumo de vídeos na internet cresceu 135%, segundo o Google. Esse tipo de material conquista cada vez mais a preferência do público e tem ocupado grande parte da rotina das pessoas. E se ele é tão importante para quem deseja relaxar, aprender ou se comunicar, acaba sendo um diferencial também para quem quer comprar, como mostra o vídeo de produto no e-commerce.

Esse conteúdo mostra todas as características, as funcionalidades e os benefícios das mercadorias disponíveis nas lojas online em forma de vídeo, aproveitando todas as vantagens e a popularidade crescente desse modelo para aumentar as vendas no comércio eletrônico. Acompanhe o nosso artigo e saiba mais sobre como usar o vídeo de produto no e-commerce!

Por que utilizar o vídeo de produto no e-commerce

De acordo com a Cisco, até 2022, 82% de todo o tráfego da internet será gerado pelos vídeos. Além disso, o YouTube tem mais de 1,8 bilhão de usuários ativos por mês e é o segundo site mais acessado do mundo, atrás apenas do Google que, aliás, também tem lançado ferramentas para aperfeiçoar os resultados de buscas sobre vídeos na web.

Ou seja, não há dúvidas de que o vídeo está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. E se considerarmos que grande parte dessas pessoas são compradores em potencial para o e-commerce, a produção de vídeos para esse segmento se transforma em uma oportunidade valiosa de aumentar a visibilidade dos produtos e as vendas online.

Segundo uma pesquisa do Google, por exemplo, mais de 90% dos usuários descobrem novas marcas e produtos no YouTube e mais da metade deles afirmam que os vídeos ajudaram a optar por uma marca ou um produto específico. Além disso, mais de 40% dos compradores disseram ter comprado mercadorias que descobriram por meio do YouTube.

E os dados positivos não param por aí: conforme um estudo realizado pela Video Brewery, 90% das pessoas afirmaram que ver um vídeo foi fundamental para que decidissem comprar uma mercadoria. Já outro levantamento, dessa vez do Media Button, mostrou que 85% dos usuários que assistem a um vídeo sobre um produto ficam mais inclinados a comprá-lo.

Os benefícios de usar o vídeo de produto no e-commerce

As estatísticas demonstram que usar vídeos no e-commerce é uma boa estratégia de marketing. Mas como, na prática, eles beneficiam as lojas online? Veja:

Evidenciam os detalhes do produto: uma das principais vantagens do vídeo de produto é que com ele é possível ressaltar as características de um item, seja mostrando como utilizá-lo, seja ao oferecer uma visão mais detalhada da estrutura dele. Com isso, a sua loja online tem mais uma ferramenta para promover mais informações aos visitantes.

Promovem mais credibilidade e confiança ao consumidor: ao assistir a um vídeo, o usuário tem mais detalhes sobre as características e os benefícios do produto que está pensando em adquirir, além de aprender como utilizá-lo, entre outras informações sobre a solução. Tudo isso pode deixá-lo mais confiante para adquirir a mercadoria, o que contribui para aumentar as vendas no e-commerce.

Ajudam a diminuir as trocas: como os vídeos bem produzidos proporcionam mais informações sobre o produto, é menos comum que o cliente fique insatisfeito ao recebê-lo em casa. Afinal, assistindo ao conteúdo, o consumidor é capaz de tirar dúvidas sobre o item e ter mais conhecimento sobre ele antes de comprá-lo, o que diminui as chances de se decepcionar com a mercadoria.

Aumentam o engajamento: além de usar os vídeos no site do e-commerce, é possível publicá-los em outros canais, como o blog e as redes sociais da marca. Com essa prática, é possível aumentar ainda mais o engajamento nesses canais, já que os vídeos ajudam a gerar mais visualizações e a promover uma interação maior com os clientes.

Esses são os principais benefícios de usar o vídeo de produto no e-commerce. Mas também é possível destacar as vantagens para o ranqueamento da marca nos buscadores, para o aumento da permanência dos usuários no site e para o crescimento da interação com os usuários, que contribuem, e muito, para a visibilidade do e-commerce.

Os principais tipos de vídeo de produto no e-commerce

Não resta dúvida de que criar vídeos no e-commerce é uma boa pedida. E para você começar com o pé direito, nós elencamos os principais tipos de vídeo de produto para você produzir na sua loja:

Vídeo de demonstração: esse tipo de conteúdo é um dos mais tradicionais, utilizado, geralmente, junto às fotos e à descrição do produto no site do e-commerce. Nele, a mercadoria é mostrada sem narração, apenas para que o visitante veja todos os detalhes dela. É possível utilizar modelos em caso de produtos usados no corpo, como roupas e relógios.

Vídeo de apresentação: nesse tipo de vídeo, uma pessoa apresenta o produto falando sobre todos os diferenciais, as funcionalidades e os benefícios dele. É importante que ela utilize a linguagem comumente usada pela persona da sua loja online. Esse conteúdo é uma ótima alternativa para publicar no blog e nas redes sociais da marca. 

Vídeo tutorial: aqui, também é necessário contar com uma pessoa narrando o vídeo, já que esse é o tipo de conteúdo que ensina os usuários a como utilizar o produto em si. Mais uma vez, é essencial que a linguagem seja a mesma usada pela persona, além de ser clara e acessível. Por ser, normalmente, mais longo, essa é uma boa opção também para o blog.

Vídeo de unboxing: esse é o tipo de vídeo que apresenta o produto sendo retirado da caixa, mostrando a experiência exata que o cliente terá ao comprá-lo e recebê-lo em casa. Ele é um diferencial porque mostra as primeiras impressões e o primeiro contato com a mercadoria. Melhor ainda se o unboxing for feito por algum influenciador reconhecido no segmento em que você atua.

Além desses vídeos, que podem ser produzidos por você ou pelos influencers, também é uma boa estratégia contar com vídeos de opinião dos consumidores que já compraram e usaram o produto. Isso traz ainda mais credibilidade para a mercadoria e para a sua loja online, aumentando as chances de novos clientes comprarem com você.

Agora que você já sabe tudo sobre como utilizar o vídeo de produto no e-commerce, que tal começar a produzir? Tire suas ideias do papel e aumente suas vendas com esse recurso! 

Compartilhe